sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A Cura das Memórias


Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro. Isaías 43: 25


A paz do Senhor,
Encerrei conversa com um amigo falando não sobre cura necessariamente física, mas sobre perdão, o pecado expiado e o abandono de velhas práticas. Me chamou a atenção uma das expressões de nossa conversa: “A cura das memórias”, lembrei da palavra que diz que o próprios Deus faz questão de esquecer nossos pecados por Ele perdoados.
Se o próprio Deus conhecedor de todas as coisas, que estabelece marcas na história da humanidade regendo o tempo e a história de sua criação, se Ele próprio se faz esquecer de nossas transgressões, porque ainda as guardamos na memória, como um martírio constante de uma vida que já foi sepultada?

Memória é a capacidade de adquirir, guardar e recuperar informações captadas pelos sentidos nas experiências de vida humana. Essas experiências estão sobre todos os eventos pelos quais passamos ao longo de nossas vidas e que são guardados em curtos espaços de tempo ou mesmo por uma vida inteira, como é o caso da memória de longo prazo que pode ser recuperada após meses ou anos desde que foi adquirida e guardada.
Entende-se que por tudo que passamos geramos memórias que podem durar a vida inteira são as alegrias ou tristezas, as ciências, os momentos mais importantes da vida, ou mesmo a vida de pecados que vivíamos antes de encontrarmos o perdão de Deus, mas até nisso Deus pode agir, curando as feridas em nossas memórias.

É disso que quero falar.
Todos já passaram por isso... Após alcançar o perdão de Deus vivenciar o desaparecimento do fardo da culpa por aquilo que praticamos. Mas e quando voltamos a lembrar do pecado? Nos entristecemos, somos afrontados para que soframos por algo que na verdade já foi enterrado junto com o velho homem.
Acredito que a memória seja despertada por estímulos conscientes ou não lançados ao cérebro em raciocínio. As setas que Satanás lança em nossa mente, nos faz por diversas vezes lembrar do que já foi esquecido. Esta e a estratégia do inimigo de reavivar a vida de pecados que um dia fez parte de nós. Mas Deus que nos perdoou afirma esquecer do nosso pecado, não temos motivos pra lembrar de algo um dia nos arruinou as estruturas da alma.

O Perdão de Deus é também cura, junto com ele vem, da parte de Deus, o esquecimento daquilo que nos fez réus.
A cura de Deus sobre nós age sobre nossas ações, de modo que seguindo em frente temos força para não mais pecar, nem voltar atrás.
A cura de Deus age sobre nossas palavras, e assim não damos ênfase ao pecado outrora praticado, mas à transformação vivida, ao perdão concedido e a nova vida.
A cura de Deus age sobre nossos pensamentos. Esta convicção precisamos exercitar, a de que Deus curou nossas memórias, e do nosso passado nem Ele mesmo se lembrará. Deus não sofre de amnésia voluntária, Ele nos deixa a lição de que o que foi ultrapassado não deve ser reavivado. Devemos andar em novidade de vida buscando as coisas do alto.

O perdão de Deus age em nossas vidas causando a transformação de nossos hábitos até as nossas memórias.
Eu quero te dizer que todos os nossos pecados já foram perdoados na cruz, e que não devemos sofrer por algo que já foi vendido pelo sacrifício de Jesus. E que o próprio Deus não se lembra de nossas transgressões, nos limpa e purifica por completo.

Toda vez que o inimigo tentar lhe fazer lembrar do pecado, lembre-se que Deus já curou as suas memórias. Lembre-se da misericórdia de Deus, do seu perdão, da sua bondade, da sua graça... Lembre-se que você é templo Santo de Deus.
Você já foi curado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário