quarta-feira, 27 de março de 2013

LIÇÕES EBD - 1º Trimestre de 2013


VIDA CRISTÃ VITORIOSA
Respostas Bíblicas
para a Igreja do Século XXI


A capa mostra uma árvore frondosa emergindo do deserto como analogia de uma vida vitoriosa me Cristo.

"Que essas lições possam afetar positivamente a vida de cada cristão individualmente, e que o reino de Deus possa expandir-se por todo o mundo."

Peça ao Espírito Santo para fazer a diferença em sua aula! 
Ore, leia a Bíblia, consulte sua revista, estude a lição. Uma boa consulta a  outras obras fidedignas enriquecerá seus conhecimentos.

Abaixo lições e subsídios para este trimestre.

LIÇÃO 01 - O retorno ao primeiro amor
LIÇÃO 02 - A importância do ensino cristão
LIÇÃO 03 - A ignorância de uma geração
LIÇÃO 04 - João Batista, um homem resignado
LIÇÃO 05 - Liderança em tempo de reformas
LIÇÃO 06 - O exercício do dom de profecia na igreja atual
LIÇÃO 07 - A instituição do discipulado
LIÇÃO 08 - O legado de Jesus Cristo para sua igreja
LIÇÃO 09 - A teologia da prosperidade e o cristianismo puro e simples
LIÇÃO 10 - A Bíblia revela a soberana vontade de Deus
LIÇÃO 11 - A parábola do filho pródigo e as lições para a igreja atual
LIÇÃO 12 - Jesus Cristo é o maior e único de todos
LIÇÃO 13 - A urgência de um avivamento genuíno


RESUMO CONCLUSIVO

RESUMO CONCLUSIVO - 1º Trimestre de 2013



MEMORIZANDO O QUE APRENDEMOS NAS 13 LIÇÕES DA REVISTA
“VIDA CRISTÃ VITORIOSA”

Lição 1 – o retorno ao primeiro amor
Nesta lição estudamos sobre a necessidade de voltarmos ao primeiro amor. Tal retorno significa voltar ao amor original, com as primeiras práticas cristãs. Estudamos a mensagem de João a uma das sete igrejas da Ásia. Saber como eles perderam o seu primeiro amor, e descobrir que, apesar de toda a sua frieza espiritual, era possível eles retornarem ao início de tudo. Aprendemos que a mensagem de Jesus à Igreja que estava na cidade de Éfeso denunciava sua frieza espiritual, sem, contudo, deixar de reconhecer suas virtudes na defesa da fé cristã. Aquela igreja não havia deixado de ser povo de Deus, mas precisava urgentemente voltar à prática original da fé, pois eles haviam esquecido o primeiro amor, e não se importavam mais com esse tema.

LIÇÃO 2 – a importância do ensino cristão
Vimos como o ensino cristão atua na vida como um todo. Ele abarca todos os aspectos da vida humana, tanto para o presente como para a eternidade. Na família ou no indivíduo, o seu impacto é sempre positivo. Sua fonte de autoridade são as Escrituras, e seus propósitos são fundamentais para promover progresso social. Estudamos sobre a natureza, os propósitos e os resultados desse ensino, cujo coração pode se resumir pelo fato de Jesus Cristo viver através de nós, a sua igreja; e que isso é demonstrado quando desenvolvemos o sentimento de amor em nós mesmos nas três direções como falamos acima. É dessa maneira que não vivemos meramente, mas que espelhamos o Filho de Deus para que todos vejam e tenham oportunidade de viver segundo a sua graça, amor e poder.

LIÇÃO 3 – a ignorância de uma geração
Nesta lição estudamos sobre os grandiosos feitos de Deus na geração de Josué. Como o povo de Israel desfrutou com intensidade, da prosperidade divina enquanto estiveram no caminho da obediência com Ele, usufruindo de uma vida de qualidade, muita chuva, terras férteis e abundantes colheitas. Vimos que, no entanto, foram contaminados com os costumes dos pagãos e apostataram da fé. Mas vimos ver que a importância de um legado espiritual pode fazer toda a diferença para as gerações futuras.
Aprendemos que embora o cristão, como qualquer outra pessoa, aprenda com seus próprios erros e sofrimentos, a maioria deles são desnecessários, uma vez que tudo quanto foi registrado nas Escrituras é destinado para o nosso ensino, consolação e esperança (Rm 15.4). Não é necessário, por exemplo, que Deus cerre as janelas e as portas do céu contra o nosso crescimento financeiro, mas, às vezes, fá-lo para nos conduzir de volta a sua presença, caso contrário, o prosperar, sem Ele, poder-nos-ia levar a uma derrota total e eterna.

LIÇÃO 4 – joão batista, um homem resignado
João era de origem simples, como vimos nesta lição, porém, de uma grandeza admirável. Apesar de ter hábito alimentar e vestuário heterodoxos dos seus contemporâneos, ele conseguia ser uma poderosa fonte de influência para eles, no que tangia a esperança do reino messiânico. É tanto, que as suas raízes, sua missão e sua autoresignação fizeram dele uma estrela de primeira grandeza no cenário bíblico de sua época.
Aprendemos que assumir uma posição profética em toda sua dimensão bíblica exige um elevado grau de maturidade, de fé e de muita resignação. Se nos poupamos do sofrimento, se agimos sempre “dando um jeitinho” e somos infantis assumindo uma posição dúbia (em cima do muro), Deus não pode contar conosco para o exercício profético. Apenas há vida multiplicada quando a semente morre (Jo 12.24).

LIÇÃO 5 – liderança em tempos de reformas
Nesta lição vimos que a situação social e religiosa que precedeu à reconstrução de Jerusalém, sob a liderança de Esdras, Zorobabel e Neemias, foi a de completo abandono. Com a expatriação das classes sociais mais influentes para a Babilônia em três etapas, a condição das terras de Judá e principalmente de Jerusalém foi a de desamparo e de extrema pobreza. Os que retornaram agora juntos com os nativos precisavam de uma liderança reformadora, o que coube a Zorobabel, Esdras e Neemias. Constatamos que apesar dos grandes desafios, esse foi um tempo de prosperidade e de alegria para os judeus, que retornaram para as suas terras, reconstruíram o templo, os muros, a cidade, retomaram o comércio, etc. Todavia, não teriam conseguido sem líderes capazes como Esdras, Zorobabel, Neemias e vários outros reformadores.
Concluímos e aprendemos que realizar a obra de Deus é se mover, empreender reformas, é ter coragem para um recomeço na vontade d’Ele. Se assim é, mexa-se e faça cada um a sua parte!

LIÇÃO 6 – o exercício do dom de profecia na igreja atual
Esta lição nos mostrou que a falta de conhecimento dos dons espirituais deve ser combatida com o bom ensino. Porém, lamentavelmente, nunca houve tanto desconhecimento acerca do dom de profecia como em nossos dias. Há questionamentos que vão desde os mais banais até os mais sérios. É impossível responder a todos numa única lição. Na verdade, precisaríamos de um livro inteiro para isso, mas tratamos aqui alguns dos principaisquestionamentos acerca do tema.
Ao final do estudo concluímos que todos devem buscar com zelo o dom de profetizar, posto que pela graça tal manifestação é amplamente acessível aos membros do corpo de Cristo. Aprendemos que enquanto a Igreja estiver neste mundo, ela manifestará a sabedoria de Deus através dos dons que poderão ser exercidos por fé e pela manifestação que for concedida a cada um para proveito geral.


LIÇÃO 7 – a instituição do discipulado
A palavra discipulado vem do latim ‘discipulatu’ e quer dizer aprendizado. Quando dizemos discipulado bíblico, referimo-nos ao aprendizado de quem Jesus é e do que nos ordenou a fazer à luz da Bíblia Sagrada. Enquanto que evangelizar é transmitir, propagar as boas novas a todos, discipular é um compromisso mais profundo e envolvente através do ensino, convivência e exemplo, basta olharmos para Jesus e veremos isso, é o que vimos na sétima lição.
Nesta lição aprendemos que ninguém faz discípulos para si, mas para o reino de Deus através de sua vida do lugar onde estamos. Vimos que regressar ao discipulado bíblico é uma exigência urgente em nossos dias, por se tratar um retorno ao método primitivo do cristianismo com toda a sua eficácia, sem necessariamente abrirmos mão dos meios modernos de comunicação.

LIÇÃO 8 – o legado de jesus cristo para sua igreja
Uma das importantes características de Jesus era a capacidade de transformar os seus discípulos em pessoas ativas, dinâmicas e com habilidade de transmitir suas ideias. Ele não idealizou um grupo de homens e mulheres passivos, tímidos, com a personalidade anulada. Antes os encheu do Espírito Santo após sua ressurreição para que levassem o seu legado a humanidade.
Nesta lição vimos que Cristo Jesus compartilhou conosco toda a sua herança sem jamais empobrecer, então somos co-herdeiros com Ele. Seu propósito foi tornar-se um modelo vivo de inspiração para todos nós neste particular. Aprendemos que cumpre a nós deixarmos também um legado, devemos pensar hoje, em como queremos ser lembrados no dia do nosso sepultamento.

