quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A Guerra que Esquecemos


Você acorda pela manhã, geralmente apressado e quase sem perceber recapitula em sua agenda mental seus compromissos do dia enquanto se prepara psicológica e fisicamente para os desafios que serão enfrentados. Sentimo-nos como soldados que, convocados pelas circunstâncias, pela sede de conquistas, pela vida... rumam ao campo de batalha.
Parece dramático nomearmos assim o nosso cotidiano, mas a verdade é que sabemos bem o grau de complexidade dos problemas enfrentados todos os dias: o trânsito que parou, o chefe estressado ou que não reconheceu o trabalho, a nota baixa da prova de outro dia, um constrangimento na frente dos colegas, aquela pessoa que você diz não suportar mais, as cobranças de presença dentro de casa, o salário que atrasou, a divida que não conseguiu pagar, o carro que quebrou, um filho incompreendido, um pai ausente, um marido estressado, uma mulher insatisfeita, uma mãe que não parou pra te ouvir... são tantos os problemas do dia-a-dia, que a sua armadura psicológica não sai mais de você numa tentativa de te proteger dos ataques inesperados, mas não protege.
A guerra que vivemos todos os dias se ergue como uma parede sem janelas que não permite enxergar o caminho para a felicidade. Parece até que viemos a este mundo para guerrear, e é justamente para isso que viemos! Mas não nos lembramos de algo importante. Estamos tão ocupados com estes "probleminhas" do dia-a-dia, que nos esquecemos do essencial.
Lembramos bem das guerras que vivemos e que tentamos vencer com as próprias forças, mas existe uma guerra acima de todas estas, que esquecemos e que não pode ser vista a olho nú.

A guerra que esquecemos acontece a todos os momentos, e mesmo quando estamos dormindo. A guerra que esquecemos está para além de nossas forças e capacidades intelectuais. A guerra que esquecemos deveria ser a única lembrada, porque é a mais importante e decisiva delas.
A guerra que esquecemos não é uma guerra material, mas espiritual.

A palavra de Deus nos diz em efésios 6: 12 que "Não temos que lutar contra carne e sangue, mas sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais".
Percebe? - não adianta lutar contra tudo e contra todos se espiritualmente estamos dormindo. A nossa luta não é contra carne nem sangue...
Consegue enxergar quantos soldados estão dormindo no campo de batalha espiritual?

Somos soldados sim, mas não lutamos contra o que é material, fazemos parte de um exército espiritual. Lutamos contra o que é invisível, e até para isso, como soldados, devemos estar devidamente protegidos.
Se continuar lendo os versículos posteriores em efésios vai conhecer uma armadura que tão perfeitamente o Apóstolo Paulo nos apresenta, como capaz de nos proteger de todos os ataques do maligno.

Assim, protegido. Assim, preparado. Você só precisa se equipar espiritualmente, e conferir: Cinto, couraça, calçados, escudo, capacete e espada.
Todos os dias você estará além dos problemas que a humanidade enfrenta em seus dias, estará apto para vencer toda e qualquer batalha, se não esquecer que a verdadeira batalha não é material, mas espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário