quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Educação Cristã, o que é?



“Programa pedagógico que, tendo por base a Bíblia Sagrada, visa o aperfeiçoamento espiritual e moral dos que se declaram cristãos e daqueles que venham atender o chamado do evangelho de Cristo.”

É evidente que educação cristã é muito mais que isso, na pedagogia divina ela é um processo contínuo que envolve o ser humano integralmente (espírito, alma e corpo), levando-o a desenvolver a mente, seu aspecto emocional para que entenda a si mesmo e recupere sua auto-imagem dentro do contexto em que estamos inseridos. Ela ainda contempla o nosso homem interior, nosso lado espiritual que é o mais beneficiado com esse processo.

Não menosprezando nossas faculdades, seminários e institutos bíblicos, que tanto tem contribuído para o aperfeiçoamento dos santos, afirmamos ser a Escola Bíblica Dominical a maior agencia de educação cristã que a igreja possui.

Nela, os cristãos são preparados para interagir com o meio onde vivem, com as situações do dia-a-dia, usando sua criatividade, discernimento e compromisso com os princípios bíblicos, que são em sua totalidade o maior código de eticidade e moralidade do ser humano. A ética cristã ensinada na Escola Dominical é um conjunto de princípios que formam e dão sentido ao viver cristão, ela fundamenta-se na ética bíblica que é exarada das Escrituras Sagradas, que por sua vez é a ética absoluta, pois quem estabeleceu sua regras foi o próprio Deus, e nele “não há mudança, nem sombra de variação” (Tg 1: 17)

Alguém já disse que “quem cria estabelece a norma”. A assertiva serve também para o ser humano, pois quem nos criou foi Deus (Gn 1: 26-31; Tg 1:18). Aliás, criou todo o universo (Gn 1: 1-31; 2: 1-25). Eminentemente, Deus estabeleceu as normas éticas e morais e disponibilizou capacidade suficiente para a humanidade praticá-las (Ef 2:10; Rm 2: 14,15). “Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa” (Nm 23:19), portanto, o que ele instituiu como certe continua certo, e o que é errado continua errado. Deus é imutável e sua palavra também, dessa forma, o que os textos bíblicos definem como bom ou mal, como moral ou imoral são para os educandos cristãos autênticos postulados de suas vidas, e deve ser observado tanto no sentido vertical (com Deus) quanto no horizontal (na sociedade).

A ética cristã tem a ver com a conduta pessoal do educando cristão em relação a valores morais, físicos, sociais e espirituais. Em outras palavras, sua maneira de agir deverá se pautar na conduta identificada com os ideais ensinados por Jesus Cristo no Sermão da Montanha, registrados nos capítulos 5 a 7 do Evangelho segundo escreveu Mateus.

Vale acrescentar que a ética cristã não é opcional, porém manifestação extrínseca e visível da mudança de vida que caracteriza o verdadeiro cristão (Rm 6: 4; 7: 6). Aliás, toda boa educação e ensino exigem mudança de comportamento:

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformais-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12: 1, 2).

Fonte:
CARVALHO, César Moisés. Marketing para a Escola Dominical - Como atrair, conquistar e manter alunos na Escola Dominical.
6ª ed. CPAD - Rio de Janeiro, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário