sábado, 22 de setembro de 2012

LIÇÃO 13 - Vasos nas Mãos de Deus


Você pode simplificar a dinâmica da lição elaborando um roteiro de ações do oleiro, desde a retirada do barro da natureza até o ultimo estágio da preparação do vaso. Nesta lição acrescente detalhes de sua pesquisa sobre o assunto, não se restrinja apenas aos dados explanados pelo comentarista ou por este plano.


OBJETIVO: Os alunos devem conhecer o trabalho de um oleiro e compreender a analogia bíblica.

Cante com a classe em círculo a estrofe abaixo e em seguida abra a aula com uma oração
“Eu quero ser, Senhor amado
Como um vaso nas mãos do oleiro
Quebra a minha via e a faça de novo
Eu quero ser
Eu quero ser Senhor
Um vaso novo.”


Traga um vaso de barro, mostre, deixe que seus alunos o toquem, articulem sobre as características do vaso, percebam a sua resistência, e se espelhem como vasos de barro.

Com atenção leia a Mensagem Valiosa (Is 64: 8) e a verdade aplicada.

Nesta lição precisam ser pontuados alguns valores a explorar:
O paralelo entre o barro e o homem;
A analogia entre a atividade do oleiro e o agir de Deus em nossas vidas;
A interpretação que Jeremias faz do trabalho do oleiro ao confeccionar vasos de barro contextualizando as ações de Deus na modelagem e remodelagem do caráter humano.


INTRO.
SOMOS BARRO
Reforce os entendimentos sobre a relação do homem com o barro. Analisar o modo como Deus se utilizada do barro (objeto sem valor monetário) em que Deus viu grande utilidade.
NECESSIDADES DE TRANSFORMAÇÃO
O Barro é frio, assim estava a situação do povo nos tempos de Jeremias, descrentes em Deus e sem valores morais. A partir da parábola do barro Deus revela a sua vontade no meio daquele povo.
A PROMESSA EM NÓS
A mesma promessa continua viva e vibrante em nossos dias. Perceber que somos barro e reconhecer nossa dependência de Deus é entender o processo de remodelagem contínua do nosso caráter por parte do nosso Senhor em nossas vidas.


1 – A ESCOLHA DO BARRO
Não achei necessária a introdução deste tópico, não concordando com o comentarista por entender que Deus nos escolhe, não porque somos “barros bons”, mas por misericórdia.
Será que os que não vejo como escolhidos, fazem realmente parte do grupo de barros que não têm qualidade e que, por isso, não serão usados por Deus? Quantos dos barros nomeados como impróprios para a confecção de vasos se tornaram vasos de honra...
Esta é uma posição minha e isto não exclui o direito de outros professores concordarem, defenderem e aplicarem as ideias do comentarista da lição neste tópico 01.
Contudo percebo no final do tópico a escolha do barro como elemento da natureza considerado sem valor de utilidade como matéria prima para lindas e suntuosas esculturas, em belos e ornamentadores vasos de honra dentro da casa.

A ideia que tenho a respeito da escolha do barro é a de que Deus poderia escolher, diamantes ou outras tantas pedras preciosas, ou mesmo o ouro... Matérias de grande valor, mas escolhe o barro para apresentar seu extraordinário trabalho de transformação.

2 – O PREPARO DO BARRO
Apenas pontuei algumas etapas de preparação segundo a lição:
1) Peneiração para retirada das impurezas, o que proporciona purificação;
2) Curtimento. O barro é posto em descanso, momento de solidão, mas não de esquecimento.
3) Agora o barro é pisado e amassado, para que haja a homogeneidade perfeita.

3 – O TRABALHO DO OLEIRO
MODELAGEM E REMODELAGEM
Esta é a fase que ganha foco no estudo sobre a transformação do barro em vaso. É nesta fase que Jeremias presencia o vaso sendo modelado, de modo que, se quebrando o vaso o oleiro o pega e começa a remodelagem.
O Oleiro não jogou o vaso fora depois da quebra ele não deixou de utilizá-lo.
O ÚLTIMO ESTÁGIO
Depois da conclusão dos processos de modelagem do vaso, este é posto no fogo – o que para nós caracteriza a provação – é neste último estágio que o vaso ganha resistência.

Conclua a lição lendo com eles a mensagem “Vasos de Honra” que deve ser adaptada para seus alunos.

Observe se o objetivo proposto para essa lição foi alcançado e finalize a aula.

PONTO FINAL: O ser humano, pecador, cheio de impurezas, barro no estado bruto, chega à “Olaria de Deus” para ser trabalhado. Somo escolhidos (Jo 15: 16), purificados (Hb 10: 10), provados(Sl 11: 5) e aprovados(2Tm 2: 15).


Você prepara a aula, mas não sabe quais serão as reações de cada adolescente, não sabe como tudo irá transcorrer, isto é muito interessante, por isso peça para o Espírito Santo conduzir todo processo, Ele sempre pode dar um “toque” especial em tudo que você fizer, basta convidá-lo.


Plano de Aula – Lição 13 “Vasos nas mãos de Deus” – Revista Adolescer +, 3º Trimestre de 2012.
Editora Betel.
Por Erivelton Souza Campos
Superintendente de EBD (Escola Bíblica Dominical)
Professor de Adolescentes – Classe Brilho de Cristo.
Em 22 de setembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário