segunda-feira, 16 de maio de 2011

LIÇÃO 5 - A Luta Contra a Mornidão Espiritual



“No zelo, não sejas remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor”. Rm 12.11

INTRODUÇÃO.
A mornidão espiritual é uma ferramenta usada por Satanás para descaracterizar o crente que teve um encontro verdadeiro com Jesus. Com a mornidão, a pessoa fica neutralizada e passa a ser inoperante no Reino de Deus. Suas forças são sugadas e aparece o desânimo.

1. A MORNIDÃO ESPIRITUAL LEVA À ESTAGNAÇÃO
A estagnação leva a pessoa a não se movimentar, não ter atividade física nem intelectual nem espiritual na igreja, a viver uma vida apagada e paralisada no Reino de Deus. 

2. A AUTOSSUFICIÊNCIA LEVA À MORNIDÃO ESPIRITUAL
Quando o homem toma as rédeas e acha que pode tudo, o Espírito Santo começa a ser extinto, apagado (1Ts 5.19). Onde o homem cresce o Senhor se afasta, porque Deus deve ser o soberano em nossas vidas. Não podemos desprezar ou rejeitar as manifestações do Espírito Santo.

3. O AUMENTO DA INIQUIDADE LEVA À MORNIDÃO ESPIRITUAL
A pós-modernidade chegou trazendo em suas bagagens a tecnologia de ponta, as invenções e sofisticações na área da cibernética e as facilidades na área de comunicação principalmente com o mundo globalizado, oferecendo cardápios cada vez mais apetitosos e propensos ao pecado. Por isto, quem não se cuidar vai acabar esfriando na vida espiritual.

4. A MORNIDÃO ESPIRITUAL NÃO TEM A APROVAÇÃO DE DEUS
A igreja em Laodiceia foi severamente advertida pelo Senhor sobre a sua situação apática. Deus, conhecedor da situação do seu povo, não poupa a sua exortação e chama ao arrependimento.

CONCLUSÃO.
A manutenção do aquecimento espiritual é uma necessidade para o crente em Jesus. Não se pode negligenciar a busca de fervor. Precisamos estar em estado de alerta o tempo todo. A mornidão é uma sonolência da alma diante das coisas do Senhor. Ao cochilar, o crente pode perder a bênção e até a salvação.   


GLOSSÁRIO

Morno: Pouco quente, sem muita energia, monótono, que não tem fervor nem dinâmica.
Mornidão espiritual: Falta de disposição espiritual e de fervor; sonolência e prostração diante das crises.
Estagnação: Paralisação, falta de ação, inércia.

Fontes:

Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista Os Desafios da Igreja – Editora Betel - 2º Trimestre 2011 – Lição 05.

Nenhum comentário:

Postar um comentário