segunda-feira, 16 de maio de 2011

LIÇÃO 6 - A Luta Contra a Profanação da Casa do Senhor



“Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal”. Ec 5.1

INTRODUÇÃO.
A casa de Deus é um lugar sagrado. Tem princípios e regras básicas para se observar, os quais, quando quebrados, desvirtuam a sua concepção e se transformam num lugar comum. Isto se chama profanação, mudança de destinação.

1. MISTURAR O SAGRADO COM O PROFANO
O Senhor está à procura dos verdadeiros adoradores que O adorem em espírito e em verdade, porque Ele é espírito e é santo (Jo 4.23-24).

2. A IRREVERÊNCIA INDICA FALTA DE TEMOR A DEUS
Precisamos oferecer a Deus cultos racionais antes de emocionais; compreensíveis, com sintonia e inteligência a respeito do que se está fazendo para Deus (Rm 12.1).

3. FAZER MAU USO DO LUGAR SANTO OU DAS COISAS SAGRADAS
É uma insensatez deixar celulares tocar alto ou atendê-los em cima do altar do Senhor; neste caso, estamos falando que a ligação é mais importante do que a adoração a Deus. Qualquer ação que tire o sentido original de casa de oração deve ser banido.

4. OS INCONVENIENTES NO TEMPLO SÃO UMA AFRONTA A DEUS
Os pastores são responsáveis por ensinarem e não deixarem acontecer qualquer ensino prejudicial na casa de Deus. É necessário saber quem prega nos púlpitos das nossas igrejas.

CONCLUSÃO.
Precisamos prestar atenção em tudo que mancha e desmerece a casa de Deus; recusar estas coisas é responsabilidade nossa. Quando permitimos adentrarem à casa do Senhor com trajes inconvenientes, quando deixamos de prestar o verdadeiro culto a Deus estamos, de certa forma, aceitando a profanação da casa do Senhor e ofendendo Sua santidade.


GLOSSÁRIO

Profano: Secular, não sagrado, não santo, que não é próprio da religião ou a macula.
Reverência: Temor e respeito às coisas sagradas; honra, veneração e adoração.
Profanação: Irreverência; violação, macular ou desonrar o sagrado.

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,

Revista Os Desafios da Igreja – Editora Betel - 2º Trimestre 2011 – Lição 06. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário