quinta-feira, 23 de junho de 2011

LIÇÃO 13 - A Luta Contra Todas as Sortes de Vícios



“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. Fp 4.8

INTRODUÇÃO
O vício tem destruído pessoas, arrasado famílias e manchado sociedades, traumatizando e deprimindo vidas. Muitas pessoas perdem o que têm e o que não têm; chegam a destruir a própria vida e levar outras pessoas a se perderem também. O vício é uma perdição na vida do ser humano e uma catástrofe para as sociedades.

1. O VÍCIO ESCRAVIZA O HOMEM
O vício, no começo, satisfaz, trazendo alegria passageira. Mas no segundo momento deixa a pessoa deprimida, angustiada, irritada e com muitas outras consequências, inclusive tendência ao suicídio.

2. O CORPO DO SALVO É O TEMPLO DO ESPÍRITO
Sabemos que os corpos são nossos, mas não podemos usá-los como bem entendermos, precisamos ser criteriosos e evitar o que prejudica ou corrompe a morada do Espírito Santo. Cuidado com o que você vai fazer ao seu corpo, porque pode ofender o Espírito Santo, Ele está dentro de nós (Ef 4.30).

3. O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM
A jogatina promete riqueza fácil sem derramar suor do rosto, sem gastar energia. Mas Paulo diz: “Se alguém não quer trabalhar, também não coma” (2Ts 3.10). Em 1Ts 4.11 ele afirma que devemos tratar dos nossos próprios negócios e trabalhar com as nossas próprias mãos.

4. OS VÍCIOS SÃO PECAMINOSOS E REPETITIVOS
Existem pecados que não são vícios, mas todos que se tornam repetitivos passam a ser vícios. Existem pecados que são acidentes de percurso.

CONCLUSÃO
O crente não pode estar envolvido com nenhum tipo de vício, seja ele conhecido ou não, pois sabemos que alguns vícios são conhecidos somente por Deus e outros ficam expostos e aparentes diante da sociedade. 


GLOSSÁRIO
Sorte: Que se atribui ao acaso, imprevisível.
Vício: Mau hábito; condenável, prejudicial.
Escravizar: Subjugar, oprimir, colocar na dependência.
Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista Os Desafios da Igreja – Editora Betel - 2º Trimestre 2011 – Lição 13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário