segunda-feira, 25 de julho de 2011

LIÇÃO 5 - O Milagre na Casa da Viúva de Naim



"Pois o Senhor vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas; que faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e vestido". (Dt 10. 17,18).

INTRODUÇÃO:
Um fato curioso é que o relato sobre a viúva de Naim e a ressurreição de seu filho, somente é encontrado no Evangelho de Lucas. Seria o primeiro milagre de ressurreição de mortos realizado por Jesus. O milagre ocorreu na região da Galileia, mais especificamente em Naim, a qual também é mencionada apenas uma vez nas Escrituras.

1. A CIDADE DE NAIM
É uma cidade situada a 3 quilômetros a sudoeste de Nazaré, cerca de um dia a pé de Cafarnaum. Há alguns que dizem ser uma pequena vila, muito pobre, habitada por árabes muçulmanos em casas de pedra e barro. Fica a 7 quilômetros do Monte Tabor, no sopé do monte. Talvez ninguém desse a importância a Naim, mas quando Jesus passa em um lugar, nem que seja uma vez, e somente na porta (Lc 7.12a), a  história muda totalmente. Ele marca, valoriza, transforma, e té faz ficar famosa. Vemos Naim como:
1.1) Uma cidade em lágrimas
1.2) Uma cidade que foi abençoada
1.3) Uma cidade a que Jesus se dirigiu

2. CONHECENDO A VIÚVA DE NAIM
Pouco se sabe a respeito desta viúva. Já havia perdido o marido e, nessa ocasião, seu único filho morrera, sua última garantia de sustento. Quando terminasse o enterro, a multidão que estava chorando iria para casa e ela ficaria sem dinheiro e sozinha. Quem sabe havia passado da idade de ter filhos, como Noemi (Rute 1. 11,12). Mas essa mulher era o tipo de pessoa a quem o Senhor queira ajudar. Jesus é tão maravilhoso que, com o seu poder, traz esperança em meio à tragédia! Podemos dizer que esta viúva estava:
2.1) Sofrendo a dor de uma perda
2.2) Só e muito triste
2.3) Com o seu futuro comprometido

3. JESUS É O ÚNICO SENHOR DA VIDA
Podemos declarar que a divindade e a humanidade de Jesus unem-se na única pessoa de Cristo. A palavra Senhor, no grego "Kyrios", é aplicada para traduzir o nome Senhor 6814 vezes no Antigo Testamento grego. Assim, o leitor grego da época do Novo Testamento, compreendida que, no contexto apropriado, a palavra do "Senhor" era o nome do Criador e Mantenedor do céu e da terra, o Deus Onipotente. Na lição, Cristo se mostrou o Único Senhor, tando da morte quando da vida, ordenando que um saísse e o outro retornasse.

4. LIÇÕES APRENDIDAS EM NAIM
Enquanto Jesus não chegou, tudo estava triste e sem esperança. Essa história ilustra a salvação. O filho da viúva representa o mundo inteiro, morto no pecado (Ef 2.1). Mas o Senhor teve compaixão de nós e enviou Jesus para nos vivificar e ressuscitar com Ele (Ef 2. 4-7). Aquele rapaz não poderia dar a si mesmo uma segunda chance de vida; do mesmo modo, não podemos ganhar a nova vida em Cristo por nosso méritos, mas aceitar o dom da vida que Jesus nos oferece. Podemos exaltá-lo e aprender lições maravilhosas. Vejamos algumas:
4.1) Devemos ter compaixão
4.2) Devemos ter temor e glorificar a Deus
4.3) Devemos testemunhar o amor de Deus

CONCLUSÃO
Apesar de a multidão estar se condoendo com as lágrimas da viúva, não lemos que ninguém tenha decidido ao lado de Jesus, como se tudo aquilo tivesse sido momentâneo e superficial e logo a seguir, voltassem ao indiferentismo.


GLOSSÁRIO:
Hodienos: Dias de hoje; dias atuais.
Septuaginta: Era uma tradução grega do Antigo Testamento, de uso comum na época de Jesus Cristo.
Esquife: Caixão mortuário, o mesmo que féretro ou ataúde.


Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: ANÔNIMOS E ATALAIAS DE DEUS – Editora Betel - 3º Trimestre 2011 – Lição 05.

Nenhum comentário:

Postar um comentário