quinta-feira, 21 de julho de 2011

Em Favor do Próximo



Exercer a caridade sendo solidário com as outras pessoas está relacionado à misericórdia, bondade e compaixão. E estes valores estão bem distantes da realidade atual.
Você já ouviu falar em gente que só pensa em "levar vantagem de tudo"? Pois é. No mundo em que vivemos isso é tido como "normal". Mas será que Jesus estava errado ao afirmar que "é melhor dar do que receber"? (At 20: 35). Existe alguma vantagem em ajudar os outros? Claro que sim! Falar do amor de Cristo e socorrer os necessitados alegra o coração de Deus e traz muitas bençãos para o cristão!

A Bíblia traz diversos exemplos de bondade, compaixão e misericórdia. Ser bom é fazer o que é certo. É tratar as outras pessoas com amor e respeito. Mas para que isto ocorra é preciso ter bondade e amor de Deus no coração. A bondade e a benignidade são frutos do Espírito Santos, e, portanto, provenientes de Deus (Sl 117:2; Ef 2:7; Tt 3:4), pois somente Deus é essencialmente bom (Mc 10:18). Além disso, o apóstolo Paulo deixa claro, que cada um deve administrar o dom que Deus lhe deu, da melhor maneira possível: "... o que reparte com os outros o que tem, que o faça com generosidade...; quem ajuda os outros, que ajude com alegria", (Rm 12:8).
Jesus ensinou que ao fazermos o bem a alguém, jamais devemos anunciá-lo a todos para recebermos elogios, mas ficarmos calados, para sermos recompensados por Deus, (Mt 6:1).
Aquele que faz boas obras para ser admirado por outros, é hipócrita e egoísta, buscando glórias para si mesmo. Os cristãos verdadeiros - jovens, crianças, adultos - setem prazer em contribuir com a família, com a igreja e com todas as pessoas necessitadas. Por isso, são amados pelo Senhor, (2Co 9:7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário