sábado, 14 de julho de 2012

LIÇÃO 03 - A Essência do Amor de Deus


Está com certeza será um “amor” de aula. O amor de Deus em nós, gerado e vivido dentro do nosso ser, que se manifesta na maior demonstração de amor da história da humanidade, em que Cristo, como Deus, se entrega para salvação de todos. Não só dos bons, mas de todos.
Não compreendemos a palavra amor em sua totalidade, ele é vasto, imutável, eterno e imcomparável. Deus é o próprio amor.



OBJETIVO: Conhecer as minúcias do verdadeiro amor que vem de Deus e desejar desenvolvê-lo em sua vida.

Além de apenas passar sistemáticamente o que você lê é preciso fazer com que o alunos desenvolva o que pode aprender de forma que coloque em prática o real sentido das lições. Trace estratégias para que eles memorizem, discutam, analisem... tudo que percebem na sala de aula.
Recolha as pesquisas de seus alunos para esta aula. Inicie uma discussão ou as guarde para corrigí-las com calma durante a semana.

Apresente os alunos e a aula que se seguirá a Deus. Se apresente como instrumento. Esteja disponível.
O que os alunos têm pra hoje? Quais novidades marcaram a semana anterior? Um papo descontraído para aquecer a aula. Depois disso, apresente o título da lição.

A Mensagem Valiosa (1Co. 13: 13) e a Verdade Aplicada serão lidas para subsidiar a primeira atividade.
Releiam o capítulo 13 de 1Corítios e numa folha de papel peça para os adolescentes fazerem as seguintes distinções: Um lado da folha será preenchido com o que “O amor é ou faz...” e o outro com o que “O amor não é ou não faz”, seguinto as palavras de Paulo aos Coríntios.

INTRO.
AFINAL, O QUE É O AMOR?
Amor, em nossa sociedade, recebe vários significados e pode enquadrar-se em diversas situações para demonstrar afeições a inúmeras coisas. Você pode dizer: “eu amo chocolate”, “eu amo minha família”, “eu amo fulado, ou fulana”, mas a verdade é que nós como seres humanos jamais teremos a definição exata do amor em sua plenitude. Se tratando do amor de Deus, tudo que sabemos é que ele vai além de todo e qualquer conceito que podemos formar.
Outro fato importante de ser destacar é o de que o amor não se restringe a um sentimento, mas se se manifesta mesmo em ações e decisões. O amor se manifesta na escolha.
AMAR A DEUS E AO PRÓXIMO
O maior mandamento é o amor, o que indica que tudo começa em Deus, pois Deus sendo o próprio amor manifesta-se em nós e nós devemos manifestar este amor para Ele. Este amor em nós modifica nossas ações, escolhas, pensamentos... e isto alcança tudo que esta ao nosso redor e aínda vai além, aí estarão os nossos próximos.

1 – AMOR, AMOR OU AMOR?
O amor é hoje uma palavra coringa, que utilizamos para nos referimos a diversos tipos de sentimentos. No grego temos o amor dividos segundo seus significados, são estes:

AMOR EROS – É totalmente humanos, carnal e voltado para o sexo, expressa sentimento entre homem e mulher e é bastante revelado na bíblica no livro de Cantares de Salomão.
AMOR PHILIA – Está mais relacionado com a almo do que com o corpo, expressa afeição, amizade, simpatia aos outros. É basicamente o amor familiar, mas que também contempla interesses pessoais.
O AMOR ÁGAPE – Este é o amor que nos referimos, está é o amor em sua  totalidade e plenitude, é o mais elevado deles, é o amor de Deus. É o mais profundo e sublime de todos. Este mesmo amor, que não é humano, vem de Deus, é derramado em nós. Derramando de sí mesmo em nossos corações e espera que o manifestamos em nossos relacionamentos.

2 – UM CAMINHO AINDA MAIS EXCELENTE
A SUPREMACIA DO AMOR
Esclareça para os alunos que a igreja de Corinto estava numa grande polêmica por causa dos dons e precisava ser alertada de que os dons são importantes, mas o amor sobrepões todos eles, poir é supremos e permanecerá eternamente.
A ESPERANÇA, A FÉ E O AMOR
E restando a fé, a esperança e o amor, este ultimo é ainda maior.
A fé pode ocilar, o esperança pode ser desmotivada, mas o amor permanece firme, pois é indestrutivo.
Os dons são frutos do espírito, mas estes se resumem em um: o amor. Sem o amor nada teria sentido e a presença dele demonstra amadurecimento espíritual.

3 – UM AMOR INCONDICIONAL
Acima de toda e qualquer condição é o amor de Deus, que não depende de nós para ser manifestado, indenpendente de quem somos ou fazemos Deus continuará nos amando.
O AMOR E O PERDÃO
Deus nos ama e nos perdoa para que façamos o mesmo. Acima do bem e do mal reinam o amor e o perdão, isso significa dizer que o amor e o perdão independem do que façamos de bom ou ruim, se não fosse assim só aconteceria amor quando fizessemos algo de bom e não de ruim, assim também é com o perdão.


Está é uma aula muito atraente. Tente captar o feedback dos seus alunos no final da aula.

PONTO FINAL: Para o “ponto final” você precisará de plaquinhas: se, porque, apesar de. Usando estas plaquinhas diga que algumas pessoas amam “se”... outras amam “porque”... mas só Deus ama “apesar de”.

Domingo tem EBD e nós trataremos de um assunto bastante singular: AMIZADE. Deixe a criatividade correr, peça a Deus motivação e sabedoria necessários.

Você prepara a aula, mas não sabe qual serão as reações de cada adolescente, não sabe como tudo irá transcorrer, isto é muito interessante, por isso peça para o Espírito Santo conduzir todo processo, Ele sempre pode dar um “toque” especial em tudo que você fizer, basta convidá-lo.


Plano de Aula – Lição 03 “A Essência do Amor de Deus” – Revista Adolescer +, 3º Trimestre de 2012.
Editora Betel.
Por Erivelton Souza Campos
Superintendente de EBD (Escola Bíblica Dominical)
Professor de Adolescentes – Classe Brilho de Cristo.
Em 14 de julho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário