segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

LIÇÃO 06 - O Exercício do Dom de Profecia na Igreja Atual



TEXTO ÁUREO
“Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros, para que todos aprendam e todos sejam consolados”. 1Co 14.31

OBJETIVOS DA LIÇÃO
1. Definir o dom de profecia;
2. Apresentar alguns cuidados indispensáveis quanto ao uso do dom de profetizar;
3. Mostrar que as profecias devem ser analisadas e quem profetiza deve ter a humildade para enfrentar isso.

INTRODUÇÃO
A falta de conhecimento dos dons espirituais deve ser combatida com o bom ensino. Lamentavelmente, nunca houve tanto desconhecimento acerca do dom de profecia como em nossos dias. Há questionamentos que vão desde os mais banais até os mais sérios. É impossível responder a todos numa única lição. Na verdade, precisaríamos de um livro inteiro para isso, mas trataremos aqui alguns principais.

1. o que é o dom de profecia?
O dom de profecia é uma dotação ou concessão especial e sobrenatural através do Espírito Santo. É uma capacidade divina sobre a vida dos cristãos, para missões especiais na execução dos propósitos divinos para e através de sua igreja. Stanley Horton, famoso teólogo pentecostal ensina que o dom de profecia é “como que faculdades da Pessoa divina operando no ser humano”. É uma mensagem verbal inspirada pelo Espírito Santo para edificação, exortação e consolação da igreja de Cristo no mundo (1Co 14.3).

2. responsabilidade com o dom de profecia
A manifestação da Palavra profética deve ser resultado de uma busca do progresso da igreja (1Co 14.12), por se tratar de uma enorme bênção espiritual, a profecia também vem acompanhada de grandes responsabilidades que envolvem a todos e simultaneamente o indivíduo em si. É preciso ser cuidadoso não somente com esse dom, mas com todos os dons que se manifestam nos cristãos pelo Espírito Santo. Não somente pelo juízo que experimentarão os irresponsáveis (Lc 12.48), mas sobre tudo pelo caráter de Deus em nós.

3. ética na palavra profética
No tópico anterior, de certa maneira, já introduzimos este assunto, mas que em virtude da necessidade e ênfase bíblica precisamos penetrar em outros detalhes dele. Seja alguém na assembleia local ou um ministro que profetize há critérios éticos que devem ser observados, a fim de impedir desordens e até indecências.

CONCLUSÃO
Todos devem buscar com zelo o dom de profetizar, posto que pela graça tal manifestação é amplamente acessível aos membros do corpo de Cristo. Enquanto a Igreja estiver neste mundo, ela manifestará a sabedoria de Deus através dos dons que poderão ser exercidos por fé e pela manifestação que for concedida a cada um para proveito geral.

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel.
Revista: VIDA CRISTÃ VITORIOSA – Editora Betel - 1º Trimestre 2013 – Lição 06.

Nenhum comentário:

Postar um comentário