quinta-feira, 7 de julho de 2011

LIÇÃO 2 - A Menina que Abençoou o Chefe do Exército



“E disse esta à sua senhora: Oxalá que o meu Senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra”. 2 Rs 5.3


INTRODUÇÃO.
A história de Naamã demonstra a providência de Deus (2Rs 5.1-14), seu poder, sua graça redentora (2Rs 5.15-19) e seu juízo contra o pecado (2Rs 5.20-27). A narrativa bíblica enfoca que a graça e a salvação divina não se limitavam a Israel, mas que o Senhor queria se compadecer daqueles que não pertenciam àquele povo e guiá-los a conhecer o Deus Eterno e verdadeiro (Lc 4.18,19; 25-27).

1. O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE A MENINA
Sabemos sobre ela apenas o que encontramos registrado na passagem de 1Rs 5.1-4. Mas o que é importante é que foi um verdadeiro atalaia de Deus, embora as circunstâncias parecessem desfavoráveis. A Bíblia deixa claro que embora de tenra idade, tinha conhecimento do poder de Deus. Estava sem os seus pais numa terra distante e ainda podemos acrescentar que:
Era uma cativa
Ela era trabalhadora
Ela conhecia o profeta de Deus

2. A MENINA QUE MUDOU A HISTÓRIA DE NAAMÃ
A Síria ficava ao nordeste de Israel; porém, os dois países raramente mantinham relações amigáveis. O povo de Israel era constantemente levado como escravo para a Síria após ataques bem-sucedidos. A serva de Naamã foi um instrumento do Senhor para testificar dentro da casa do chefe do exército sírio, como já vimos. Podemos afirmar, que aquela menina mudou a história de Naamã:
Com o seu testemunho
Com uma mensagem
Com a sua coragem e fé

3. NAAMÃ: HOMEM DE VALOR, PORÉM LEPROSO
A lepra foi uma das doenças mais temidas da época. Muitos leprosos eram expulsos das cidades, permanecendo em acampamentos. A vida de Naamã poderia ter sido ceifada pela lepra (Lv 13.1-59). O nome Naamã significa, no hebraico, “agradável”. Há nas Escrituras quatro homens chamados Naamã: 1) o chefe do exército da Síria (2Rs 5.1-27); 2) um benjamita (Gn 46.21); 3) o filho de Bela (Nm 26.40; 1 Cr 8.4) e 4) o filho de Eude (1 Cr 8). A Santa Palavra diz ainda que Naamã:
Ficava diante do seu senhor (1Rs 5.1a)
Era respeitado (1Rs 5.1b)
Era valoroso (1 Rs 5.2c)

4. A MENINA ESCRAVA E O CHEFE DO EXÉRCITO
Naamã era considerado um homem importante, e aquela menina, apenas uma criança. Naamã era um homem de muitas batalhas, mas a menina, a única naquela casa que sabia que o Senhor poderia curá-lo da sua enfermidade. Naamã possuía muito dinheiro, mas aquela menina tinha muita fé. Naamã estava habituado a falar com o seu rei e pessoas importantes, mas aquela serva estava acostumada a falar com o Rei dos reis e pessoas espirituais. A menina era pequena, mas o milagre que o Senhor fez através dela foi grande.

CONCLUSÃO
A menina israelita testemunhou com alegria aquilo que tinha aprendido com os seus pais, falando de maneira simples ao coração de sua patroa. É interessante que ela falou apenas para uma pessoa, mas pregou para a pessoa certa. Nós apenas precisamos falar de Jesus e as demais coisas, deixemos com o Espírito Santo. 



GLOSSÁRIO
Compadecer: Ter compaixão de; causar ou despertar compaixão em.
Tenra: Nova, recente; de pouco tempo;
Temor: Sentimento de profundo respeito, reverência.


Fontes:

Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: ANÔNIMOS E ATALAIAS DE DEUS – Editora Betel - 3º Trimestre 2011 – Lição 02.


Nenhum comentário:

Postar um comentário