quinta-feira, 20 de outubro de 2011

LIÇÃO 03 - Barnabé, Um Líder no Campo Missionário




Texto Áureo: “A notícia a respeito deles chegou aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia”. At 11.22

Objetivos:
Mostrar a importância de uma liderança representativa, fiel em todos os aspectos;
Destacar o caráter de Barnabé e  sua influência no desenvolvimento do trabalho do Senhor;
Apresentar a disponibilidade, alegria e disposição de Barnabé na obra do Senhor.

INTRODUÇÃO.
Antioquia da Síria era assim chamada para diferenciar da Pisídia. Ela era a terceira mais importante cidade do Império, sendo a primeira, Roma e a segunda, Alexandria. Antioquia se localizava ao sul do Rio Orontes, para onde afluíam pessoas da Ásia, Europa e norte da África. Foi ali que os do Caminho foram chamados de cristãos pela primeira vez, significando aqueles que eram seguidores das doutrinas de Cristo.

1 SURGE UM NOVO CAMPO DE TRABALHO
Antioquia era uma cidade que possuía muitos judeus, tendo nos dias de Barnabé e Paulo uma colônia muito numerosa com várias sinagogas espalhadas. Mas era também um lugar de idolatria e licenciosidade. Nela surgiu uma grande igreja, onde as diferenças judaicas e gentílicas foram tão minoradas que possibilitou o surgimento da primeira assembleia mista de cristãos. Barnabé, “o filho da exortação”, foi a pessoa ideal a ser enviada para lá a fim de liderar, consolidar e fazê-la crescer ainda mais.

2 NOTÍCIAS DE UM NOVO CAMPO
Quando a mão do Senhor governa uma Igreja, a notícia que o vento leva a seu respeito não é de dissensão, ciúmes ou escândalos. Aquela era uma obra do Espírito Santo e Ele se utilizou de homens de Chipre e de Cirene, pessoas de pele negra, que venceram preconceitos e, no poder do Espírito, abriram a porta para que Barnabé desse seguimento.

3 BARNABÉ É ENVIADO AO CAMPO
Lucas destaca a principal atitude tomada por Barnabé ao chegar a Antioquia e aponta  suas qualidades como base para necessária exortação, cujo sentido conotativo é diferente do que costumamos aplicar. Exortar é chamar para perto, admoestar, animar falando com carinho, o que muitos entendem  erradamente  como  sendo imprecar ou repreender com severidade, sem amor (At 11.23).   

CONCLUSÃO
Muitos esperam ver um homem com essas qualidades para que possam ser guiados até as fontes de Deus, pois as ofertas do mundo prometem e prometem, mas não satisfazem a alma humana.  Que Deus levante pessoas com esse mesmo nível de comportamento, com habilidades e características tão produtivas quanto Barnabé, que mesmo sem palavras, possam reluzir um caráter digno de tal apreciação. Observemos que não basta apenas ter o Espírito Santo, mas estar cheio, para que outras virtudes se alinhem a tal presença. Lembremos que foi um obreiro assim que contribuiu muitíssimo para a formação de Paulo, que veio a se tornar uma grande personalidade no cristianismo. 

GLOSSÁRIO:
Paradigmas: Modelo, padrão.
Inserção: Ato de inserir, de incluir.
Espectro: Fantasma, figura imaterial.

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: BARNABÉ – Editora Betel - 4º Trimestre 2011 – Lição 03.

Nenhum comentário:

Postar um comentário