quinta-feira, 19 de maio de 2011

LIÇÃO 8 - A Luta Contra as Heresias e os Falsos Mestre



“Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo”. Cl 2.8

INTRODUÇÃO.
Muitos falsos mestres têm surgido no meio cristão trazendo heresias perniciosas ao entendimento da Palavra de Deus. Eles têm levado os incautos, neófitos e crentes que não leem a Bíblia a receberem todo tipo de ensino como verdadeiro. Os falsos mestres são aqueles que mudam as doutrinas de Deus e as utilizam em benefício próprio.

1. FORÇANDO A INTERPRETAÇÃO BÍBLICA
Os falsos mestres introduzem heresias perniciosas para enganarem os incautos e, de acordo com suas conveniências, modificam versículos bíblicos para tirar proveito material e financeiro, explorando o povo simples.

2. USANDO O RELATIVISMO
Cuidado com o relativismo, ele é sorrateiro! A Palavra de Deus declara valores e conceitos absolutos e verdades imutáveis e inegociáveis. O que é pecado sempre será pecado, não tem mudança, pois a verdade divina não cai da moda.

3. MANIPULANDO O AUDITÓRIO
Os manipuladores de auditórios sabem trabalhar as emoções das pessoas, fazem-nas fantoches e marionetes e conseguem que elas respondam a todos os seus estímulos.

4. DEFENDENDO TESES TEOLÓGICAS ABSURDAS
Cristo já nos libertou com as verdades bíblicas absolutas. Não podemos continuar vivendo debaixo de ensinos distorcidos ou de acordo com as conveniências humanas.

CONCLUSÃO
Não se iluda! Os falsos mestres estão em todos os lugares, precisamos identificá-los e não aceitá-los no nosso meio. Por outro lado, todos os que os aceitarem e não refutarem seus ensinos perniciosos, estarão impedidos de alcançarem o descanso eterno preparado para os filhos de Deus (2Pe 2.20-22).


GLOSSÁRIO
Heresia: Ensino contrário à Palavra de Deus; doutrina falsa.
Incauto: Ingênuo, sem malícia, inocente.
Relativismo: Filosofia que afirma que o bem e o mal depende do tempo, lugar e pessoa.


Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista Os Desafios da Igreja – Editora Betel - 2º Trimestre 2011 – Lição 08. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário