segunda-feira, 3 de outubro de 2011

LIÇÃO 01 - Barnabé, Um Líder Destacado na Igreja Primitiva



Texto Áureo: "Tendo ele chegado e, vendo a graça de Deus, alegrou-se e exortava a todos a que, com firmeza no coração, permanecesse no Senhor". At 11: 23

Referências: Atos 4: 36, 37 - 11 : 19, 20, 21, 22, 23.

Objetivos:
Mostrar quão destacado se tornou Barnabé, como líder na Igreja Primitiva;
Apontar as qualidade-chave que o tornaram um grande líder;
Indicar a necessidade de desenvolvermos um caráter à semelhança de Barnabé.



INTRODUÇÃO:
O  Principal propósito desta lição é revelar quão notável líder era Barnabé, sua contribuição apostólica, seu exemplo de vida, caráter e as principais virtudes que o tornaram um homem tão admirado e destacado, cujo testemunho de vida ainda fala.

1. SUAS RAÍZES
As páginas das sagradas escrituras nos revelam alguns homens que se destacaram a partir dos doze apóstolos seletos de Jesus. Entre os nomes aqui apontados, Barnabé foi o que se tornou não somente o pioneiro em dar a maior contribuição financeira, mas assumir a liderança e a supervisão de uma igreja mista ao lado de Paulo de Tarso, a quem ele receber e acolheu, fazendo dele uma ponte de sustentação ministerial.

2. UM HOMEM CONCILIADOR
O nome de Barnabé é mencionado em apenas três momentos na Bíblia, e em cada ocasião, está proporcionando consolo, encorajamento e apoio todos que o cercam. Em Atos 11: 23, 24, ele é descrito como um "homem de fé e cheio do Espírito Santos". Visto que o Espírito Santos é o Consolador, será legítimo concluir que, Barnabé, o Filho da Consolação, estava em sintonia perfeita com o Espírito.

3. UM HOMEM GENEROSO
É notável como o nome de Barnabé está relacionado com a pessoa do Espírito Santo, pois a generosidade qualifica pessoas cheias do Espírito. Este sentimento não pertencia  somente a Barnabé, mas a todos os crentes da Igreja Primitiva. "E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo a necessidade de cada um" (Atos 2: 45). Quando o Espírito Santo é Senhor de nossas vidas, não fica difícil captar a necessidade de outrem.

CONCLUSÃO:
O exemplo de Barnabé é capaz de incendiar os nossos corações, incentivado-nos a sermos melhores líderes e liderados em Cristo Jesus. Ele foi um homem cujo objetivo era servir a Deus com firmeza de coração, de modo constante e influenciadora. E as palavras de Barnabé ainda podem ser ouvidas através dos tempos, "Sirvam a Deus com firmeza de coração, e não apenas de boca". Nesses últimos dias, precisamos beber dessa fonte motivadora que nos conduz a uma comunhão e liderança elevada no amado de nossas almas.


GLOSSÁRIO:
Caminho: Antes de se chamarem Cristãos, os seguidores eram denominados "os do Caminho".
Sofismático: Quem usa sofisma, isto é, de argumento falso, formulado de propósito para induzir outrem ao erro.
Parcimonioso: Quem é cheio de economia; quem gosta de poupar.

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: BARNABÉ – Editora Betel - 4º Trimestre 2011 – Lição 01.

Nenhum comentário:

Postar um comentário