quarta-feira, 1 de junho de 2011

LIÇÃO 10 - A Luta Contra o Farisaísmo Hipócrita



“Guias cegos, que coais o mosquito e engolis o camelo!”. Mt 23.24

INTRODUÇÃO.
Muitos estão coando um mosquito e engolindo um camelo (Mt 23.24), se atendo a coisas pequenas de interesse particular e deixando passar outras altamente relevantes que jamais poderiam ficar esquecidas. A hipocrisia mostra muitos escondendo o que vai por dentro e mostrando o exterior espiritual e santo, que é falso e comprometedor.

1. MOSTRAR NO EXTERIOR AQUILO QUE NÃO TEM POR DENTRO
Hipócrita é a designação da pessoa que oculta a realidade atrás de uma máscara de aparência, uma fachada de bondade e amizade falsa ou exagerada.

2. COLOCAR CARGAS PARA OS OUTROS QUE ELES MESMOS NÃO CARREGAM
Pregar e ensinar o que não se vive. Criar regras para a igreja sob o pretexto de obediência para parecerem santos demais, mas eles próprios são imundos e escondem as suas verdadeiras identidades negativas.

3.REALIZAR OBRAS PARA SEREM VISTOS PELOS HOMENS
Dão esmolas, jejuam, oram, cantam, vão à igreja regularmente, carregam a Bíblia e saúdam os irmãos ostensivamente para serem vistos pelos homens (Mt 23.5). 

4. COAR UM MOSQUITO E ENGOLIR UM CAMELO
O hipócrita coloca a pureza exterior aparente acima da santificação real do coração, da mente e do espírito (Mt 23.25-28). Não adianta dar uma de santo; é preciso ser santo (1Pe 1.15).

CONCLUSÃO
O Evangelho não se resume em entregar os dízimos, vestir roupa de “crente” e seguir rigorosamente as instruções emanadas dos púlpitos das igrejas; tudo isto é válido, mas a nossa comunhão com Deus está acima da religião. A pureza interior deve sobressair, o amor ao próximo ressaltar a paciência com os fracos na fé e a sinceridade diante de Deus, não podem faltar.  


GLOSSÁRIO

Farisaísmo: Figuradamente é fingimento e falsa santidade.
Hipócrita: Ator de teatro, falso devoto, falsa aparência.
Filactérios: No judaísmo, par de pequenas caixas de couro que continham alguns trechos da Lei de Moisés.

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista Os Desafios da Igreja – Editora Betel - 2º Trimestre 2011 – Lição 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário