segunda-feira, 16 de maio de 2011

LIÇÃO 3 - A Luta Contra a Inversão de Valores



“Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce por amargo!”. Is 5.20

INTRODUÇÃO.
Inverter os valores está cada dia mais ganhando proporções gigantescas e colocando em risco as verdades bíblicas. A iniqüidade está aumentando e o homem se corrompendo. O ser humano busca satisfação plena na terra e usa o Evangelho como meio de vida e fonte de lucros e vantagens.


1. O ETERNO SENDO SUBSTITUÍDO PELO PASSAGEIRO.
O imediatismo está tomando conta até dos crentes que antes pensavam mais na vida eterna. O aqui e o agora estão enchendo os olhos das pessoas. Porém, deste mundo não se leva nada (1Tm 6.3-10,17-19). 



2. O QUE FOI RECEBIDO DE GRAÇA SENDO VENDIDO.
É um absurdo, mas as coisas de Deus estão sendo vendidas, negociadas sem nenhum temor. Muitos estão vendendo até indulgências.


3. O VALOR EXTERIOR ACIMA DO VALOR INTERIOR.
Deus não Se deixa enganar nem aceita o homem pela sua aparência (Gl 2.6). Deus não fica impressionado com a fachada e sim com a beleza interior, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que é precioso diante de Deus (1Pe 3.4).


4. OS VALORES ÉTICOS E MORAIS SENDO DESPREZADOS.
A degradação do ser humano passa da insensibilidade de não verificar mais a ética e a moral das pessoas e olhar apenas os seus talentos e carismas sem nenhum caráter cristão, até a mudança do modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza (Rm 1.26-27).


CONCLUSÃO.
No mundo atual, a maioria dos cristãos abraça a pós-modernidade com suas concepções iníquas, ficando, dessa forma, insensíveis diante das coisas divinas e agindo na contramão bíblica. A inversão de valores espirituais está se tornando uma doença crônica no meio evangélico, principalmente por uma corrente teológica de uma ala dos neo-pentecostais. 


GLOSSÁRIO
Valores: Padrão de comportamento digno; princípios de uma sociedade disciplinada.    
Inversão de valores: Negação ou substituição de verdades absolutas da Palavra de Deus; mudar a essência pelo secundário.
Indulgência:
Remissão de penas, perdão, misericórdia.

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista Os Desafios da Igreja – Editora Betel - 2º Trimestre 2011 – Lição 03. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário