segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

LIÇÃO 13 - Paulo e a Relevância de Suas Cartas



TEXTO ÁUREO
“Pelo Senhor vos conjuro que esta epístola seja lida a todos os santos irmãos”. 1Ts 5.27

OBJETIVOS DA LIÇÃO
1. Mostrar a importância das cartas de Paulo;
2. Ensinar o propósito de Paulo através das suas cartas;
3. Verificar os níveis de influência da correspondência paulina.

INTRODUÇÃO
As cartas de Paulo são notáveis, pois respondem às questões de sua época, e a situações dos dias atuais. Suas epístolas são influentes, mantendo a igreja sempre firme e constante na obra do Senhor e em sua difícil, mas compensadora peregrinação rumo ao céu. De modo mui excelente, seus textos são importantes e fundamentais para a consolidação do cristianismo.

1. A IMPORTÂNCIA DA CORRESPONDÊNCIA PAULINA
O Cristo revelado a Paulo se tornou a sua mensagem de vida, quer ensinada de maneira verbal ou escrita. Aproveitando-se das facilidades oferecidas pela administração do Império Romano, no tocante ao envio da correspondência e à relativa segurança nas estradas.

2. ALGUNS DETALHES DA CORRESPONDÊNCIA PAULINA
Desde a invenção da escrita pelos sumérios a mais de 4.000 anos a.C., ela tem sido um poderoso aliado na promoção da vontade de Deus entre os seres humanos. Lembremos que os dez mandamentos foram escritos em pedra pelo dedo de Deus, para que ficasse para a posteridade. Paulo reconhecendo o valor da palavra escrita tratou de escrever o que pôde para ajudar às igrejas.

3. CORRESPONDÊNCIA PAULINA E SUA INFLUÊNCIA
Paulo colocou os seus dons e capacidades a serviço do Mestre, e utilizou-se eficientemente deles para a propagação das boas novas do reino através dos séculos. Sem qualquer exagero, o cristianismo cresceu e se consolidou através da influência de sua pessoa e de suas cartas preservadas.

CONCLUSÃO
Ainda que possamos lamentar que nenhuma carta que Paulo recebeu chegou até nós, e muitas delas se perderam com o passar dos anos, perseguição, desgaste, etc. Cremos que o que temos é exatamente aquilo que precisávamos. Deus preservou exatamente naquilo que é útil para gerar e consolidar a fé salvadora no coração humano.

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel.
Revista: APÓSTOLO PAULO – Editora Betel - 4º Trimestre 2012 – Lição 13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário