terça-feira, 1 de maio de 2012

Desafios


Que servo de Deus não tem sua vida marcada por lutas, em que certos obstáculos surgem para provar a fé? Desafios são ingrediente indispensável para o desenvolvimento da vida cristã, mudam condutas e pensamente, e aperfeiçoam o relacionamento com Deus.
Se vistos do ângulo certo, os obstáculos dispostos ao longo do caminho são percebidos, não como armadilhas que destroem ministérios ou enfraquecem a vida espiritual, mas como formadores de caráter, que aperfeiçoam forças e capacidades, geram experiências, promovem intimidade com Deus.
O que seriam dos grandes homens de Deus e seus ministérios se suas incapacidades não fossem mudadas?, se ainda tivessem suas vidas nutridas pelo medo, timidez, vergonha e falta de confiança?  Talvez devêssemos perguntar isso a pessoas com Davi, Daniel, Paulo e Silas, Moisés... ou quem sabe ao próprio Abraão. Quem seria Davi se Golias não surgisse em sua história?, ou quem seria Daniel se não fosse lançado na cova com leões?, talvez a história de Paulo e Silas não seria de um significado tão grandioso pra nossas vidas hoje se terminasse aquela noite, naquela prisão. A libertação de um povo escolhido por Deus seria ainda lembrada, mas quem seria Moisés diante de tudo isso?
Confiança em Deus, ousadia, coragem estão sempre presentes nas vitórias sobre os desafios que encontramos durante a vida cristã, são provas de nossa fé no Deus que servimos. Não há como falar em fé e não lembrar de Abraão, um exemplo pra nós que pensamos em parar diante das lutas, abrir mão do arado que nos foi confiado.
Aos olhos humanos nenhuma das vitórias que citei seria possível, porque além das forças humanas há um fator essencial, gerador de coragem, ousadia e confiança: a ação do Espírito Santo. A presença e ação do Espírito de Deus nos move quando o mais sensato seria parar, nos levanta quando normalmente deveríamos estar assentados e acomodados em um canto qualquer.
O Espírito Santo nos leva a vermos os desafios do angulo correto, de modo que as recompensas de Deus ficam bem mais nítidas do que as dificuldades enfrentadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário