Texto Áureo: “Não
negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois, com
tais sacrifícios, Deus se compraz”. Hb 13.16
Objetivos:
Mostrar
o compromisso assistencial demonstrado na Igreja em Antioquia.
Revelar
as maneiras como a liderança agiu em relação à obra social.
Apelar
para que demonstremos nossa fé através
das obras sociais.
INTRODUÇÃO
Havia
nos crentes de Antioquia uma gratidão muito grande com relação aos crentes de
Jerusalém e da Judéia, pelo fato de terem sido os primeiros gerados na fé
cristã, posto que pela dispersão e boa vontade em compartilhar as boas novas
por onde passavam, ainda que inicialmente apenas aos judeus, possibilitaram
assim a existência indireta daquela Igreja ali. Como já visto na lição anterior,
Antioquia era formada pelos crentes vindos de Chipre e de Cirene, que haviam
partido de Jerusalém originalmente.
1 RECONHECENDO AS NECESSIDADES
ALHEIAS
Era
perfeitamente compreensível que profetas de Jerusalém viessem a Antioquia para
conhecer o trabalho e desfrutar de um momento de comunhão como os demais irmãos
da recém formada Igreja. Foi a vinda deles que possibilitou a ajuda
assistencial tão necessária para aqueles tempos difíceis.
2 RECOLHENDO DONATIVOS
Era
comum que judeus estabelecidos em outras cidades e prósperos, mandassem para
Jerusalém suas contribuições tanto para o templo quanto para os necessitados. A
coleta para os pobres significava muito mais que generosidade e gentileza, era
uma maneira de demonstrar a unidade da Igreja. Para Paulo era uma maneira de
ensinar aos cristãos dispersos que não eram somente membros de uma Igreja
local, mas sim, da Igreja em sua totalidade, onde cada uma de suas partes tinha
obrigações com as demais.
3 ENVIANDO OS DONATIVOS
Em
seus escritos, Paulo usa não menos de nove palavras distintas para descrever o
termo “coleta”. Algumas vezes usa a palavra “koinonia” (2 Co 8.4; 9.13; Rm
15.5,6). Aqui “koinonia” significa “solidariedade” e sua essência é o compartilhar. A comunhão cristã não se
baseia no espírito que se pode orgulhar do que possui, mas considera tudo como
suscetível de ser compartilhado com outros. A pergunta prioritária não deve ser
com o que posso ficar, mas o que posso dar (At 11.29).
CONCLUSÃO
Muitos
são os apelos ao longo da Bíblia para cuidarmos dos órfãos, das viúvas e não
abandonarmos os pobres em suas dificuldades. É uma semeadura difícil pela
dureza do labor em si, e a enorme paciência que exige daqueles que estão
envolvidos nesses trabalhos. Paulo e Barnabé, tendo cumprido a missão de dar
assistência aos necessitados, voltaram motivados também por saberem que a
Igreja ali voltara a crescer e a se multiplicar. A obra feita para Deus terá uma recompensa
possível aqui, mas uma ceifa certa na eternidade. Afinal, a fé sem obras é
morta.
GLOSSÁRIO:
Predito: Dito anteriormente.
Infanticídio: Assassínio de recém nascido.
Mitigar: Abrandar, amansar, diminuir.
Fontes:
Bíblia
Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista:
BARNABÉ – Editora Betel - 4º
Trimestre 2011 – Lição 05.
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