terça-feira, 18 de dezembro de 2012

LIÇÃO 12 - Noções do Pensamento Escatológico de Paulo



TEXTO ÁUREO
“Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos”. 1Co 10.11

OBJETIVOS DA LIÇÃO
1. Entender o sentido de pensamento escatológico para Paulo, que via presente e futuro simultaneamente;
2. Compreender as bases que nortearam o pensamento escatológico paulino;
3. Conhecer os principais temas da escatologia paulina.

INTRODUÇÃO
Em seu ministério, Paulo se deparou com questões sérias dos crentes no que tange a escatologia, e ele se viu obrigado a responder-lhes objetivamente através de suas correspondências. Questões como se o Senhor voltaria, ou o que aconteceria aos que morreram em Cristo. Com eloquência literária, o apóstolo respondeu a todas essas dúvidas.

1. FONTES DA ESCATOLOGIA DE PAULO
Contrariamente do que podemos pensar, nos dias de Paulo, havia um mar turvo e variado de pensamentos correntes a respeito da escatologia. Contudo não havia uma escatologia tão elaborada com detalhes arrojados, expostos em mapas e termos como usamos hoje. Mesmo a visão escatológica de Paulo de presente e futuro se mesclavam simultaneamente, porque acreditava que o fim já era chegado. Agora quanto às fontes de seu pensamento consistia nos três itens abaixo, como veremos:
1.1. O Antigo Testamento
1.2. Baseado na pessoa de Cristo
1.3. Novas revelações de Cristo

2. ESCATOLOGIA SUBJETIVA
Diz respeito ao individuo. Estuda a morte, o estado intermediário, a ressurreição, os julgamentos de Deus, o destino dos salvos ímpios, o estado eterno e etc. Mas aqui vamos tratar apenas de alguns temas conforme abaixo:
2.1. A certeza da volta do Senhor
2.2. O estado intermediário
2.3. A ressurreição dos mortos e arrebatamento dos vivos

3. ESCATOLOGIA OBJETIVA
O assunto da escatologia objetiva paulina é variado, aqui exporemos apenas alguns tópicos que consideramos principais. Quando tratamos da escatologia objetiva, falamos daquilo que vale para toda a igreja. Mesmo ao comentar acerca de Israel, falamos do ponto de vista eclesiástico abordado por Paulo, é claro.

CONCLUSÃO
A escatologia, em Paulo, gera muitas discussões. Todavia precisamos conhecer mais profundamente o seu pensamento como profeta da igreja. Aguardando, com viva esperança, o retorno de Jesus. Pois, na verdade, nada falta para que Ele volte, senão que Ele isso faça a seu tempo. Aguardemos então, maranata!

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel.
Revista: APÓSTOLO PAULO – Editora Betel - 4º Trimestre 2012 – Lição 12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário