sexta-feira, 6 de julho de 2012

LIÇÃO 02 - Os Primeiros Discípulos de Jesus




TEXTO ÁUREO
“Os dois discípulos, ouviram-no dizer isso e seguiram a Jesus”. Jo 1.37

OBJETIVOS DA LIÇÃO
  1. Conscientizar quanto à responsabilidade de conduzir os nossos familiares e amigos a Jesus Cristo;
  2. Demonstrar, por meio do(s) relato(s) bíblicos, que quando fazemos a nossa parte, o Senhor Jesus sempre faz a dEle;
  3. Extrair exemplos da vida evangelística de André. 

INTRODUÇÃO
Apesar de Jesus ter começado o seu movimento espiritual com apenas dois homens da pobre região da Galileia, há mais de 2000 anos, a Sua figura continua em evidência. Seus primeiros discípulos: André e João, e depois Pedro são personagens importantes que com seus testemunhos conseguiram impactar o seu mundo com a mensagem transformadora do Evangelho de Jesus.

1. ANDRÉ E SUA HISTÓRIA
As informações bíblicas e históricas disponíveis sobre a biografia do apóstolo André não deixam dúvidas sobre a relevância de sua participação tanto no grupo embrionário de discípulos, quanto na posterior liderança de importantes congregações cristãs do século I.
  
2. A CONVERSÃO DE PEDRO
Quando nos ocupamos em colocar um parente ou amigo diante de Jesus, não precisamos ficar ansiosos quanto ao que vai acontecer. Tenha certeza de que Jesus não irá se embaraçar com quem quer que seja conduzido a sua presença. O mais importante é crermos no Senhor Jesus, e o mais Ele fará (Sl 40.1); após apresentá-los precisamos estar orando sempre por eles, pois travamos uma batalha severa contra o pecado e Satanás (2Co 11.14), que não admite perder qualquer espaço no mundo.
  
3 .LIÇÕES DA VIDA DE ANDRÉ
André alimentava esperança messiânica tão profunda quanto sua insatisfação, assim saiu a procurar pelo contentamento. Tornou-se, então, discípulo de João Batista, e fez-se acompanhar de um colega de profissão, João irmão de Tiago, filho de Zebedeu, também pescador. É mais fácil alcançarmos o que desejamos acompanhados do que só, o que aconteceu com ele pode acontecer conosco também. Vejamos outras coisas que ele fez.
 3.1. Busque Jesus até o encontrar
3.2. Esteja vigilante e seja amistoso.
3.3. Ajude as pessoas encontrarem Jesus Cristo

CONCLUSÃO
Credita-se a André o trabalho evangelístico, em Patra, na Grécia, e outros, até finalmente ser martirizado numa cruz em forma de X, por não achar-se digno de morrer numa que fosse igual a de seu Senhor. Assim como André, sejamos generosos em compartilhar aquilo que temos recebido, possibilitando assim a mudança de muitas vidas, a partir dos membros da nossa própria família, dessa maneira podemos deixar uma história digna de ser relembrada com prazer, pelo fato de termos sido úteis ao Senhor e aos nossos também.


Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: JESUS CRISTO – Editora Betel - 3º Trimestre 2012 – Lição 02.

Nenhum comentário:

Postar um comentário