sexta-feira, 23 de setembro de 2011

ANÔNIMOS E ATALAIAS DE DEUS - Resumo Conclusivo




O tema abordado neste trimestre ocupa-se na figura dos Anônimos Atalaias que tinham a função de alertar e advertir do perigo e aproximação de mensageiros a cidade.
Em nossos dias a Igreja deve ocupar o papel de um Atalaia que observa de modo espiritual verberando contra o pecado e as injustiças. O Atalaia é comparado a um pastor posto no alto da torre para vigiar o rebanho e dar sinal de alarme contra o perigo.
As lições deste trimestre visam resgatar a simplicidade do evangelho, do pregador, do professor, do pastor e porque não dizer da própria noiva do cordeiro e ao mesmo tempo despertar os servos de Deus a viver uma vida simples, santa e agradável a Deus. Portanto, é necessário resistirmos os dias maus, com muita oração, vigilância e temor. O teólogo W. Colson escreveu: “Mas se nós, os cristãos, vamos levar essa mensagem doadora de vida pra o mundo, devemos primeiramente entendê-la e vivê-la.”
A Igreja do Senhor tem uma grande responsabilidade, a de avisar os não salvos em Cristo Jesus para que se convertam e recebam o perdão dos pecados.
Que Deus com a sua graça possa nos fortalecer nesses dias tão difíceis!


LIÇÃO 1 - “ANÔNIMOS E ATALAIAS DE DEUS
Objetivos
1)    Conhecer o atalaia de Deus;
2)    Compreender que os anônimos são usados como atalaias;
3)    Aprender a identificar o verdadeiro atalaia de Deus.

Muitos têm sede e fome de poder e grande “necessidade” de fama no meio evangélico, a saída do suposto “anonimato” (2Co 4.7-10). Muitas vezes temos visto pessoas até bem-intencionadas, incentivando a fama, a riqueza e a glória, coisas lícitas desde que sejam para o propósito de Deus.
Podemos dizer que ser anônimo, porém atalaia de Deus, deve ser o lema do homem e da mulher que são convertidos ao Senhor. Vencer a carne, o pecado e o mundo é a maior vitória do servo de Deus. Devemos, portanto, cumprir a obra de um evangelista.

LIÇÃO 2 - A MENINA QUE ABENÇOOU O CHEFE DO EXÉRCITO
Objetivos
1)    Compreender que Deus não faz acepção de pessoas;
2)    Conhecer um pouco mais sobre a vida da menina que abençoou a Naamã; 
3)    Entender que podemos servir a Deus, tendo mensagem mesmo sem ter fama.

A história de Naamã demonstra a providência de Deus (2Rs 5.1-14), seu poder, sua graça redentora (2Rs 5.15-19) e seu juízo contra o pecado (2Rs 5.20-27). A narrativa bíblica enfoca que a graça e a salvação divina não se limitavam a Israel, mas que o Senhor queria se compadecer daqueles que não pertenciam àquele povo e guiá-los a conhecer o Deus Eterno e verdadeiro (Lc 4.18,19; 25-27).
A menina israelita testemunhou com alegria aquilo que tinha aprendido com os seus pais, falando de maneira simples ao coração de sua patroa. É interessante que ela falou apenas para uma pessoa, mas pregou para a pessoa certa. Nós apenas precisamos falar de Jesus e as demais coisas, deixemos com o Espírito Santo.

LIÇÃO 3 - “O JOVEM QUE TINHA CINCO PÃES E DOIS PEIXES
Objetivos
1)    Ressaltar que o mínimo que temos é o suficiente para Deus operar;
2)    Mostrar que Deus sempre cuida de nós;
3)    Provar que para Deus não há impossível.

Este milagre de Jesus é o único registrado nos quatro evangelhos (Mt 14.13-21; Mc 6.30-44; Lc 9.10-17; Jo 6.1-15). Alguns estudiosos dizem que o milagre deve ter ocorrido em abril do ano 32, porque diz (Jo 6.10) que havia “relva verde”, o que ocorre em Israel na primavera, principalmente em abril. O local foi Betsaida, na margem oriental do mar da Galiléia (Lc 9.10). Havia outra Betsaida a noroeste do mesmo mar, a cidade de Filipe, André, e de Pedro (Mc 6.45).
Jesus nunca desprezou as necessidades dos seus ouvintes. Ele disse, certa vez, que nem só de pão vive o homem, mas não se mostrou insensível diante daqueles que desejavam alimentar-se. Portanto, façamos como o rapaz da lição, confiemos no Senhor Jesus.

LIÇÃO 4 - OS LEPROSOS QUE ANUNCIARAM AS BOAS NOVAS
Objetivos
1)    Destacar a importância de anunciar a mensagem do evangelho;
2)    Alertar sobre o perigo da lepra espiritual;
3)    Expor sobre a soberania de Deus.

Na lição estudamos acerca dos quatro leprosos que, embora sendo doentes e proibidos por lei de ficarem dentro do arraial, eram dependentes da caridade, fora dele (Lv 13.45,46; Nm 5.1-4).
Devido à fome e à presença do exército dos sírios, a situação deles tornou-se desesperadora, mas Deus teve misericórdia e deu-lhes o refrigério (2Rs 7.8).
O pecado, tal como a lepra, deixa as suas marcas, que atestam sua ação destruidora. Muito embora o sangue de Jesus nos purifique de todo o pecado, as suas seqüelas ficam na vida daqueles que foram perdoados por Jesus.

LIÇÃO 5 - O MILAGRE NA CASA DA VIÚVA DE NAIM
Objetivos
1)    Mostrar que Jesus dá atenção a todas as pessoas;
2)    Conhecer um pouco sobre a cidade chamada Naim;
3)    Enfatizar o lado social da igreja e que os mortos ouvem a voz de autoridade de Jesus.

Um fato curioso é que o relato sobre a viúva de Naim e a ressurreição de seu filho somente é encontrado no Evangelho de Lucas, seria o primeiro milagre de ressurreição de mortos realizado por Jesus. O milagre ocorreu na região da Galiléia, mais especificamente em Naim, a qual também é mencionada apenas uma vez nas Escrituras.
Apesar de a multidão estar se condoendo com as lágrimas da viúva, não lemos que ninguém tenha decidido ao lado de Jesus, como se tudo aquilo tivesse sido momentâneo e superficial e logo a seguir, voltassem ao indiferentismo.

LIÇÃO 6 - A CONVERSÃO DO CARCEREIRO DA MACEDÔNIA
Objetivos
1)    Compreender que Deus trabalha em nossas aflições;
2)    Destacar que a Macedônia era um lugar hostil e idólatra, mas mesmo assim o Senhor enviou os seus servos para pregar a Sua Santa Palavra;
3)    Conhecer um pouco sobre a vida do carcereiro e a região da Macedônia.

Nesta lição conhecemos um pouco sobre o carcereiro da Macedônia,  também conhecido como o carcereiro de Filipos, tendo em vista ser uma das cidades da província da Macedônia.
Este tema aponta para o amor e o perdão de Deus, sem fronteiras. Nos versículos 25-34 de Atos 16, é possível notar que as intenções dos perseguidores de Paulo e Silas são frustradas e descontinuadas.
Quando ouvimos uma boa mensagem de Deus e passamos a crer, somos abençoados como o carcereiro e sua família, que manifestaram a realidade da sua conversão. Logo em seguida, foram todos batizados. “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa” (At 16.31).

LIÇÃO 7 - O PAI QUE CLAMOU A JESUS
Objetivos
1)    Compreender que os pais têm uma grande responsabilidade;
2)    Saber que a bênção chega quando vamos até Jesus;
3)    Entender que a fé é um instrumento que deve de contínuo ser utilizado.
Algumas tradições dizem que o fato ocorreu no monte Tabor, mas havia, na época de Jesus, uma fortaleza romana dominando o monte. O caminho mais lógico seria às alturas do Hermom, a 20 Km de Cesaréia, com quase 3.000 m de altura. A transfiguração e a cura do rapaz são dois acontecimentos que não ocorreram ao mesmo tempo, pois o evangelista Lucas nos informa que o episódio foi no dia seguinte (Lc 9.37).
Na vida cristã há muitos desafios. Uns parecerão mais difíceis que outros, mas se permanecermos fiéis a Cristo e tivermos fé, certamente venceremos. Ele prometeu estar conosco todos os dias, até a consumação dos séculos.

LIÇÃO 8 - O CRISTÃO E O CARÁTER MOLDADO PELO ESPÍRITO SANTO
Objetivos
1)    Mostrar que o servo de Deus tem o caráter trabalhado pelo Espírito Santo;
2)    Explicar como podemos alcançar um caráter ideal, de acordo com as Santas Escrituras;
3)    Compreender que um crente salvo demonstra um caráter abençoador e frutífero em meio à sociedade corrompida.

O cristão verdadeiro se diferencia em meio à sociedade corrompida e perversa por ter um caráter moldado pelo Espírito Santo. Cada um de nós é admoestado pelo apóstolo Paulo a brilhar em meio às trevas. Mas, para que isso venha a acontecer, é mister que tenhamos um viver santo, puro, honesto e cheio de temor a Deus.
Imaginemos um campo que tenha muitas árvores frutíferas que precisam ser apropriadamente cultivadas a fim de se ter uma farta colheita. O mesmo princípio se aplica à vida de cada crente. Depois de haver recebido o Espírito de Deus, é necessário o cristão cooperar com Ele, para que dê mais fruto.

LIÇÃO 9 - O QUE LEVAREMOS PERANTE O SENHOR?
Objetivos
1)    Aprender que não podemos permanecer vazios espiritualmente;
2)    Enfatizar que sempre temos algo para oferecer ao nosso Deus;
3)    Destacar a importância de estarmos preparados.

O texto registra que nos tempos bíblicos em Israel, qualquer um que fosse consultar a Deus através dos profetas, não se apresentava vazio (1Sm 9.6,7; Jo 4.23). A palavra adorar no hebraico é “sãhãh”, que significa prostrar-se, curvar-se.

O Teólogo Shedd comenta que na verdadeira adoração:
1) A questão do local é insignificante (Jo 4.21; Atos 7.48);
2) O objeto é o Deus que se revela na história, na Palavra e sumamente em Cristo Jesus;
3) O modo é em espírito (Jo 3.5,6); e em verdade (8.32; 14.6; 17.17).

Para finalizar podemos meditar sobre quatro verdades relativas à nossa contribuição:
1) Contribuir voluntariamente e com o coração;
2) Não contribuir com tristeza;
3) Não contribuir por obrigação e
4) Contribuir com alegria.

Lição 10 - A CURA DO PARALÍTICO DE BETESDA
Objetivos
1)    Compreender um pouco sobre o tanque em Betesda;
2)    Identificar a vida do paralítico de Betesda;
3)    Incentivar a cada crente a vivenciar o amor de Jesus. 

Dizem as Escrituras Sagradas: “Depois disso, havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém” (Jo 5.1).
Havia três festas sagradas que exigiam que todos os varões judeus fossem a Jerusalém:
1) A Festa da Páscoa e dos Pães Asmos;
2) A Festa de Pentecoste, também conhecida como a Festa das Colheitas;
3) A Festa dos Tabernáculos. 

Esta lição apresentou um homem paralítico que ficou curado por receber o toque de Jesus, quando Ele subiu a Jerusalém para uma festa.
É importante enfatizar que Jesus fez muitos milagres e muitos aconteceram no sábado.
Vejamos alguns:
1) O endemoninhado em Cafarnaum (Mc 1.21-27);
2) A sogra de Pedro (Mc 1.29-31);
3) O paralítico em Jerusalém (Jo 5.1-9);
4) O homem com a mão atrofiada (Mc 3.1-6);
5) A mulher encurvada (Lc 13.10-17);
6) O homem com hidropisia (Lc 14.1-6);
7) O cego de nascença (Jo 9.1-14). 

LIÇÃO 11 - O DISCÍPULO DE JESUS É UMA TESTEMUNHA DO PODER DE DEUS
Objetivos
1)    Refletir sobre a palavra conversão no texto bíblico e sua aplicação na vida do crente salvo;
2)    Esclarecer que a obediência se faz necessária à verdadeira testemunha de Jesus;
3)    Conhecer a natureza do verdadeiro discípulo de Cristo.


Em Atos 1.8b está escrito: “E ser-me-eis testemunhas...” Certamente a coisa mais grandiosa da vida é perceber a beleza de Jesus e falar aos outros sobre Ele. No Novo Testamento, o testemunhar é a forma mais antiga de pregação.             
Ser discípulo de Jesus se resume na seguinte mensagem da Bíblia Sagrada, consagrada pelo próprio Mestre: “Se alguém quiser vir após a mim, renuncie-se a si mesmo, tome cada dia sua cruz, e siga-me; pois aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem quiser salvar a sua vida por amor de mim, acha-la-á” (Mt 16.24,25). 

LIÇÃO 12 - A BENÇÃO DE OFERTAMOS COM SINCERIDADE
Objetivos
1)    Conscientizar sobre o valor da oferta e do dízimo;
2)    Compreender que devemos ser sinceros e fiéis em nossas ofertas;
3)    Ensinar sobre a importância do dízimo e da oferta à luz da Bíblia.

Quando um servo de Deus consagra sua vida ao Senhor, isso inclui os seus bens (2Co 8.5). No capítulo 5 de Atos dos Apóstolos são mencionados problemas internos e externos enfrentados pela Igreja primitiva. Havia desonestidade (At 5.1-11), cobiça (At 5.3) e problemas administrativos (At 6.1-7). Externamente, a Igreja era pressionada pela perseguição. Mas em meio a tudo isso, os crentes fiéis eram constantes na pregação e nas riquezas de sua generosidade (2Co 8.2).  
Vejamos algumas coisas que acontecem quando, o crente é motivado pelo entendimento correto a contribuir com o dízimo:
            1) Se sentirá recompensado por estar incluído na obra de Deus;
            2) O Senhor o socorrerá em tempos difíceis;
            3) Será um exemplo para outros crentes;
            4) Deus responderá em porções bem maiores;
            5) A obra de Deus terá maior eficácia com a sua contribuição.

LIÇÃO 13 - O PERIGO DO SARCERDÓCIO SEM O RECONHECIMENTO DIVINO
Objetivos
1)    Identificar o verdadeiro chamado divino;
2)    Entender que existe diferença entre o carnal e o espiritual;
3)    Compreender que o verdadeiro chamado exige sacrifício.

Jesus enfatizou a importância da dedicação para o crescimento do Reino de Deus aqui na terra. O ministério tem um papel de grande relevância para obra do Senhor. No Evangelho de Lucas 10.2, estão escritas as seguintes palavras de Jesus: “Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros à sua seara”. A Igreja do Senhor clama por bons obreiros.



Estes estudos nos trazem as seguintes lições:
            1) Sempre reflitamos nas nossa  reais motivações;
            2) Tenhamos cuidado com os convites com aparência de dádivas;
            3) Sejamos verdadeiros com a Igreja;
            4) Nunca deixemos de orar ao Senhor;
             5) Não tenhamos comprometimento com coisas que desagradam a Deus;
            6) Mantenhamos a vigilância.  


“Filho do homem: Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel” (...)
Ezequiel 3: 17



Resumo Conclusivo - Anônimos e Atalaias de Deus/3º Trimestre de 2011
Departamento de Educação Cristã - Escola Bíblica Dominical


Nenhum comentário:

Postar um comentário