quarta-feira, 16 de novembro de 2011

LIÇÃO 06 - Os Missionários Pioneiros no Mundo Gentílico

Texto Áureo: “Livra os que estão destinados à morte e salva os que são levados para a matança, se os puderes retirar”. Pv 24.11

Objetivos:

Apresentar como se deu a preparação da primeira viagem missionária da cristandade;
Revelar o padrão seguido por eles antes de saírem em campo;
Advertir solenemente acerca da obediência que devemos ter quando chamados.

INTRODUÇÃO
A missão evangelizadora do mundo (após o a ressurreição do Senhor Jesus) pertencia primeiramente à equipe apostólica e à Igreja em Jerusalém. Mas, como  foi adiada por consequência de alguns paradigmas discriminatórios, a missão foi transferida para Antioquia, uma Igreja viva, sensível ao Espírito, que orava e jejuava. Foi nesse ambiente que o Espírito Santo falou “Apartai-me a Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”. De lá Barnabé e Saulo abraçaram o mundo gentílico, disseminando o evangelho por onde passavam.

1 UMA IGREJA CONSOLIDADA
Lucas fez o registro de alguns indicadores do Espírito predominantes em Antioquia a presença da graça de Deus, a exortação, a permanência no Senhor com propósito definido, muita gente se unindo ao Senhor e sendo discipulada, a ajuda enviada aos irmãos no serviço do Mestre, oração e jejum. Nesse clima, o Espírito Santo conduzia a Igreja, após tê-la consolidado. Veremos a seguir três fatores importantes de tal consolidação.
  
2 UMA LIDERANÇA SEDENTA DE DEUS
Ninguém em  Antioquia estava pensando em ascensão pessoal, não esperavam ter seus nomes refletidos na mídia. Realmente haviam experimentado um “novo nascimento”, viviam um “Reino” fora das dimensões humanas, onde o egoísmo cede lugar à humildade, quando ser rico pode ser importante, mas não necessário, porque satisfazer a vontade de Deus está acima de qualquer desejo material.

3 A PROEMINÊNCIA DO ESPÍRITO SANTO
Proeminência é a superioridade com que o Espírito Santo agiu naquela situação. Ele sempre agirá assim quando nos inclinarmos humildemente a ouvir e praticar a Palavra de Deus, pois o Espírito Santo ainda fala. Não devemos impor regras para que Ele possa atuar. Parece que, com o passar do tempo, alguns querem se tornar senhores, esquecendo-se, na verdade, de quem é o Senhor da Igreja.
  
CONCLUSÃO
Deixemos a comodidade que impede o nosso crescimento em Deus, e dificulta as realizações dos sonhos dEle por nosso intermédio. Até mesmo os problemas pelos quais passamos podem revelar uma rebeldia silenciosa, mascarada sob o disfarce das orações e jejuns que demonstram uma espiritualidade reprovada nos céus. A igreja de Jerusalém é de onde deveria ter partido originalmente a missão, o que é para nós uma advertência. Se Jerusalém não obedece, Ele levanta Antioquia. Só depois de muitos anos foi que todos os apóstolos se lançaram em diferentes direções no mundo, quando o cristianismo já estava firmado religiosamente

GLOSSÁRIO:
Legitimar: Legalizar, tornar legítimo para efeitos de lei.
Detentor: Aquele que detém; depositário.
Primoroso: Feito com primor, excelência, perfeição.

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: BARNABÉ – Editora Betel - 4º Trimestre 2011 – Lição 06.




Nenhum comentário:

Postar um comentário