terça-feira, 30 de outubro de 2012

LIÇÃO 01 – As Origens do Apóstolo Paulo


TEXTO ÁUREO

“Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo”.  Fp 3.7

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Entender o valor representativo das origens de Paulo em sua visão religiosa judaica;
Mostrar como as raízes de Paulo colaboraram positivamente após sua conversão e através de sua pregação;
Reconhecer que Deus se utiliza tanto de nossas origens quanto do que somos para realização da sua obra.

INTRODUÇÃO
Para compreender as origens de Paulo - aquele que se tornou o Apóstolo dos Gentios, o primeiro bandeirante do Evangelho ao lado de Barnabé – exige-se esforço e horas a fio, de leitura e investigação. Ao longo deste trimestre, buscaremos ler e entender sobre ele cujo labor missionário, obra social e trabalho doutrinário fizeram repercutir, através dos séculos, resultados incontestáveis acerca da fé cristã.

1. SEUS DADOS PESSOAIS
Estudaremos, a seguir, as origens daquele que, após Jesus, tornou-se a figura de maior expressão do Novo Testamento. Muitos são os detalhes com respeito à pessoa de Paulo, seu nome, onde nasceu e a grandeza da sua cidade natal. São informações importantes para entender um pouco mais sobre a história desse homem tão brilhante em sua época. Ele continua contribuindo enormemente para com a fé cristã através de sua vida, cartas e teologia.

2. ORIGEM FAMILIAR
A história não nos fornece informações precisas com respeito à família de Paulo, nem se realmente foi casado ou não, mesmo sendo ele capaz de discorrer com maestria sobre relação conjugal. Todavia podemos facilmente compreender o valor que Paulo dava à família. As instruções precisas e os conselhos sábios contidos na sua correspondência às igrejas.

3. CULTURA E PERSONALIDADE
Sabemos que Paulo estava bem posicionado em sua época, até porque isso lhe garantiria livre trânsito por todo Império Romano. Se Paulo vivesse em nossos dias, com certeza procuraria estar na dianteira, não por uma questão de ostentação, mas pelo rápido deslocamento, livre acesso a todos os lugares possíveis até por uma questão de segurança em tempos de perseguição. Que bom seria ver os obreiros de nossas igrejas buscando tal melhora e aperfeiçoamento.

CONCLUSÃO
Qualquer um que olhasse para o jovem Paulo de Tarso veria nele um fanático, perseguidor soberbo. Mas Deus que vê além do óbvio, do natural, do presente, das origens e das intenções do coração, olhou e viu, naquele moço, um poderoso aliado; viu nele um vaso útil para depositar os tesouros do Reino e utilizou-se de tudo quanto Paulo tinha para o futuro engrandecimento da Sua obra aqui na terra. Maravilhosa visão de Deus que deu, a sua Igreja, tal homem como presente.


Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: APÓSTOLO PAULO – Editora Betel - 4º Trimestre 2012 – Lição 01.

Nenhum comentário:

Postar um comentário