LIÇÃO 9 – a teologia da prosperidade e o cristianismo puro e simples
Nesta lição, aprendemos mais a fundo sobre a teologia da prosperidade, um movimento de origem inglesa, mas com enorme receptividade no Brasil, que surgiu a partir de 1980. A teologia da prosperidade também é conhecida como “confissão positiva”, “palavra da fé”, “movimento da fé” e “evangelho da saúde e da prosperidade”. Ao contrário do que se imagina, as doutrinas desse movimento não surgiram no pentecostalismo, e sim de algumas seitas sincréticas da Nova Inglaterra. No entanto foi exatamente no meio pentecostal que essa teologia mais conseguiu se firmar.
Aprendemos através deste estudo que ter bens materiais não significa necessariamente ser próspero na linguagem bíblica, e que valorizar a pobreza também não é sinal de humildade cristã.
O que precisamos entender acima de tudo é que os bens que possuímos são dádivas de Deus para suprir nossas necessidades e nos trazer satisfação pessoal. Mas não podemos nos esquecer, em momento nenhum, que se temos bens materiais é porque temos a oportunidade de dividir com quem não tem.

LIÇÃO 10 – a bíblia revela a soberana vontade de deus
Como fundamento primário da fé, os cristãos têm que ter as Escrituras Sagradas como verdade inegociável, pelo fato de ser ela inspirada por Deus. Nesta lição vimos que a Bíblia é fundamental para que a humanidade possa conhecer não somente o evangelho, mas todo o conselho de Deus. Suas palavras são vida, e tem o poder de transformar o pior dos homens em seres humanos socializados, vivendo de forma digna e honrosa. Ela é infalível, não contém erros e é necessária para todos.
Após termos estudado sobre o tema as Escrituras como Palavra de Deus, todos nós estamos mais preparados para seguir nossa jornada de fé rumo ao alvo que é Cristo. Não podemos esquecer que, somente através do estudo sistemático da Bíblia Sagrada, é que conseguiremos ter uma fé mais forte diante das grandes dificuldades que essa vida nos proporciona. Que possamos amar a Bíblia a semelhança do salmista que disse “Antes tem o seu prazer na Lei do Senhor e na Sua lei medita de dia e de noite” (Sl 1.2).

 LIÇÃO 11 – a parábola do filho pródigo e as lições para a igreja atual
Nem todos os judeus aceitaram Jesus como o Messias, todavia isso não fez com que Ele parasse a sua missão. O seu caráter não foi afetado, apesar da toda a oposição da religiosidade de homens maus. Apesar de toda a pressão, continuou em direção ao triunfo da ressurreição, sem intimidar-se com a turba que o oprimia, tentando desviar de sua gloriosa missão. E, na rejeição de seu povo (Jo 1.11,12), foi buscado pelos que não perguntavam por ele, foi achado por aqueles que nunca o buscaram, pessoas que não conheciam o seu nome, receberam a oportunidade de serem recebido por Ele (Is 65.1).
O que percebemos, através de Lucas 15, é que o Senhor Jesus, apesar de respeitar a sua cultura, não estava de acordo com ela, pois os judeus tinham uma repulsa pelo que era novo, evitavam os estrangeiros, taxando-os de cães, quer dizer daquela maneira nunca trariam os gentios a fé no Deus verdadeiro. Devemos ter cuidado com a nossa maneira de pensar, Deus não é patrimônio de religião, templo ou nação alguma, ou mesmo denominação, pois a visão divina é de longo alcance, é incluível e eterna. E se não tivermos cuidado com os nossos pensamentos, nós é que seremos cortados da relação com Ele.

LIÇÃO 12 – jesus cristo é o maior e único de todos
Nesta lição vimos que, após um circuito de pregação itinerante junto dos discípulos e a realização de muitos milagres, Jesus sofreu grande oposição por parte dos escribas e fariseus. E aí se vê obrigado a reagir em defesa de seu trabalho. Os líderes religiosos censuram a inobservância do sábado dos discípulos, pois Jesus os ensinou mais sobre o valor das pessoas do que a observância de dias. Por isso também eles o acusaram de operar exorcismo e curar pelo poder de belzebu. O Mestre então reagiu revelando a sua grandeza, e repreendeu-os severamente em sua incredulidade e malícias. Aqui está quem é maior, a sabedoria e o poder de Deus, Cristo Jesus.
Escândalo para uns e loucura para outros. Nem a perseguição ou a morte o derrotaram, tudo isso passou, mas venceu por ser maior.
Concluímos que cabe a nós analisar o nosso coração para que jamais seja infiel e do Diabo se afastar, pois o verdugo espiritual aí está pronto para trazer seu reforço e tornar a nossa vida um tormento e, no final, a perdição. Sejamos corajosos e combatentes até, por fim, virmos a descansar em Cristo.

LIÇÃO 13 – a urgência de um avivamento genuíno
Nesta lição tivemos como nosso propósito definir, demonstrar como se expressa o avivamento e alguns cuidados principais que se devem ter com ele. Vimos que esse cuidado é para todos aqueles que estão envolvidos nesse fenômeno religioso quanto aos excessos que se deve evitar. Aproveitemos esse momento, pois o assunto é muito interessante em si.
Concluímos que nós brasileiros temos a fama evangélica de vivermos num contínuo avivamento, o que causa admiração nas igrejas dos outros países. Há um número de igrejas que, a cada tempo, surge das mais variadas denominações, curas e milagres, mas infelizmente não temos profundidade escriturística. Somos acusados por alguns de termos a grandeza de um oceano, mas a profundidade de uma piscina, posto que a Palavra tenha sido muito prescindida.


MENSAGEM DA EDITORA BETEL PARA VOCÊ, ALUNO, AO FINDAR DE MAIS
UM TRIMESTRE:
Prezado (a) aluno (a) da Escola Bíblica Dominical, a paz do Senhor! Muito obrigado por ter caminhado conosco durante o 1º. Trimestre de 2013. Esperamos ter contribuído para o enriquecimento de seus conhecimentos. Nosso próximo assunto será “PONTOS SALIENTES DA NOSSA FÉ -Doutrinas essenciais para a prática de uma vida cristã sadia e equilibrada”. Que Deus possa lhe abençoar e lhe dar forças para continuar conosco nesta árdua, mas recompensadora tarefa, de semear a “boa semente”. Contamos com a sua presença em nossas próximas aulas dominicais. Deus abençoe você e toda a sua família.

Editora Betel, Março de 2013.

terça-feira, 26 de março de 2013

LIÇÃO 13 - A Urgência de Um Avivamento Genuíno



TEXTO ÁUREO
“Ouvi, Senhor, a tua palavra e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia”. Hc 3.2

OBJETIVOS DA LIÇÃO
1. Definir e apresentar características gerais de um verdadeiro avivamento;
2. Mostrar como podemos alcançar o genuíno avivamento;
3. Manter os cuidados que se deve ter em meio ao avivamento.

INTRODUÇÃO
O nosso tema em apreço não visa atacar ninguém. É nosso propósito definir, demonstrar como se expressa o avivamento e alguns cuidados principais que se devem ter com ele. Esse cuidado é para todos aqueles que estão envolvidos nesse fenômeno religioso quanto aos excessos que se deve evitar. Aproveitemos esse momento, pois o assunto é muito interessante em si.

1. bases de um avivamento genuíno
Antes de falar das características gerais de um avivamento, vejamos o que ele é. Avivamento é o ato ou efeito de avivar, trazer vida, produzir ânimo. Quer dizer, buscar e receber vida espiritual em Deus; ter o ânimo renovado por meio da ação do Espírito Santo e da busca pessoal. Seja buscando ou recebendo o avivamento consiste numa concentração especial da presença de Deus (At 2.1-4).

2. expressões do verdadeiro avivamento
Não raro temos concepções erradas acerca de um avivamento verdadeiro, atribuímos nossos conceitos à luz daquilo que ouvimos ou de nossa experiência e esquecemo-nos de que avivamento é a vida plena de Jesus Cristo em nós demonstrada por meio de frutos e graça Deus, como veremos a seguir.
2.1. Expressão de renovo espiritual
2.2. Demonstração do fruto do Espírito
2.3. Testemunho com graça renovada

3. cuidados principais quanto ao avivamento
O avivamento deve ser preservado, mas o excesso de zelo pode acabar por extinguir o agir do Espírito, quer dizer, ter um efeito contrário. Por exemplo, alguns líderes tem tanto medo de que as manifestações não sejam do Espírito de Deus que acabam por extingui-lo. Outros ficam tão preocupados em perder as rédeas do culto, por causa das manifestações espirituais que desestimulam os irmãos e entristecem o Espírito Santo. Devemos ter cuidados sim é o que abordamos aqui, mas, sobretudo, este é um trabalho de fé, Aquele que começou o avivamento com o passar dos dias o aperfeiçoará.

CONCLUSÃO
Nós brasileiros temos a fama evangélica de vivermos num contínuo avivamento, que causa admiração nas igrejas dos outros países. Há um número de igrejas que, a cada tempo, surge das mais variadas denominações, curas e milagres, mas infelizmente não temos profundidade escriturística. Somos acusados por alguns de termos a grandeza de um oceano, mas a profundidade de uma piscina, posto que a Palavra tenha sido muito prescindida.
Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel.
Revista: VIDA CRISTÃ VITORIOSA – Editora Betel - 1º Trimestre 2013 – Lição 13.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Novas Revistas Infantis _ 2º Tri de 2013


Prezada Professora,
Iniciar um novo trimestre é um desafio e, ao mesmo tempo, um privilégio. São inúmeras as emoções que fazem parte da vida de um professor: o peso da responsabilidade em levar a Palavra de Deus aos pequeninos de forma precisa e o peso da responsabilidade de tê-los em sua tutela; a expectativa de ensinar belas histórias de forma didática e graciosa e a ansiedade de conhecer sua turminha.
Durante este período, a cada encontro, você terá a oportunidade de apresentar às crianças do maternal, aspectos fundamentais sobre a primeira instituição criada por Deus - a Família. Dentre muitos outros temas, serão enfocados o amor, a união, o respeito e a cooperação que deve haver entre os membros da família. Este assunto deve ser abordado com seriedade, mas de forma simples, espontânea e criativa, a fim de facilitar a compreensão dos conteúdos das lições.
Tenha convicção que o Senhor a ajudará a alcançar os objetivos propostos em cada lição, pois, sendo Ele o Autor, tem propósitos e zelo especial pela família.                                  
Que Deus te abençoe!




Olá, querido professor!
Neste novo trimestre, estudaremos um tema relevante para a formação espiritual das crianças: a Criação de Deus.
Os primeiros capítulos do livro de Gênesis foram escritos a fim de esclarecer ao homem o processo criador do Eterno. Apenas por sua palavra, Ele fez surgir o Universo e tudo que nele existe. Através da Criação, Deus se revela ao mundo.
Você e seus alunos terão o privilégio de aprender, de modo agradável e interativo, o processo criador do Pai, além de conscientizarem-se sobre a importância da gratidão ao Pai que tudo fez.
Creia que o Senhor a ajudará a alcançar os objetivos propostos em cada lição, pois, sendo Ele o Supremo Criador, tem propósitos especiais no ensino de Sua Palavra.
Que Deus lhe abençoe!



Prezado Professor,
É sempre uma honra imensurável compartilhar com você do mesmo propósito: a edificação e o avanço do Reino de Deus, através do ensino da Palavra. Temos convicção que as lições apresentadas serão de grande valor para o crescimento espiritual de todos os seus alunos.
Durante este trimestre, estaremos nos aprofundando no estudo do livro mais importante de todos os tempos: a Bíblia! Conheceremos a divisão das Escrituras Sagradas, os escritores dos livros bíblicos e os diversos ensinamentos deixados pelo Senhor através de sua santa e preciosa Palavra. Esta é uma ótima oportunidade para mostrar a sua turma, quão maravilhoso é seguir, em amor e obediência, a Palavra de Deus.
Dedique-se com afinco ao aprendizado acerca desse valioso bem que o Senhor nos deixou, a Bíblia Sagrada, e seja muitíssimo abençoado!




Prezado Professor,
Estamos imensamente felizes em poder iniciar mais um trimestre. Como professor, certamente, você é um agente fundamental para que os alunos de sua turma conheçam as emocionantes e instrutivas histórias contidas na Bíblia.
Nesse período estaremos estudando algumas histórias dos livros de Êxodo e Josué. São ensinamentos que evidenciarão o imensurável poder, fidelidade e amor de Deus para com os seus servos.
Que Deus o ajude a transmitir com fidedignidade o conteúdo dessas lições, a fim de despertar em seus alunos o desejo ardente de continuar conhecendo esse maravilhoso Deus.
Creia que Deus o capacitará adequadamente para o cumprimento desse imprescindível ministério!


Nova Revista Adolescer + _ 2º Tri de 2013


Prezado Professor,
É uma honra estarmos juntos mais um trimestre, interagindo e cooperando no processo de aprendizagem e crescimento espiritual dos alunos. Depois de um assunto contemporâneo, neste trimestre mergulharemos nas histórias bíblicas de reis e rainhas que governaram ou, de alguma maneira, influenciaram a nação de Israel.
Trata-se de um tema histórico, portanto, é necessário que o professor esteja bem preparado para responder às questões que possivelmente surgirão sobre a época dos acontecimentos. Busque, também, outras fontes para que você se aprofunde no reinado de cada um. Destacamos os principais monarcas que, entre erros e acertos, têm muito a nos ensinar.
É primordial que você estude toda a história na Bíblia, porque ela é rica em detalhes. Na lição, há apenas um resumo da história, destacando os principais fatos de cada reinado. Na introdução das lições, procuramos fazer um link com a anterior, de modo que as treze lições ficassem ligadas em ordem cronológica. Aproveite para fazer uma revisão a cada nova lição.
Desejamos que você e seus alunos aproveitem ao máximo este estudo e tornem-se cada vez mais semelhantes ao Rei dos reis. 
Que Deus te abençoe!

Nova Revista Viver + _ 2º Tri de 2013


Carta ao Professor,
Somos gratos a Deus pela maravilhosa oportunidade de juntos podermos levar aos adolescentes o conhecimento das Escrituras Sagradas.
Neste trimestre, estudaremos o Pentateuco – os cinco primeiros livros do Antigo Testamento escritos por Moisés: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
Esses livros são de fundamental importância para a compreensão de toda a Bíblia. Neles, encontramos a história da Criação, o surgimento do povo de Israel e sua entrada em Canaã, a Terra Prometida.
Trata-se de um tema histórico, portanto é necessário que o professor esteja bem preparado para responder às questões que possivelmente irão surgir sobre a época dos acontecimentos. Busque também outras fontes para que você se aprofunde no assunto.
Ao longo desse estudo, não só identificaremos a revelação de Deus sobre o perfeito plano de Salvação em Jesus, como aprenderemos acerca dos passos e procedimentos certos a seguir, a fim de experimentar um crescimento espiritual sadio que nos permita entrar na Canaã celestial.
Que Deus o ajude a transmitir esses ensinamentos aos alunos de tal forma que isto se torne realidade em suas vidas.
Que Deus o abençoe!

domingo, 24 de março de 2013

Nova Revista Jovens e Adultos - 2º Tri de 2013


Ao examinar as Escrituras Sagradas, com dedicação e temor, pude escrever as lições deste trimestre almejando que cada homem e cada mulher possam ser abençoados em sua plenitude. Que suas emoções, suas mentes, suas vontades, possam expressar a vida abundante, renovada e revigorada que Deus sempre desejou para todos.
De fato, a Bíblia realmente é o maior manual  para viver como filho de Deus. Nela Jesus Cristo e o Apóstolo Paulo foram, sem dúvida, os que mais nos ensinaram sobre as várias maneiras de ter: conhecimento, respeito, prudência, sabedoria e amor.
Contudo, apesar de todo o esforço que muitas igrejas, através de suas lideranças, têm feito para uma vida de excelência, não se tem atingido o padrão bíblico desejado, por tentarem viver sem o seu fundamento principal que é Jesus Cristo. Muitos estão vivendo nos alicerces humanos do dinheiro, da cultura, dos títulos, da fama e da popularidade. Não valorizando uma vida de vigilância e santificação, transformando-se em cristãos vulneráveis e despreparados.
Por isso, “Aprenda a viver como filho de Deus”, sem dúvida, vem em boa hora. São lições pertinentes, pois tratam de assuntos comuns da igreja local. Ensina a viver como filhos de Deus.
O meu desejo é que cada professor tenha empenho e coragem para ensinar com didática, inteligência, sabedoria e muita graça de Deus, as linhas que foram tecidas nas páginas deste exemplar. E que estes estudos sirvam de crescimento e edificação para o povo de Deus aonde estas lições chegarem.
Bons estudos!

LIÇÃO 12 - Jesus Cristo é o Maior e Único de Todos



TEXTO ÁUREO
“Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, é conseguintemente chegado a vós o Reino de Deus”. Mt 12.28

OBJETIVOS DA LIÇÃO
1. Provar que Jesus veio ao mundo e cumpriu a lei;
2. Mostrar que as leis orais, que consistiam na interpretação das Escrituras encobriram o seu espírito de amor e misericórdia;
3. Revelar o perigo que é desprezar o Senhor Jesus.

INTRODUÇÃO
Após um circuito de pregação itinerante junto dos discípulos e a realização de muitos milagres, Jesus sofreu grande oposição por parte dos escribas e fariseus. E aí se vê obrigado a reagir em defesa de seu trabalho. Os líderes religiosos censuram a inobservância do sábado dos discípulos, pois Jesus os ensinou mais sobre o valor das pessoas do que a observância de dias. Por isso também eles o acusaram de operar exorcismo e curar pelo poder de belzebu. O Mestre então reagiu revelando a sua grandeza, e repreendeu-os severamente em sua incredulidade e malícias.

1. maior que o templo de israel
A tradição oral eram extratos de mandamentos sobrepostos às leis de Moisés, passados de pais para filhos por meio do falar e ouvir, que se tornavam um fardo muito pesado. Era contra essa tradição o grande combate de Jesus, porque muitas dessas leis iam além do necessário, visto que serviam como uma espécie de complemento a Lei de Moisés. Tais leis e costumes tinham mais prestígio que à Lei que se resumia no amor.

2. maior que o profeta jonas
Após o episódio da seara e da cura do homem das mãos mirradas, o Senhor Jesus prosseguiu com seus sinais, isto é, expulsando demônios e curando enfermos apenas com a autoridade de sua Palavra. A liderança procurava trazer descrédito as operações de Jesus junto a seu público. Os milagres eram tão extraordinários que não o acusavam de charlatanismo, e sim de operar através do poder de Belzebu, não satisfeitos ainda lhe pedem um sinal (Mt 12.38,39).

3. maior que o rei salomão
Os sacerdotes dos dias de Jesus tinham muito medo de perder a sua influência e posição, mas não tinham medo de excluírem-se do reino de Deus, se é que algum dia chegaram a pertencer.

CONCLUSÃO
Aqui está quem é maior, a sabedoria e o poder de Deus, Cristo Jesus. Escândalo para uns e loucura para outros. Nem a perseguição ou a morte o derrotaram, tudo isso passou, mas venceu por ser maior. Cabe a nós analisar o nosso coração para que jamais seja infiel e do Diabo se afastar, pois o verdugo espiritual aí está pronto para trazer seu reforço e tornar a nossa vida um tormento e, no final, a perdição. Sejamos corajosos e combatentes até, por fim, virmos a descansar em Cristo.
Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel.
Revista: VIDA CRISTÃ VITORIOSA – Editora Betel - 1º Trimestre 2013 – Lição 12.

terça-feira, 12 de março de 2013

LIÇÃO 11 - A Parábola do Filho Pródigo e as Lições para a Igreja Atual



TEXTO ÁUREO
“Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus para com os que caíram, severidade; mas, para contigo, a benignidade de Deus, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira, também tu serás cortado”. Rm 11.22

OBJETIVOS DA LIÇÃO
1. Destacar a misericórdia de Deus;
2. Mostrar a insensatez do filho pródigo;
3. Apelar para a vigilância quanto os nossos sentimentos, evitando um comportamento ciumento e excludente na casa do Senhor.

INTRODUÇÃO
Nem todos os judeus aceitaram Jesus como o Messias, todavia isso não fez com que Ele parasse a sua missão. O seu caráter não foi afetado, apesar da toda a oposição da religiosidade de homens maus. Apesar de toda a pressão, continuou em direção ao triunfo da ressurreição, sem intimidar-se com a turba que o oprimia, tentando desviar de sua gloriosa missão. E, na rejeição de seu povo (Jo 1.11,12), foi buscado pelos que não perguntavam por ele, foi achado por aqueles que nunca o buscaram, pessoas que não conheciam o seu nome, receberam a oportunidade de serem recebido por Ele (Is 65.1).

1. características de deus pai
Para tornar a sua denúncia efetiva contra os judeus, Jesus conta três parábolas, aqui nos ateremos a do filho pródigo. A discriminação contra os seguidores de Jesus tinha, como raiz, a inveja da liderança religiosa que o via como alguém que estava tomando para si, uma grande fatia do bolo social judaico da religiosidade dominante, inclusive penetrando nas camadas da alta sociedade desprezadas e taxadas maldosamente como “publicanos e pecadores”. A fim de combater aquele mal, Jesus evoca a figura de um pai magnânimo, ilustrando a pessoa do Pai celestial, como veremos a seguir.

2. a insensatez do filho pródigo
O Senhor Jesus denunciou dois comportamentos que demonstraram falta de temperança. O filho mais novo que pediu a herança e a consumiu inutilmente, e do filho mais velho que permaneceu em casa, mas agiu intolerantemente, não demonstrou afeto, pois tinha uma imagem do Pai – até ali equivocada – de intolerância também. Jesus quer nos fazer perceber que ambos os filhos estavam sob aprendizado: Deus estava corrigindo o mundanismo do que saiu e o legalismo do que ficou.

3. paradigmas do filho mais velho
Quando Jesus fala do filho mais velho, está tratando diretamente com os judeus críticos em geral, e mais especificamente com os seus críticos escribas e fariseus (Lc 15.1). Eles ilustravam o filho mais velho que não entrou na festa de comemoração do retorno de seu irmão. Na verdade, essa liderança não aceitava esse comportamento inclusivo de Jesus, porque gostava do conservar costumes antigos, como por exemplo a exclusão dos que não eram judeus, e ainda procurava impedir que os outros entrassem. Com muita sabedoria Jesus estava chamando-os de estúpidos e grosseiros.

CONCLUSÃO
O que percebemos, através de Lucas 15, é que o Senhor Jesus, apesar de respeitar a sua cultura, não estava de acordo com ela, pois os judeus tinham uma repulsa pelo que era novo, evitavam os estrangeiros, taxando-os de cães, quer dizer daquela maneira nunca trariam os gentios a fé no Deus verdadeiro. Devemos ter cuidado com a nossa maneira de pensar, Deus não é patrimônio de religião, templo ou nação alguma, ou mesmo denominação, pois a visão divina é de longo alcance, é incluível e eterna. E se não tivermos cuidado com os nossos pensamentos, nós é que seremos cortados da relação com Ele.
Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel.
Revista: VIDA CRISTÃ VITORIOSA – Editora Betel - 1º Trimestre 2013 – Lição 11.

sexta-feira, 8 de março de 2013

LIÇÃO 10 - A Bíblia Revela a Soberana Vontade de Deus



TEXTO ÁUREO
“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. Hb 4.12

OBJETIVOS DA LIÇÃO
1. Definir o que é inerrância;
2. Provar que a Bíblia não contém erros;
3. Mostrar o porquê, que a Palavra de Deus tem de ser conhecida por todos.

INTRODUÇÃO
Como fundamento primário da fé, os cristãos têm que ter as Escrituras Sagradas como verdade inegociável, pelo fato de ser ela inspirada por Deus. A Bíblia é fundamental para que a humanidade possa conhecer não somente o evangelho, mas todo o conselho de Deus. Suas palavras são vida, e tem o poder de transformar o pior dos homens em seres humanos socializados, vivendo de forma digna e honrosa. Ela é infalível, não contém erros e é necessária para todos.

1. As diferentes formas das escrituras
Há muitos tipos de revelação de Deus para a humanidade. Ele fala por meio da natureza (Sl 19.1-6; At 14.17), bem como por intermédio da consciência interna do certo e errado em nosso coração (Rm 2.15). Mas agora vamos tratar da revelação de Deus através de sua voz na Bíblia.

2. a bíblia contém erros?
Muito se discute sobre a possibilidade de haver erros nas Escrituras. Muitas pessoas tentam acabar com a grande influência que as Escrituras têm sobre a história da humanidade, desmerecendo a sua autoridade questionando a sua inerrância. Mas para os cristãos, Ela é a Palavra de Deus preservada na história e apta para todos os tempos.

3. a necessidade das escrituras
A palavra de Deus é necessária para que a humanidade possa conhecer o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Também porque somente a Bíblia pode sustentar a fé espiritual dos cristãos. Ela revela, como fonte segura e com clareza, a vontade soberana de Deus. Ainda que Ela não seja necessária para dizer que Deus existe, é fundamental para que a igreja esteja protegida de toda sorte de ensino que tente adulterar os ensinos de Jesus Cristo.

CONCLUSÃO
Tendo estudado sobre o tema as Escrituras como Palavra de Deus, todos nós estamos mais preparados para seguir nossa jornada de fé rumo ao alvo que é Cristo. Não podemos esquecer que, somente através do estudo sistemático da Bíblia Sagrada, é que conseguiremos ter uma fé mais forte diante das grandes dificuldades que essa vida nos proporciona. Que possamos amar a Bíblia a semelhança do salmista que disse “Antes tem o seu prazer na Lei do Senhor e na Sua lei medita de dia e de noite” (Sl 1.2).
Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel.
Revista: VIDA CRISTÃ VITORIOSA – Editora Betel - 1º Trimestre 2013 – Lição 10.