terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

LIÇÃO 02 - Jacó Compra a Primogenitura de Esaú



TEXTO ÁUREO
“E ninguém seja fornicário, ou profano, como Esaú, que por um manjar vendeu o seu direito de primogenitura”. Hb 12.16

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Apresentar que quem despreza Deus, por ele é desprezado;
Ensinar a perseverar nas promessas de Deus; e
Mostrar o valor das promessas de Deus.
  
INTRODUÇÃO.
Esaú e Jacó eram irmãos de caráter completamente distintos. Ao contrário de Jacó que tinha inclinações espirituais, Esaú se caracterizou por ser homem carnal. Suas ações foram frutos de seu coração mundano. Essa é uma característica comum aos homens e mulheres que não servem a Deus neste mundo, e foi por essa razão que Jesus disse “Vos é necessário nascer de novo” (João 3.3).

1. COMPRANDO A PRIMOGENITURA (GN 25.27-31)
A Bíblia diz do crescimento dos meninos; Esaú gostava de viver no campo e se tornou um bom caçador. Jacó, pelo contrário, era um homem sossegado, que gostava de ficar em casa. Um dia, quando Jacó estava cozinhando um ensopado, Esaú chegou do campo, muito cansado, e foi dizendo estou morrendo de fome. Por favor me deixe comer dessa comida vermelha. Jacó  disse só se você me der o direito de filho mais velho.
  
2. A PROMESSA CONTINUA
Jacó era a terceira geração da família da promessa. Começou com Abraão, Isaque e a partir dali seria com Jacó. O filho de Isaque, apesar de ter assegurada a promessa de Deus, usa de ardileza para alcançar os seus objetivos, mas haveria de pagar um preço alto por agir independente de Deus (Pv 16.1).
  
3. VALORIZANDO O QUE É ESPIRITUAL
Na história de homens e mulheres que têm sido instrumentos de Deus, eles são comparados a pedras que se pisam numa correnteza, por meios das quais se podem avançar. Jacó foi esse tipo de homem, que serviu de caminho para que Deus pudesse seguir adiante. Jacó  ajudou a olhar para o futuro, enxergar além do horizonte. A visão de Jacó alcançou gerações muito além da sua. No Novo Testamento, é possível ver o apóstolo Paulo testificando que todo o seu ministério era por causa de uma visão que Deus lhe dera, e ele não poderia desobedecê-la (At 26.19). Hoje a igreja precisa dessa mesma visão para continuar dentro da vontade de Deus. (Ef 1.18).

CONCLUSÃO
Apesar do ardil de que usou para com seu irmão, é possível identificar, em Jacó, o desejo de se ocupar com o que é sagrado. Que Deus nos ajude a entender os valores espirituais que, por Ele, são-nos entregues.


Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista: JACÓ – Editora Betel - 1º Trimestre 2012 – Lição 02.

Nenhum comentário:

Postar um comentário