domingo, 11 de agosto de 2013

Lição 06 – O Diálogo é Vital para o Crescimento Espiritual dos Filhos

TEXTO ÁUREO
“A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos, como plantas de oliveira, à roda da tua mesa”. Sl 128.3

OBJETIVOS DA LIÇÃO
1. Valorizar a comunicação a partir da prática irrestrita da honestidade e responsabilidade;
2. Esclarecer que a liberdade é fator importante que contribui para o desenvolvimento integral dos filhos e está intimamente ligada à comunicação;
3. Ensinar que o culto doméstico é uma ferramenta importante para sedimentar as disciplinas espirituais.

INTRODUÇÃO
Embora nasçam cada vez mais crianças sem uma estrutura familiar tradicional, é na família formada pela união de um homem e uma mulher que se pode ofertar às crianças um marco próprio e adequado para seu desenvolvimento integral como pessoa. A missão e função das famílias cristãs é gerar, criar, formar e conservar uma semente de Deus em cada criança.

1. COMUNIQUE HONESTIDADE E RESPONSABILIDADE
Estes são os dois aspectos da comunicação entre pais e filhos que mais consomem tempo e exigem constância. Eles fazem parte do pacote de princípios e valores mencionados na lição anterior, onde vimos a parte teórica deste estudo; agora, um pouco de prática.
1.1. Ensine seu filho a falar a verdade
1.2. Encoraje seu filho a ser honesto
1.3. Crie oportunidades práticas para comunicar responsabilidade

2. CAPACIDADE DE VIVER EM LIBERDADE
Outro fator importante que contribui para o desenvolvimento integral dos filhos e que está intimamente ligado à comunicação de responsabilidade, é o ensino progressivo para o uso da liberdade. Sem que esta capacitação seja oferecida ao indivíduo desde pequenino, a liberdade para ele poderá ser uma ameaça, um perigo, um fator de sofrimento.
2.1. Dar pequenas liberdades desde a primeira infância
2.2. Disciplinar e corrigir o abuso de liberdade

3. RELACIONAMENTO COM DEUS
Para que os filhos desenvolvam relacionamento pessoal com Deus, é necessário que os pais assumam como práticas continuadas pelo menos as três indicações sugeridas neste tópico:
COMENTE:
3.1. Culto Doméstico
3.2. Meditação e oração a sós
3.3. Frequentar a Igreja assiduamente

CONCLUSÃO
Diante destas responsabilidades, pais cristãos precisam dedicar-se com amor, cuidado e sabedoria para que seus filhos desenvolvam honestidade, responsabilidade, capacidade para viver a liberdade e relacionamento pessoal com Deus e com seus semelhantes.

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel.
Revista: Família Cristã – Editora Betel - 3º Trimestre 2013 – Lição 06.

VEM AÍ. 1ª Conferência de Educação Cristã. [inscreva-se]

Nenhum comentário:

Postar um comentário