terça-feira, 24 de maio de 2011

LIÇÃO 9 - A Luta Contra as Inovações e os Modismos na Igreja



“Todas estas coisas estão fadadas ao desaparecimento pelo uso, porque são baseadas em preceitos e ensinamentos dos homens”. Cl 2.22

INTRODUÇÃO.

O mundo vive a pós-modernidade impondo inovações a cada momento. Os modismos estão tomando conta das igrejas e mudando as suas tradições e afrouxando as doutrinas. Os cultos vêm perdendo a operação do Espírito Santo e muitos procuram fórmulas mágicas para sacudir o povo e encher as igrejas mediante a força dos espetáculos.

1. OS MODISMOS VÊM E PASSAM
Modismo quer dizer coisas do momento e por imitação. A moda precisa sempre trazer novidades para atender à demanda dos que vivem de aparência, esperteza e conveniência. 

2. AS SUPERSTIÇÕES E OS AMULETOS DA FÉ
O Espírito Santo nunca precisou de ajuda por meio de truques ou fórmulas mágicas. Muitos querem autenticar estas práticas como meio de atrair os incautos e usam alguns textos bíblicos isolados e fora dos contextos.


3. A CONFISSÃO POSITIVA E A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE
A teologia da prosperidade financeira e o poder do pensamento positivo trouxeram tanta confusão para as mentes dos cristãos que muitas pessoas abandonaram a igreja e perderam a salvação por acreditar em coisas que nunca aconteceram nem podem acontecer.  

4. AS LITURGIAS MODIFICADAS

As igrejas não podem desvirtuar a sua destinação para palanques, teatros, circos, casa de shows, cinemas, passarelas de desfiles ou outra coisa qualquer. Jesus falou que Sua casa seria chamada casa de oração.

CONCLUSÃO
As inovações e os modismos têm assolado as igrejas e os obreiros, com medo de perder ovelhas, abrem as portas para todo tipo de espetáculo, descaracterizando o verdadeiro culto de adoração a Deus. Vigiemos e oremos para não cairmos no laço do inimigo.


GLOSSÁRIO
Superstição: Crendices alicerçadas em sentimentos religiosos sem fundamento bíblico.
Modismo: Que é transitório; passageiro, temporal.
Inovação: Novidade sem levar em conta os padrões fundamentais e ortodoxos.


Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista Os Desafios da Igreja – Editora Betel - 2º Trimestre 2011 – Lição 09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário