domingo, 20 de novembro de 2011

LIÇÃO 09 - Barnabé e as Pressões Sofridas em Icônio


Texto Áureo: “Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor”. Tg 5.10

Objetivos:
Esclarecer que as pressões e perseguições são comuns àqueles que anunciam o Evangelho.
Explicar o porquê das pressões que sofrem uma liderança comprometida.
Apelar aos alunos a enfrentarem as perseguições segundo o modelo bíblico.

INTRODUÇÃO.
Nesta lição iremos discorrer sobre as pressões comuns a que uma liderança, com a missão evangelizadora, muitas vezes é submetida ocasionalmente. Verificaremos, também, a verdadeira fonte dessas perseguições e pressões. Embora na maior parte de nosso território não haja uma perseguição direta, existem lugares distantes que se opõem de forma um tanto ou quanto dissimulada. Vejamos como agiram os apóstolos e como se deve agir em casos assim.

1 NASCE UMA GRANDE MULTIDÃO DE CRENTES
Havia um senso de urgência muito grande na alma de Paulo e de Barnabé. Ao partirem para Icônio, não perderam tempo, e logo no primeiro sábado após chegarem, se dirigiram à principal sinagoga da cidade para pregar o Evangelho. Sem dúvida, aquela era uma direção do Espírito Santo para a vida deles, e por outro lado, perceberam que deveriam se apressar por causa do contato que havia entre as sinagogas da região.

2. AS PRESSÕES SE INICIAM
Anos mais tarde, após a primeira viagem missionária, a experiência de Paulo o conduziu a escrever “A nossa luta... é contra os principados e potestades” (Ef 6.12), ou seja, o reino articulado de Satanás, a antiga serpente. Quando o Evangelho de poder chega a um lugar, Satanás deixa aquela onda passar, arquiteta uma represália utilizando-se da incredulidade de alguns, coloca o sistema por ele controlado e faz  pressões contra o pregador e o Evangelho de Cristo.

3. EVITANDO O PIOR
Barnabé e Paulo, a princípio, sempre eram bem acolhidos nas cidades onde pregavam. Todavia, momentos após testemunharem, experimentavam oposições tais como insultos, humilhações, serem obrigados a comparecer ante os fóruns locais para prestarem depoimentos, e também nas sinagogas, sendo psicologicamente intimidados. Enfim, Jesus lhes deu a planta futura do poder do Evangelho (Mt 10.17.18).

CONCLUSÃO
Em certas partes do território brasileiro existem vários obreiros sofrendo oposição. Há lugares cujos comerciantes são orientados a não venderem nada a pastores, nem recebê-los em suas moradas. Se olharmos a questão posta acima sob um outro prisma, entenderemos que, na verdade, quem estava fazendo pressão eram Barnabé e Paulo quando apresentavam ousadamente a Jesus Cristo. Os espíritos malignos que há muito tempo estavam acomodados na cultura local se agitaram. Logo, o que sofreram ali e em outros lugares, foi a represália do poder das trevas. 



GLOSSÁRIO:
Varonil: Próprio de varão.
Engendrada: O mesmo que inventada.
Conluio: O mesmo que reunidos; combinados para uma fraude.


Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: BARNABÉ – Editora Betel - 4º Trimestre 2011 – Lição 09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário