sábado, 21 de julho de 2012

LIÇÃO 04 - O Valor de Uma Boa Amizade


Já lembrando que dia 20 foi o dia da amizade esta lição irá contextualizar e nos impulsionar a analisar o que realmente significa amizade. Saber identificar as boas amizades e valorizá-las. Perbecer a necessidade de ter um bom amigo e os diversos exemplos citados na bíblia nos ajudarão a descobrir se possuímos e quais são nossos verdadeiros amigos. Sua aula será uma benção!


OBJETIVO: O aluno deverá ser capaz de valorizar os verdadeiros amigos e ser mais criterioso ao fazer novas amizades.

Aos passar das lições você pode decidir por entregar as atividades realizadas pelos alunos na lição seguinte ou entregá-las no final de todas as lições, no encerramento do trimeste.
Não esqueça de ler com seus alunos a charge no final de cada lição e também corrigir as questões.

Apresente o título da lição, faça uma pequena contextualização com a comemoração do dia do amigo (20 de julho) e faça uma oração para iniciar o trabalho.
O que temos pra hoje? Vamos, como de costume, discutir os acontecimentos da semana em diversos contextos, sejam eles políticos, econômicos, religiosos ou sociais... nesta semana comemora-se o dia do amigo.

Leia a Mensagem Valiosa (Pv. 17: 17) e a verdade aplicada. Siga para a primeira atividade:
Coloque a música “Amizade” de 4 por 1 para tocar e peça para seus alunos formarem um círculo. Na sequência dê um balão ou qualquer outro objeto siginificativo para que eles passem para o colega da direita. Quando você der “pause” na música que está tocando o aluno deverá responder uma das perguntas que você fizer:1) Dizer quantos amigos tem. 2) O que pensa ser importante numa amizade. 3) O que um amigo faz. 4) O que o amigo não faz. 5) Um exemplo de amizade citado na bíblia. 6) Explicar a Mensagem Valiosa... Siga a dinâmica e no final inicie uma discussão com os tòpicos mais importantes.

INTRO.
QUANTOS AMIGOS EU TENHO?
Isso não tem nada a ver com as pessoas que conheço, ou com o número de pessoas que eu adicionei nas redes sociais.  Isso tem a ver com as pessoas que estão conosco no campo de batalha, aqueles que nos estimulam, motivam e estimulam-nos nos momentos difíceis.
Nasce daí os princípios que devemos tomar para identificar as verdadeiras amizades e aprender a valorizá-las.
AMIGOSXCOLEGAS
Deixe seus alunos darem uma aula sobre isso. Será interessante.

1 – UMA AMIZADE EXEMPLAR
A revista Viver+ do 3º trimestre de 2011 na sua lição 05 (pg. 23-26) temos uma bela história sobre a amizade de Davi e Jônatas. Essa história me emociona e me ajuda a valorizar ainda mais os bons amigos que tenho.
Deus com certeza não quer nos deixar sós a sofrer sem que compartilhemos nossos momentos bons e ruins, por isso temos amigos. É muitíssimo bom e necessário ter uma boa amizade, aquela que vem de Deus e que com certeza foi criada por ele com propósitos.
DAVI E JÔNATAS
É uma história maravilhos e mostra quão grande o valor de uma boa amizade, criada por Deus. Feita com propósito  onde não reinam interesses individuais ou desonestidade. Dedicar-se plenamente ao seu amigo/irmão a ponto de abrir mão de seus próprios interesses e posições.
Destaque alguns pontos: 1) O Inicio da amizade. 2) Como Jônatas protegia a Davi. 3) A morte de Jônatas. 4) O reconhecimento de Davi aos assistir Mefibosete (filho de Jônatas).
Outros Pontos a destacar:
1) Eles basearam este pacto no compromisso para com Deus, não apenas um para com o outro.
2) Não permitiram que qualquer coisa se colocasse entre eles, nem mesmo o interesse próprio ou os problemas familiares.
3) Aproximaram-se ainda mais quando a amizade foi testada.
4) Permaneceram amigos até o fim.

Distribua cópias da música “O Poder da Aliança” de Ludmila Ferber e leia em voz alta enquanto os alunos lêem em silêncio.

2 – COMO NASCEM OS VERDADEIROS AMIGOS
SOGRA E NORA (OUTRO EXEMPLO DE AMIZADE)
Discorra sumariamente sobre a amizade de Noemi e Rute e da filelidade entre elas.
1) Ambas tinham um grande compromisso com o Deus de Israel e uma com a outra.
2) Cada uma tentava fazer o mehor pela outra.
3) Era uma relação de respeito e liberdade aos compromissos pessoais
A decisão de Rute em não desamparar a sogra, proporcionou-lhe um futuro maravilhoso e histórico.

Ressalte a Mensagem Valiosa, quando Salomão diz que na adversidade o amigo torna-se irmão.

3 – A IMPORTÂNCIA DOS AMIGOS
RELACIONAMENTOS VIRTUAIS
Estamos na era dos relacionamentos virtuais, quando o contato pessoal torna-se menos constante a cada dia. O que vivenciamos geralmente é a falta de diálogo, falta de lealdade e confiança entre as pessoas.Onde estão os verdadeiros amigo?
Não é impossível criar amigos verdadeiros atraves do contato virtual, mas não se iluda procurando na rede algo que você só pode ter aqui, pele a pele. Não deixe se perder o valor de um amigo, nada o substitui.
CUIDADO COM AS MÁS AMIZADES
Fale sobre a necessidade de identificar os verdadeiros amigos, com certeza uma boa amizade é aquela que exalta o nome de Deus e não indica para o mal. Quando há amizade verdadeira, há crescimento, em diversas áreas da vida, principalmente A espiritual.
Seja influenciador em suas amizades com incrédulos ou ímpios ao invés de se deixar influenciar. Compartilhe de sua fé. O tempo acaba dizendo quais são as verdadeiras amizades, se ligue nisso.

Peça para elaborarem um pequeno texto sobre “o valor de uma verdadeira amizade”, citando exemplos como os discutidos durante a aula. Recolha as atividade no final

Agradeça a Deus pela aula, peça que o Espírito Santo ajude seus alunos a colocarem em prática tudo que foi ensinado.

PONTO FINAL: Eles ainda podem confeccionar um cartão para dar a um amigo, cristão ou não. Reserve um tempo para que isso seja feito no final da aula.

Para reflexão, distribua e leia a mensagem “Amanhã pode ser tarde”.

Distribua entre eles o texto "O Mau Uso da Língua" para estudarem durante e semana e responderem as questões: 1) Qual o problema discutido no texto? 2) Você concorda com as ideias expressas aqui? 3) Que semelhança há entre o texto e a lição estudada?

Você prepara a aula, mas não sabe qual serão as reações de cada adolescente, não sabe como tudo irá transcorrer, isto é muito interessante, por isso peça para o Espírito Santo conduzir todo processo, Ele sempre pode dar um “toque” especial em tudo que você fizer, basta convidá-lo.


Plano de Aula – Lição 04 “O valor de uma boa amizade” – Revista Adolescer +, 3º Trimestre de 2012.
Editora Betel.
Por Erivelton Souza Campos
Superintendente de EBD (Escola Bíblica Dominical)
Professor de Adolescentes – Classe Brilho de Cristo.
Em 21 de julho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário