quinta-feira, 17 de maio de 2012

Sorrir por Dentro


Eu só consegui entender o que isso realmente representa quando resolvi conversar com Deus ontem a tarde. Nós conversamos sobre a minha felicidade, sobre as minhas decisões e sobre os meus sorrisos claro. Eu prefiro as tardes de sol, mas tardes de chuva impulsionam também diversas reflexões, ontem foi assim.
 O que impressiona não é o sorriso em si, mas o que está por trás dele, ele é só um reflexo ou um capa que cobre problemas, tristezas, indecisões.
Parece hipócrita a ação de usar o sorriso como uma capa, ser capaz de sorrir por fora mesmo não sorrindo por dentro. Mas a verdade é que somos experts nisto. Somos treinados durante toda vida a camuflar nossos verdadeiros sentimentos, opiniões, anseios, sonhos... demonstramos uma imagem que não é a verdadeira e o pior de tudo é que nos acostumamos com isso, com o tempo nos tornamos uma pessoa cada vez mais próxima daquela que todos querem ver e não ousamos mudar, contudo não esquecemos daquela pessoa que continua escondida e das dores que carregamos por dentro.
Acabei lembrando do que um grande amigo meu me disse algum dia: somos como uma lua cheia, encantamos as pessoas, somos admirados, alvo de elogios, estamos com a face iluminada e nos sentimos bem com isso, ah como nos sentimos bem, por um momento esquecemos da parte escura daquela lua, aquela parte que ninguém vê, está por trás, a parte que o sol não tocou, tão cheia de imperfeições e crateras, parece bem mais confortável esquecê-la, ou ao menos tentar fazê-lo.
A realidade é que não conseguimos esconder de Deus o choro interno. Por vezes parece até que conseguimos esconder de nós mesmo o choro, quando o espelho reflete um sorriso tão bonito e satisfatóriamente necessário. Mas Deus sabe bem como estamos por dentro, não somos capazes que camuflar isso dEle.
Entendi que se só Ele me vê por dentro, só Ele pode me ensinar a sorrir de verdade, fazer com que o sorriso externo seja apenas o reflexo da minha verdadeira alegria e não a capa que cobre o meu interior cheio de dor.
Compreendi que posso deixar de ser como a lua e passar a ter luz própria, iluminar ao invés de ser iluminado superficialmente.
Então pedi a Deus que me ensinasse a sorrir, por dentro, e só isso é necessário para que eu possa sorrir, em todas as situações.
E ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário