quarta-feira, 8 de junho de 2011

LIÇÃO 11 - A Luta Contra o Procedimento Ilícito na Sociedade



“Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha”. Ef 5.12

INTRODUÇÃO
O procedimento ilícito tem ganhado força nos últimos dias, pois o aumento da iniquidade continua incontrolável. Muitos não estão preocupados ou enxergando mal o abismo na sua frente, têm seus olhos vendados. Outros parecem gostar deste mal que assola as igrejas em todas as partes.

1. ACEITAR A DESONESTIDADE COMO NORMAL
A honestidade pede socorro, pois ser desonesto está em alta. Hoje um homem honesto é chamado de bobo. Quando não participa de algo errado é tirado do meio, pois está “prejudicando” o bom andamento da corrupção.

2. ACEITAR O JUGO DESIGUAL COM NATURALIDADE
“Vou ganhá-lo(a) pra Jesus; vou influenciar no meio em que estou; serei uma luz no meio das trevas; sal para temperar o ambiente”. Todas estas expressões podem representar falácias, pois quando chega o momento certo, pode-se mudar completamente e se deixar contaminar.

3. ACEITAR OS ESCÂNDALOS COM TOLERÂNCIA
Os escândalos surgem da noite para o dia, são tantos que as pessoas começam a se acostumar com eles e não ligar mais. Alguns cristãos ainda dizem: “Não sou perfeito”. Muitos já perderam a sensibilidade cristã, estando com a consciência cauterizada e não conseguindo mais defender o rebanho de Cristo dos lobos.

4. ACEITAR A FALTA DE ÉTICA NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO
O crente deve dar testemunho em sua profissão, principalmente os profissionais liberais e os que trabalham por conta própria. Quando pegar um serviço, cumprir o contrato da melhor forma possível, sem dar prejuízo ao contratante. Os cristãos empregados devem ser o “funcionário padrão” (Ef 6.6-7; Cl 3.22-23). Todas as profissões têm seus códigos de ética que não devem ser descumpridos.

CONCLUSÃO
Ninguém está imune! Quem não vigiar e não tomar muito cuidado, poderá ser atingido por este mal que assola até os crentes que se dizem lavados pelo sangue de Jesus. Examinemos todos os nossos procedimentos à luz da Bíblia, para que não venhamos a ficar reprovados depois de pregar aos outros e sermos rejeitados por Deus (1Co 9.27; 2Co 13.5).  

GLOSSÁRIO

Ilícito: Contrário à moral ou ao direito; errado, ilegal.
Sinceridade: Sem fingimento, sem malícia ou maldade.
Complacente: Misericordioso, bondoso, benigno; que perdoa. 

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista Os Desafios da Igreja – Editora Betel - 2º Trimestre 2011 – Lição 11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário