segunda-feira, 18 de julho de 2011

LIÇÃO 3 - O Jovem que Tinha Cinco Pães e Dois Peixes



“E, tomando ele cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, e abençoou, e partiu os pães, e deu-os aos seus discípulos para que os pusessem diante deles. E repartiu os dois peixe por todos”. Mc 6.41

INTRODUÇÃO.
Este milagre de Jesus é o único registrado nos quatro evangelhos (Mt 14.13-21; Mc 6.30-44; Lc 9.10-17; Jo 6.1-15). Alguns estudiosos dizem que o milagre deve ter ocorrido em abril do ano 32, porque diz (Jo 6.10) que havia “relva verde”, o que ocorre em Israel na primavera, principalmente em abril. O local foi Betsaida, na margem oriental do mar da Galiléia (Lc 9.10). Havia outra Betsaida a noroeste do mesmo mar, a cidade de Filipe, André, e de Pedro (Mc 6.45).

1. APRENDENDO PRECIOSAS LIÇÕES
Não sabemos muito a respeito desse rapaz, mas percebe-se que era um dos que estavam com a multidão e bem próximo dos discípulos e do próprio Jesus; quando estamos próximos do Mestre, coisas grandiosas acontecem. Há outros pontos importantes neste estudo: 
1.1. A admiração dos discípulos
1.2. A limitação humana
1.3. A Proposta dos discípulos

2. O JOVEM DEU O QUE TINHA A JESUS
A Palavra do Senhor nos diz: “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará” (Sl 37.5). O rapaz entregou o que tinha, demonstrando não haver em seu coração egoísmo ou qualquer tipo de avareza. Devemos estar dispostos a esperar pacientemente na pessoa bendita de Jesus (Sl 40.1).
  
3. AS PALAVRAS DE JESUS
No milagre da multiplicação, Jesus insta-nos a invocar a bênção divina sobre o pão nosso de cada dia, reconhecendo em Deus o sustentador e provedor de todas as coisas (Rm 14.6; 1Co 10.30; 1Tm 4.5). A bênção invocada pelo Senhor era também um ato criativo. Jesus partiu o pão para que este fosse multiplicado. O Senhor alimenta espiritualmente os famintos através de seus servos que comissiona e envia. Vejamos as palavras de ordem de Jesus: 
3.1. “Dai-lhes vós de comer” (Mc 6.37)
3.2. “Fazei-os sentar” (Mc 6.40; Jo 6.10)
3.3. “Recolhei os pedaços que sobraram para que nada se perca” (Jo 6.12)

4. A COMPAIXÃO DE JESUS
Compaixão é um termo que, no grego, como escreve aqui o evangelista Marcos, significa o nosso “íntimo”. A Bíblia nos admoesta a sermos envolvidos com esta compaixão de Jesus, dizendo: “Revesti-vos de entranhas de misericórdias” (Cl 3.12). Que o Eterno venha nos encher do amor e compaixão do Mestre diante desse mundo que está em trevas e extremamente carente das maravilhas do Reino de Deus.

CONCLUSÃO
Jesus nunca desprezou as necessidades dos seus ouvintes. Ele disse, certa vez, que nem só de pão vive o homem, mas não se mostrou insensível diante daqueles que desejavam alimentar-se. Portanto, façamos como o rapaz da lição, confiemos no Senhor Jesus.

GLOSSÁRIO
Admiração: Ver com surpresa, afeição, estima ou respeito.
Alforje: Duplo saco, fechado nas extremidades e aberto no meio, para equilibrar a carga sobre animais ou no ombro das pessoas.
Instar: Insistir, asseverar com firmeza.

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: ANÔNIMOS E ATALAIAS DE DEUS – Editora Betel - 3º Trimestre 2011 – Lição 03.


Nenhum comentário:

Postar um comentário