sábado, 5 de janeiro de 2013

LIÇÃO 01 - O Retorno ao Primeiro Amor



TEXTO ÁUREO
“Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas”. Ap 2.5

OBJETIVOS DA LIÇÃO
1. Relembrar as primeiras obras como motivação para uma vida renovada;
2. Mostrar que a doutrina e o zelo pela ortodoxia não poderão substituir o amor de Cristo;
3. Ensinar como o cristão pode voltar ao primeiro amor.

INTRODUÇÃO
Nesta lição estudaremos sobre a necessidade de voltarmos ao primeiro amor. Tal retorno significa voltar ao amor original, com as primeiras práticas cristãs. Vamos estudar a mensagem de João a uma das sete igrejas da Ásia. Saber como eles perderam o seu primeiro amor, e descobrir que, apesar de toda a sua frieza espiritual, era possível eles retornarem ao início de tudo.

1. A mensagem à igreja de Éfeso
A cidade de Éfeso era a capital da província da Ásia (Ap 1.4). Uma cidade de beleza única, e a quarta maior cidade do império romano. Nesta metrópole agitada estava construído o templo da deusa Diana (At 19.23-27), considerado por muitos como uma das sete maravilhas do mundo antigo. O procônsul precisava desembarcar ali quando iniciava o seu ofício de governador da Ásia. Por Éfeso, passava a estrada principal para Roma, lugar que, segundo os historiadores, prisioneiros cristãos eram transportados para serem lançados às feras como alimento. Inácio chamou aquele lugar de a rota dos mártires.

2. A frieza dos cristãos de Éfeso
O caráter da igreja de Éfeso tinha um diferencial em relação às demais igrejas. Estava alinhada com as práticas litúrgicas e doutrinárias, mas divorciada da prática da piedade e do exercício do amor. Eles haviam esquecido o primeiro amor, e não se importavam mais com esse tema.

3. o retorno ao primeiro amor (ap 2.5)
Um autor renomado já disse que aqueles crentes haviam caído de suas maiores elevações espirituais; tinham caído do serviço motivado pelo princípio do amor; tinham caído apesar de sua ortodoxia; tinham caído a despeito de continuarem a defender a verdade; tinham caído apesar de seus labores religiosos e apesar de sua lealdade em meio a perseguição. Eles precisavam retornar ao primeiro amor. Para que isso acontecesse, o Salvador aponta o caminho dizendo que eles tinham que se lembrar, arrepender-se e praticar as primeiras obras.

CONCLUSÃO
A mensagem de Jesus à Igreja que estava na cidade de Éfeso denunciava sua frieza espiritual, sem, contudo, deixar de reconhecer suas virtudes na defesa da fé cristã. Aquela igreja, não havia deixado de ser povo de Deus, mas precisava urgentemente voltar à prática original da fé, pois eles haviam esquecido o primeiro amor, e não se importavam mais com esse tema.

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel.
Revista: VIDA CRISTÃ VITORIOSA – Editora Betel - 1º Trimestre 2013 – Lição 01.

Nenhum comentário:

Postar um comentário