“Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte”. Ez 3.17
INTRODUÇÃO.
Muitos têm sede e fome de poder e grande “necessidade” de fama no meio evangélico, a saída do suposto “anonimato” (2Co 4.7-10). Muitas vezes temos visto pessoas até bem-intencionadas, incentivando a fama, a riqueza e a glória, coisas lícitas desde que sejam para o propósito de Deus.
1. CONHECENDO O ATALAIA DE DEUS
Nos tempos bíblicos, o atalaia ficava sobre o muro para advertir a cidade sobre o perigo e a aproximação de mensageiros (2Sm 18.24-27; 2Rs 9.17-20). Os profetas também eram chamados de atalaias ou vigias (Jr 6.17; Os 9.8; Hb 2.1). O texto que tomamos por base mostra-nos que Ezequiel tem de alertar que cada pessoa é responsável por seu próprio comportamento.
2. DEUS USA O SERVO ANÔNIMO
As Escrituras Sagradas estão repletas de pessoas anônimas, desde bons ou maus exemplos (1Co 10.11-13). O inimigo das nossas almas está ludibriando os incautos para buscarem a glória deste mundo (1Jo 2.15-17). Mas o nosso Deus usa aqueles que estão nos bastidores, mesmo que sejam ou estejam:
Sem aparência
Sem aparência
Sem reconhecimento humano
Sem holofotesAs Escrituras afirmam que “o mundo passa com toda a sua concupiscência: mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1Jo 2.17). Nós somos advertidos pela Bíblia para não amarmos o mundo, pois “se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” (1Jo 2.15). A glória deste mundo pode:
Minar a verdadeira féTirar do verdadeiro caminho
4. QUANDO OS ATALAIAS DESANIMAM E PERDEM SUAS CONVICÇÕESO profeta Elias é a figura de um verdadeiro homem de Deus (em Hebraico “Ish Elohim”, que significa “cujo Deus é Jeová”), mostrando sua fragilidade e ao mesmo tempo sua grandiosa fé. Predisse uma grande seca (1Rs 17.1), e era conhecido por alguns como o leão dos profetas, pois em seu ministério são vistas muitas realizações de Deus, prodígios maravilhosos. Vemo-lo obedecendo ao Senhor, indo habitar junto ao ribeiro de Querite (1Rs 17.5), os corvos o sustentaram miraculosamente (1Rs 17.6), foi alimentado pela viúva de Serepta (1Rs 17.9), mas parece que perdera por algum momento sua convicção. Três situações podem levar o atalaia ao desânimo. São elas:
Quando se sente sozinho
Quando deixa a depressão atuar
Quando deixa o verdadeiro esconderijo
Roubar a verdadeira esperança
Quando se sente sozinho
Quando deixa a depressão atuar
Quando deixa o verdadeiro esconderijo
CONCLUSÃO.
Podemos dizer que ser anônimo, porém atalaia de Deus, deve ser o lema do homem e da mulher que são convertidos ao Senhor. Vencer a carne, o pecado e o mundo é a maior vitória do servo de Deus. Devemos, portanto, cumprir a obra de um evangelista.
GLOSSÁRIO
Engalfinhar: Agarrar, agredir ou brigar.
Ludibriar: Enganar, confundir, escarnecer ou iludir.
Incauto: Imprudente ou sem vigilância.
Ludibriar: Enganar, confundir, escarnecer ou iludir.
Incauto: Imprudente ou sem vigilância.
Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: ANÔNIMOS E ATALAIAS DE DEUS – Editora Betel - 3º Trimestre 2011 – Lição 01.
Nenhum comentário:
Postar um comentário