quarta-feira, 29 de maio de 2013

LIÇÃO 09 - Orientações Bíblicas Contra a Violência Doméstica


TEXTO ÁUREO
“O Senhor será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia”. Sl 9.9

OBJETIVOS DA LIÇÃO
1. Servir como comunidade terapêutica ouvindo os oprimidos;
2. Pregar a esperança para os agredidos;
3. Ensinar a se defender dos agressores.

INTRODUÇÃO
Muitos cristãos casados que estão de forma pacífica nos assentos congregacionais, podem estar vivendo uma vida de violência doméstica sem que a igreja saiba. Geralmente, a casa se torna em ambiente de guerra, em que ambos os lados buscam táticas para a sua própria defesa. No entanto, quando a violência é praticada, em geral, é o homem forte que oprime e mulher frágil. É preciso que essas mulheres busquem ajuda na igreja, no estado ou na própria sociedade.

1. a igreja pode ajudar ouvindo o clamor do oprimido
À semelhança de Jesus Cristo, é preciso iniciar ajuda por escutar o grito do oprimido. Muitos irmãos não dão a mínima importância para situações de violência nos lares. Alguns pedem para que o oprimido continue orando e entregue tudo nas mãos de Deus, que na hora certa Ele agirá! Essa, na verdade, é uma atitude errada que a igreja tem tomado diante de uma situação tão grave. Inicialmente, o mínimo que se pode fazer é ouvir o clamor do oprimido. A vítima tem de ser ouvida. Mas em uma situação dessas é especialmente importante que sua forma de escutar seja mais do que apenas colher informações, é necessário prover ajuda.
1.1. A necessidade de as pessoas serem ouvidas
1.2. Atitudes contra a violência doméstica
1.3. A liderança e a igreja devem se posicionar

2. o valor da esperança para os que sofrem violência
É primordial que a vítima ouça uma mensagem de esperança. O salmista entendia o valor da esperança quando disse: “Pois tu és a minha esperança, Senhor Deus, a minha confiança desde a minha mocidade” (Sl 71.5). A pessoa violentada não pode achar que o Senhor a desprezou, e a igreja precisa identificar a oportunidade de discipular não somente a vítima, mas toda a congregação. Deus não é indiferente ou distante à situação, e nem o evangelho ensina que o opressor não pode ser combatido. É hora de anunciar que é bem aventurado o que tem fome e sede de justiça (Mt 5.6). 
2.1. Deus se lembra do oprimido
2.2. O Senhor Jesus e o sofrimento humano
2.3. A esperança para os que sofrem

3. ferramentas para desarmar o agressor
Diante da violência dominante, não há como ficar apático. É preciso tomar atitudes que possam ajudar não somente a vítima, mas o agressor para o caminho da recuperação. A igreja deve cumprir seu papel profético de denunciar a injustiça sempre, estar do lado do oprimido, e orientar o opressor para sua transformação. Nunca deixando de ensinar as consequências do pecado da cólera, que gera a violência. 
3.1. A Igreja como porta-voz dos oprimidos
3.2. A violência doméstica agora é crime
3.3. Não se deixe dominar pelo sentimento de revanche

CONCLUSÃO
A violência doméstica é tão danosa ao relacionamento matrimonial quanto o adultério, dizem os especialistas. Não se podem negar os problemas causados às vítimas. No entanto a esperança de recuperação da vítima e do agressor não deve ser subestimada. A graça transformadora de Deus pode alcançar essas pessoas. Isso não quer dizer que o agressor não deva responder pelos seus atos. Mas o Senhor pode, com seu poder, trazer recuperação para as famílias através das ações amorosas do povo de Deus.
Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel.

Revista: PONTOS SALIENTES DA NOSSA FÉ – Editora Betel - 2º Trimestre 2013 – Lição 09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário