quarta-feira, 25 de julho de 2012

LIÇÃO 05 - O Poder da Língua


Esta aula fará com que o aluno exercite com maior frequencia a auto-consciência e com um pouquinho a mais de atenção durante o dia perceberão a importância de dizer sempre o que é correto, da melhor forma e no momento necessário. A língua é uma ferramenta poderosa e pode ser usada para o mal ou para o bem, para destruir ou transformar vidas.
Atente-se para os cuidados que os adolescentes deverão tomar sempre que utilizar esta pequena/grande ferramente.

OBJETIVO: Despertar o aluno para fazer um bom uso da sua língua, atentando para a necessidade de pensar bem antes de falar.

Faça o máximo para que sua aula tenha um equilíbrio entre o dinâmico e o retórico. Desenvolva bastante o assunto com seus alunos sem deixar a aula chata.
Você pode deixá-los dispostos em círculo ou, se possível, dar a aula em “mesa redonda”. Isso pode facilitar a aprendizagem em assuntos do cotidiano como estes, impulsionando a discutir com mais liberdade o assunto, sem se sentirem totalmente expostos.

Oração para iniciar a aula. Pergunte para seus alunos o título da lição.
Vamos fazer uma análise do que aconteceu durante a semana, reunindo o máximo de informações e dando enfoque para o que é interessante.
Recolha a atividade distribuida na ultima aula. Você poderá ler o texto e repassar as questões nos últimos momentos da aula.

A Mensagem Valiosa está em Salmos 141: 3, na sequência leia a peça para um adolescente ler a “Verdade Aplicada”. Temos uma história bem legal a seguir:
Um rapaz procurou Sócrates e disse que precisava lhe contar algo. Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou: “O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?”
Três peneiras? – perguntou o rapaz.
Sim. A primeira peneira é a VERDADE. O que você quer me contar é mesmo um fato? Caso você tenha “ouvido” contar a coisa deve morrer aí mesmo. Suponhamos, então que seja verdade. Deve passar pela segunda peneira: a BONDADE. O que você vai me contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir a fama do próximo? Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa deverá passar para a terceira peneira: a NECESSIDADE. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta e, arremata Sócrates: Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, você e seu irmão nos beneficiaremos. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para evenenar o ambiente e levar discórdia entre as pessoas.

INTRO.
Lembre da ilustração de Tiago sobre a língua, a de compará-la a um pequeno leme e a uma pequena chama. Assim como um pequeno leme tem poder para mover um a embarcação, a pequena chama tem poder para incendiar uma floresta.
A LÍNGUA
A língua é o órgão muscular relacionado ao sentido do paladar que fica localizado na parte ventral da boca da maior parte dos animais vertebrados e que serve para "processar" os alimentos. Participa na formação dos fonemas da fala e é o único músculo voluntário do corpo humano que não fadiga.
Nos atentaremos para a função da língua em proporcionar a fala (emitindo sons e produzindo palavras) e a necessidade humana de se comunicar, o que deve ser feito com extrema atenção e disciplina.

1 – LÍNGUA CALUNIADORA: UM PECADO ABOMINÁVEL
OS SETE ERROS
O Livro de provérbios (Pv. 6: 16-19) apresenta uma lista de seis coisas que aborrecem o Senhor e a sétima que é totalmente abominável:
1) Olhos altivos (orgulhoso, arrogante) 2) Língua mentirosa 3) Mãos que derramam sangue inocente 4) Coração que maquina pensamentos perversos 5) Pés que se apressam a correr para o mal 6) A testemunha falsa que profere mentira 7) O que semeia contenda entre os irmãos.

Liste os itens e deixe-os visíveis para que todos possam ler. Atente para os itens: 2, 6, e 7.
Se tratando de mentiras, calúnias ou mesmo verdades usadas de forma maliciosa, tantos o que fala quanto o que ouve pecam.
Lembre a eles: “Diminuir a imagem do outro não vai fazer com que a sua aumente”.

QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO
Você já dever ter ouvido por diversas vezes este ditado, porém estar palavras devem perder sua validade no meio do povo de Deus. Uma dinâmica irá esclarecer o que realmente acontece com uma história, contata e recontada várias vezes, por pessoas diferentes, mesmo sem a intenção de mudar a ideia central.
Com os alunos em círculo você vai chamar um primeiro e contar-lhe uma história, que pode ser esta: João, filho de Maria e neto de Joana ao chegar na escola com Rebeca percebeu que a mesma estava fechada, voltou para casa e contou para Joana o que aconteceu, porém Maria não ficou sabendo. Ao ver João em Casa, pensou que João não teria ido para a escola. O mesmo aconteceu na casa de Rebeca.
A pequena história passará de colega para colega, veja como ela chegará no final.
A dinâmica deve acontecer de forma bem rápida.

2 – O PODER DAS PALAVRAS
TODOS ERRAM
Todos nós estamos sujeitos a erros, e dentre estes está o ato de usar a língua indevidamente. Mas é sábio aquele que a controla, as nossas ações se inclinam sempre para o que é mal, mas tendo cuidado constante nos tornamos sábios, como os que falam as coisas certas, da melhor forma e no momento oportuno.
O PEQUENO LEME
Concordando com as palavras de Tiago, percebemos que a língua tão pequena pode conduzir nossa alma inteiramente para bons ou maus caminhos. Assim como o pequeno leme que tem poder suficiente para guiar um grande navio, e este navio , mesmo enorme, só vai para onde é guiado.

Com certeza as palavras têm um poder imenso, por isso devemor ter todo cuidado ao pronunciá-las. As palavras quando doem, doem pra valer.

3 – TRANSFORMANDO PALAVRAS EM VIDA
TRANSMITINDO VIDA
É o que nossas palavras devem transmitir, e para que isso aconteça precisamos da ajuda do Espírito Santos. Por nossas próprias forças não conseguimos nos manter a todo momento sábios, verdadeiros e precisos com nossas palavras, por isso precisamos de um ajudador maior, que nos faça poderados, calmos, bons ouvintes, verdadeiros, representantes de Jesus Cristo... Literalmente, boca de Deus na Terra.
ISAÍAS 6: 7, 8
A visão de Isaías e a transformação imediata de Deus sobre sua vida, explique o contexto em que o versículo se encontra.
Conclua com que há no final do tópico 3 – Deixe Deus usar a sua boca como instrumento para proclamação do evangelho.
A todo tempo vemos que devemos ter cuidado no falar; não deixar de falar, mas dosar nossas palavras, porque quanto mais falamos, mais estaremos sujeitos a erros.

Deus nos deu dois ouvidos e uma só língua, porque então temos tanta dificuldade em “emprestar” nossos ouvidos? Reflita sobre isso com seus alunos.

A depender da quantidade de alunos peça que abram as bíblias nas referências abaixo: Sl. 141:3 / Pv. 6: 16-19 / Pv. 10: 18 / Tg. 1: 26 / Tg. 4: 11 / Pv. 20: 19. Podem ler grupal ou individualmente para os outros colegas, afim de memorizarem a ideia central do que a Bíblia tem a dizer sobre o uso da língua.

Encerre a aula pedido a seus alunos que exercítem a auto-avaliação no dia-a-dia, para que possam se policiar todas as vezes que pensarem em usar esta poderosa ferramenta chamada língua.

PONTO FINAL: A língua, descontrolada e destruidora, atinge todo o corpo, sendo um instrumento por meio do qual o indivíduo é levado à prática de maldades. Fora de controle, ela provoca discórdia na família, contenda na comunidade e divisão na igreja.

Peça que, na próxima aula. Façam, com uma folha de ofício, um cartaz com uma frase ou uma ilustração sobre perdão.

Você prepara a aula, mas não sabe qual serão as reações de cada adolescente, não sabe como tudo irá transcorrer, isto é muito interessante, por isso peça para o Espírito Santo conduzir todo processo, Ele sempre pode dar um “toque” especial em tudo que você fizer, basta convidá-lo.


Plano de Aula – Lição 05 “O Poder da Língua” – Revista Adolescer +, 3º Trimestre de 2012.
Editora Betel.
Por Erivelton Souza Campos
Superintendente de EBD (Escola Bíblica Dominical)
Professor de Adolescentes – Classe Brilho de Cristo.
Em 25 de julho de 2012

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