sábado, 21 de julho de 2012

LIÇÃO 04 - Nicodemos e o Novo Nascimento


TEXTO ÁUREO
“Não te maravilhes de te ter dito Necessário vos é nascer de novo”, Jo 3.7

OBJETIVOS DA LIÇÃO
1)      Mostrar a nossa responsabilidade para com os intelectuais interessados de nossa época;
2)      Não permitir se impressionar com os elogios de quem nos procura;
3)      Apresentar respostas que surpreendam aqueles a quem evangelizamos.

INTRODUÇÃO
A salvação é a milagrosa transformação espiritual, realizada na vida de todo ser humano que, pela fé, com arrependimento de seus pecados, recebeu a Jesus Cristo como seu salvador (Ef 2. 8.9; 2Co 5.17; Jo 1.12; 3.5). Jesus realiza essa regeneração espiritual (novo nascimento) em todos aqueles que o recebem. Sendo assim, ninguém poderá viver na plenitude do Espírito Santo, obter maturidade espiritual e dedicar-se com êxito ao trabalho do Senhor se não experimentar o milagre da salvação esse novo nascimento.

1. A ILUSTRE VISITA DE NICODEMOS
Não se sabe se a visita do ilustre homem estava agendada com Jesus ou não, mas o que sabemos é que o Mestre Jesus estava previamente preparado para ela. Como veremos a seguir, Nicodemos não era qualquer pessoa de Israel daquela época, mas um mestre entre os judeus que desfrutava de certa popularidade. Daí a necessidade de uma visita discreta, talvez uma pesquisa no local, para se certificar a real identidade daquele galileu que começara a agitar as massas com a mensagem do Reino de Deus.

2. O DIÁLOGO COM JESUS
O diálogo entre Nicodemos e Jesus é tão impactante que, mensagens incontáveis ao longo dos séculos têm sido pregadas e ensinadas com base nele. Nicodemos era um especialista da Lei de Moisés, um homem muito educado e de firmeza moral, mas acima de tudo, abrigava, em seu peito, grandes esperanças quanto ao Messias, e foi isso que o atraiu a Jesus.
  
3. JESUS SURPREENDEU NICODEMOS
Agora partamos mais especificamente para o lado prático do diálogo entre Jesus e Nicodemos, aplicando-os ao evangelismo pessoal exemplificado pelo Mestre da evangelização. Observemos alguns pontos chaves com os quais podemos surpreender qualquer pessoa em uma conversa.
 3.1. Jesus não se impressionou com Nicodemos
3.2. Jesus o surpreendeu com um fato novo
3.3. Jesus fez revelações profundas

CONCLUSÃO
O novo nascimento é a porta de entrada do Reino. Ele representa a renovação interior realizada pelo Espírito Santo, que ocorre quando a pessoa se torna cristã. A pessoa recebe perdão de seus pecados mediante sua fé em Jesus e nasce de novo para uma vida caracterizada por fé, amor e esperança. Assim como Nicodemos, muitos ainda não sabem disso.


Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: JESUS CRISTO – Editora Betel - 3º Trimestre 2012 – Lição 04.

Nenhum comentário:

Postar um comentário