segunda-feira, 2 de julho de 2012

LIÇÃO 01 - Na Contramão da Sociedade


Esta é a aula de abertura do 3º Trimestre de 2012, conforme recomendações da Editora Betel. Nela você irá explanar os tópicos que norteiam a ideia central das aulas durante este trimestre. A primeira lição é sempre a lição chave, além de expor com precisão o tema central da revista abre portas para firmar conceitos nas próximas lições, fique atento aos eixos abordados em toda revista para fazer pontes entre o tema central do trimestre e o tema de cada lição.



OBJETIVO: Despertar, no aluno, o desejo de fazer a diferença onde estiver e reconhecer que isto é um privilégio.

Uma semana antes distribua cartões convidando os adolescentes a participarem da aula, distribua no mínimo dois para cada adolescentes, para que possam convidar outros. Cada cartão vale alguma coisa, pode ser lembranças, doces, abraços... de acordo com sua criatividade. Eles pegarão cartões sorteados e apresentarão os cartões na aula, eles e os outros adolescentes  convidados.

Inicie a aula com uma oração, logo após cada um irá se apresentar e falar duas qualidades próprias.
Lembra dos cartões? Eles serão apresentados pelos alunos, neste caso trabalhamos com doces. Eles apresentarão os cartões e assinarão no verso, pegarão os doces correspondentes no final da aula.

Após ler a Mensagem Valiosa em Salmos 1: 1 abra debate sobre o próprio versículo.
Siga os tópicos abaixo.

INTRO.
SERES SOCIAIS
Com fundamentos sociológicos você pode falar sobre a necessidade do ser humano de interagir com seu semelhante. Mostre que é impossível duas pessoas estarem em um só lugar por muito tempo e não se comunicarem, mesmo que não queiram o corpo ira falar por eles.
IDENTIDADE CRISTÃ
O que é identidade cristã? O que nos identifica como seguidores de Cristo? Como viver no mundo sem perder a nossa identidade?
Lembra da história de Sadraque, Mesaque e Abedinego? Tem uma música de Anderson Freire chamada “Identidade” que conta bem esta história.
ESTAR NO MUNDO X SER DO MUNDO
Estamos no mundo mas não somos do mundo. É uma citação bastante conhecida os alunos podem livremente explanar o sentido dela.


1 – VENCENDO AS PRESSÕES
Contextualize a passagem bíblica sobre Daniel na Babilônia com o cotidiano dos adolescente.
O QUE ME INFLUENCIA?
Pergunte a eles. Mostre como o dia-a-dia dos alunos é influenciado por uma séria de fatores, pessoas e intrumentos. Exemplos: Programas TV, Filmes, Internet, Músicas, Pais, Amigos... eles saberão completar a lista.
Aprofeite e faça a seguinte dinâmica: em várias setas pequenas eles irão escrever más influencias do mundo para a vida do adolescente. Num grande painel será colada uma seta maior com o escrito: Adolescente Cristão. As setas menores nomeadas pelos alunos seram coladas no painel na posição oposta à seta maior que será diferenciada, além do tamanho, com uma cor diferente... Discuta a ideia central desta dinâmica com eles.
EM QUE MEIO DEVO ESTAR?
Onde estão as boas influencias? Elas estão onde eu devo estar. Onde eu ando e as minhas atitudes mostram quem eu sou e me diferencia na sociedade.
Prossiga com o próximo tópico.

2 – SOU DIFERENTE SIM, E DAÍ?
Sou um adolescente cristão... o que me diferencia dos demais? Numa lista em quadro ou cartolina os alunos deixarão expostas essas diferenças... deixe-os a vontade para acrescentar as informações que serão discutidas.
Fale sobre o privilégio que é possuir essas diferenças.

3 - RENOVE A SUA MENTE
COM O QUE VOCE TEM OCUPADO SUA MENTE?
A questão será discutida em círculo com seriedade e consciência.

Distribua entre os alunos cópias da música “Colisão” de Anderson Freire. Deixe-os ouvir a canção. Destaque os seguintes termos e expressões na letra da música: mundo, desejos, mal, bons costumes, más conversações, impulsos, emoções, guardar meu corpo, ter atitude, caminhar com Deus, fortalecer a fé, verdade, renunciar meu eu.
Os adolescentes irão organizar num papel aquilo que agrada e desegrada a Deus.
Conclua discutindo a expressão: “Vou morrer pro mundo e viver pra Deus” no final da canção.


Prontinho! Pode concluir sua aula.

PONTO FINAL: Verifique se seus alunos de fato compreenderam que são diferentes e que possuem uma responsabilidade de viver de acordo com a Palavra de Deus e não com os ditames do mundo.


Você prepara a aula, mas não sabe qual serão as reações de cada adolescente, não sabe como tudo irá transcorrer, isto é muito interessante, por isso peça para o Espírito Santo conduzir todo processo, Ele sempre pode dar um “toque” especial em tudo que você fizer, basta convidá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário