quarta-feira, 17 de abril de 2013

LIÇÃO 03 - Os Cuidados com a Família e o Ministério Cristão



TEXTO ÁUREO
“Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?” 1Tm 3.5

OBJETIVOS DA LIÇÃO
1. Mostrar que não podemos deixar que as pequenas coisas destruam as nossas realizações no casamento;
2. Deixar claro as responsabilidades dos conjugues;
3. Ressaltar os cuidados no ministério cristão.

INTRODUÇÃO
A primeira instituição criada por Deus foi a família para dar estrutura a humanidade como uma sociedade organizada. Sem dúvida fomos criados por Deus para ter comunhão com Ele, mas Deus também nos criou para sermos criaturas sociais. Gênesis 2.18 diz: “... não é bom que o homem esteja só...” O homem depende um do outro. A família é a base de todos os relacionamentos para o ser humano. Nela aprendemos a interação pessoal, formulamos as ideias sobre os limites até onde podemos ou devemos ir, o que é aceitável e o que não é, aprendemos a cultura, a língua, os costumes, os padrões sociais; enfim, tudo o que é necessário para viver, sobreviver, agir e reagir, nós aprendemos na estrutura da família.

1. cuidados com a família
O cristão casado deve desenvolver um papel fundamental diante de Deus, como instrumento de honra para conduzir a família constituída ao ideal planejado por Ele. Há responsabilidades que devem ser repartidas entre os conjugues como: liderança, exemplos para os filhos e a sociedade e o cultivo do amor entre ambos. Sem dúvida o mais importante destes é o amor, pois sem o amor verdadeiro não é praticável a vida a dois.

2. considerações na vida dos filhos
Os filhos são herança do Senhor, são a recompensa dos pais na relação conjugal (Sl 127.3). Eles são sempre apontados de forma positiva nas Escrituras, notadamente no ministério público de Jesus Cristo. Eles são destacados proeminentemente como capital espiritual e econômico do povo de Deus, uma verdadeira recompensa da parte de Deus, que nos ensina que os filhos são bens ativos e não dívidas. No entanto, o padrão dos filhos numa família cristã, é seguir o que foi estabelecido pelos pais.

3. cuidados com o ministério cristão
Há muitos ministérios na Igreja, mas o de liderança é o de maior exigência. A vida do obreiro não pode ser conduzida de qualquer maneira. Suas responsabilidades e obrigações, quando bem sucedidas, influenciam positivamente na história dos membros do corpo de Cristo. Se alguém tem o desejo de ser líder episcopal, que seja, mas há algumas condições:
1) precisa ter boa reputação;
2) ser fiel à esposa;
3) se de fácil relacionamento com os membros e não membros;
4) deve possuir entendimento no que diz;
5) não pode ser controlado por bebida forte;
6) ter autoridade sem autoritarismo;
7) ser generoso;
8) não ser ganancioso;
9) ser bom administrador;
10) deve ter atenção especial aos filhos, para que tenha respeito deles, pois quem não controla a família não terá condições reais de conduzir o rebanho de Deus;
11) não pode ser novo convertido, para que não caia no laço do diabo; e,
12) finalmente, ter bom testemunho dos de fora do Reino.

CONCLUSÃO
A lição de hoje foi para confrontar e aproveitar a oportunidade de ministrar às famílias que por falta de vigilância, têm abandonado o sacerdócio do lar, identificando as pequenas coisas que edificam ou destroem as famílias. Que cada um possa fazer a sua parte como instrumentos de honra para conduzir a família constituída ao ideal planejado por Deus.
Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel.
Revista: PONTOS SALIENTES DA NOSSA FÉ – Editora Betel - 2º Trimestre 2013 – Lição 03.

Nenhum comentário:

Postar um comentário