quarta-feira, 24 de abril de 2013

PAÍSES PERSEGUIDORES _ Afeganistão [3º]



Em 2013, o Afeganistão desceu uma posição no ranking de Classificação de países por perseguição, passando da segunda, para a terceira. Infelizmente, isso não representa necessariamente uma melhoria à segurança e qualidade de vidas dos cristãos, mas sim uma piora no contexto saudita de liberdade religiosa.

A Constituição afegã afirma que o Islamismo é a religião oficial do país, mas os seguidores de outras religiões têm o direito de professar sua fé e praticar seus ritos e cultos abertamente, desde que dentro dos limites impostos pela lei islâmica (Sharia). O que já estava ruim piorou um pouco mais: após assumir o governo do país em 1996, o Talibã impôs duras restrições a outras religiões, que são refletidas até hoje. Seu mandato terminou em 2001, com a invasão norte-americana, dando lugar à República Presidencialista de Hamid Karzai.

No Afeganistão, a maior influência negativa sobre os cristãos ocorre através de controle social importo pela própria família; existe pouco espaço para a individualidade. Quando alguém deixa o Islã para seguir a Jesus, isto é considerado uma grande vergonha à honra da família. Para restaurá-la, os parentes se unem para pressionar a ovelha negar a retornar ao aprisco.

Fonte: Portas Abertas

Nenhum comentário:

Postar um comentário