segunda-feira, 16 de maio de 2011

LIÇÃO 4 - A Luta Contra os Excessos e a Moda Extravagante



“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”. 1º. Co 6.12

INTRODUÇÃO.

Não estamos mais no tempo do “não pode” sem explicação bíblica. Ninguém aceita receber um “não” sem saber o “por quê”. As modas vêm afrontando principalmente nós cristãos, e os líderes e pastores precisam estar preparados para responder respaldados pela Bíblia e não pelas suas concepções ou pelo aprendizado recebido por tradição.

1. A MODA PODE SE TORNAR PREJUDICIAL.
Andar na moda é normal e não é pecado. O problema são as extravagâncias e os excessos. Todo crente deve ter senso do que é aceitável e do que é ridículo. A postura extremista para uso ou não de certos aparatos precisa ser revista até chegar ao equilíbrio cristão.
O cristão sempre foi visto como pessoa discreta, que tem comportamento exemplar e se veste como verdadeiro discípulo de Cristo. O genuíno filho de Deus evita exageros, vaidade excessiva e muitos acessórios incompatíveis com a simplicidade do Evangelho.

 2. A ÂNSIA POR ESTAR NA MODA TEM O SEU CUSTO.
Muitas pessoas pagam um alto preço financeiro se endividando e pagando juros extorsivos para seguir a moda, outros prejudicam a saúde e a vida espiritual.



3. A MODA EXTRAVAGANTE LEVA A PESSOA A FICAR VULGAR.                       
A moda não deve ser extravagante, mas moderada e dentro dos limites impostos pela Bíblia. Não queremos entrar no âmbito de usos e costumes de cada igreja, pois os seus pastores são os responsáveis, mas traçar um perfil do crente lavado e redimido no sangue do Cordeiro, que precisa dar testemunho de um Evangelho que muda as pessoas e não as expõe. 


 4. A LUTA CONTRA AS MODAS QUE DEIXAM MARCAS.
As consequências da vaidade excessiva são desastrosas quando não se toma os devidos cuidados. As lipoaspirações, uso de silicones e cirurgias plásticas, principalmente sem acompanhamento de profissionais competentes e escolha de clínicas especializadas e oficializadas, podem levar as pessoas a correrem risco de morte, como provam as notícias divulgadas pela mídia.



CONCLUSÃO.
Muitos não sabem separar os momentos e lugares onde a moda é adequada. Alguns acessórios da moda não devem ser usados em determinados eventos; outros devem ser evitados em todos os lugares, principalmente nos ambientes de adoração a Deus, onde é necessário priorizar a simplicidade, a decência e a humildade.






GLOSSÁRIO
Moda: Uso, hábito ou estilo passageiro, variável no tempo, que regula a forma de vestir, calçar, pentear, usar ornamentos e enfeites.
Excesso: Aquilo que ultrapassa o normal, o permitido, o legal.
Extravagante: Que anda fora do seu lugar certo; que se afasta do habitual, do comum; esbanjador.

Fontes:

Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista Os Desafios da Igreja – Editora Betel - 2º Trimestre 2011 – Lição 04.

Nenhum comentário:

Postar um comentário