terça-feira, 24 de abril de 2012

LIÇÃO 05 - O Sétimo Selo e Seu Conteúdo


TEXTO ÁUREO
“Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convêm ser em santo trato e piedade, aguardando e apressando-vos para a vinda do Dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos ardendo se fundirão”. 2Pe 3.11.12

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Esclarecer que Deus é imparcial no trato com os homens;
Ensinar que as nossas orações são respondidas; e
Mostrar que o processo de redenção da terra será difícil e doloroso.


INTRODUÇÃO
Quando o Cordeiro abrir o sétimo selo, serão entregues aos sete anjos, as sete últimas trombetas, que contém a última e pior sequência de juízo jamais vista sobre a terra. Elas desencadearão uma série de fenômenos e fatos extraordinários os quais iremos examinar.

1. PREPARATIVOS PARA A ABERTURA DO ÚLTIMO SELO

Segundo teólogos pentecostais de linha dispensacionalista, o capítulo sete do livro do Apocalipse, é a primeira passagem parentética do livro. Este parêntese encontra-se entre o sexto e o sétimo selo (Ap 6.12-17; 8.1). O capítulo sete é que registra esta cena parentética, nele se verifica dois grupos de redimidos os judeus, e outro gentio. O primeiro grupo em destaque, acha-se na terra, porém o segundo grupo está no céu.

2. O CORDEIRO ABRE O SÉTIMO SELO (AP 8.1-13)
A ruptura do sétimo selo abrirá definitivamente o livro. Na sua abertura serão revelados os juízos das sete trombetas. E, da mesma forma , a sétima a trombeta anunciará os juízos das sete taças (Ap 11.15; 16.1-21). A partir da abertura dele, a justa ira de Deus, em sua plenitude, será derramada sobre a Terra. 

3. TROMBETAS E AIS (AP 8.13-9.1-21)
As três últimas trombetas são precedidas do brado de três “ais” pronunciados por um anjo, como apelo final aos homens, pois elas iniciarão o processo de julgamento e aniquilamento dos seres que não querem ser redimidos e de outros que não estão sujeitos à restauração e à redenção. No primeiro grupo, estão os homens que rejeitaram a graça de Deus. No segundo, anjos que não guardaram o seu principado (Jd v.6).

CONCLUSÃO
Pelo estudo desta lição, Deus redimirá tudo o que for passivo de redenção. Purificará todas as coisas contaminadas para que possam ser restauradas. Os demais seres, aqueles que não forem contemplados neste processo, sofrerão juízos, aguardarão julgamento, e serão condenados. A sétima trombeta exporá o caráter deles e salientará a justiça de Deus. Você poderá conferir isso e muito mais, estudando a próxima lição e participando da classe no próximo domingo.


Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: APOCALIPSE – Editora Betel - 2º Trimestre 2012 – Lição 05.

Nenhum comentário:

Postar um comentário