quinta-feira, 16 de junho de 2011

LIÇÃO 12 - A Luta Contra os Poderes das Trevas



“As armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando sofismas”. 2Co 10.4

INTRODUÇÃO

A luta contra os poderes das trevas é algo ininterrupto. Todo crente precisa saber como proceder diante das ofensivas de satanás. Ele, normalmente, age de forma sagaz, com artimanhas secretas. Quando o crente negligente percebe, já está enrolado até o pescoço. E não é de se admirar, pois o próprio satanás se transforma em anjo de luz (2Co 11.13-15).

1. CONTRA AS ASTUTAS CILADAS DO DIABO
Sem nenhum estardalhaço nem tocando sirene, o inimigo trabalha de forma disfarçada para ninguém perceber que é ele. Aliás, em muitos casos, só depois do estrago (alguns irreversíveis), é que se descobre que foi o diabo.

2. A LUTA NÃO É CONTRA A CARNE E O SANGUE
Muitos estão maltratando pessoas, ofendendo irmãos e destruindo o corpo, pensando que a nossa luta é contra seres humanos. As pessoas são boas, a influência de satanás e o pecado é que as fazem ruins.     

3. USANDO TODA A ARMADURA DE DEUS
Assim como as armas bélicas protegem o soldado comum, a armadura de Deus prepara o crente para enfrentar a batalha espiritual.

4. VIGIANDO COM TODA A PERSEVERANÇA E ORANDO EM TODO O TEMPO
Sozinho não se vence a força das trevas, só buscando o poder de Deus e a ajuda do Espírito Santo. Não podemos confiar em nossas próprias forças nem usar nossas armaduras humanas (Jr 17.5-9).

CONCLUSÃO
O crente não pode se descuidar, não pode abrir brechas para o ataque do inimigo. O adversário quer fazer do crente uma pessoa comum, amarrando, sub-jugando e amordaçando-o para não ser um mensageiro da Palavra de Deus. Mas ele está derrotado. Vigiemos e oremos em cessar.



GLOSSÁRIO

Astúcia: Manha, sagacidade, engano, artifício, ardil.
Principado: Dignidade de príncipe de um território ou estado.
Potestade: Poder, príncipe soberano de grande autoridade

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista Os Desafios da Igreja – Editora Betel - 2º Trimestre 2011 – Lição 12.


Nenhum comentário:

Postar um comentário