sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Poções-BA e o Crescimento do Ministério


Mais uma congregação de madureira será inaugurada, desta vez em Poções-BA um município com 44.759 habitantes que foi alcançado pela obra missionária do Ministério de Madureira no campo de Coaraci-BA. As obras de construção do templo já foram concluídas e estamos aguardado a data para inauguração.


Este resultado mostra um avanço considerável do Ministério de Madureira na Bahia e do trabalho do campo de Coaraci que implantou a obra naquela cidade.
O Departamento de Missões tanto como a Igreja do nosso Campo são consideravelmente novos, mas nestes poucos anos conseguiu dar saltos extraordinário em Missões Locais.
O trabalho por trás deste resultado se mostra na contribuição e no empenho dos irmãos que adotam Missões e da equipe do Departamento tantos como aqueles que direta ou indiretamente estão ligados e comprometidos com este serviço ao Reino de Deus.
Parabenizamos o nosso Pastor Valdete Palmeira Costa pelos meses de dedicação à edificação deste novo templo trabalhando diretamente em sua construção.

Continue contribuindo com Missões!
Mais projetos estão a caminho.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Nova Revista para Jovens e Adultos 4º Trimestre de 2011

Ao longo deste trimestre estudaremos a vida de Barnabé, um personagem bíblico pouco citado no Novo Testamento, mas que, não obstante este pormenor, figura entre os exemplos mais inspiradores das Escrituras.
A sucinta lista de qualidades a ele atribuídas por Lucas, autor do livro de Atos, é mais do que suficiente para que tenhamos diante de nós um modelo de cristão irretocável, digno de ser imitado por todos quantos desejem em seu coração serem considerados pelo Mestre como servos fiéis e inteiramente aprovados.
No relato de Lucas aprendemos o essencial sobre o caráter e personalidade de Barnabé: era um homem de bem, cheio do Espírito Santo e fé. Foi sobre estas características que o Senhor ergueu o líder eficaz, o obreiro fiel, o missionário frutuoso, o verdadeiro homem de Deus que desempenharia um papel fundamental na consolidação definitiva da Igreja Cristã em seus momentos iniciais.
Conhecer em profundidade a vida deste baluarte do cristianismo é o nosso desafio durante todo este trimestre. E não somente isto, pois além de conhecê-lo bem, queremos, ao estudarmos cada lição, nos tornar parecidos com ele, tendo a capacidade de reproduzir sua elevada espiritualidade, sua fé inabalável, seu ardor missionário.
A Igreja Cristã atual sente a falta de crentes como Barnabé. Que ao fim destas lições, e com a ajuda do Espírito Santo, nos sintamos preparados para preencher esta lacuna e para nos empenharmos na construção de uma igreja que tenha a mesma têmpera espiritual da Igreja Primitiva.

Comentarista: Pastor Abner de Cassio Ferreira

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Renunciamos... Denunciamos... Anunciamos...



RENUNCIAMOS
À presa que tanto atrapalha
À tristeza que incomoda
À palavra inoportuna que a todos magoam
À covardia que imobiliza
Ao pessimismo que paralisa
Ao rancor que fere
Ao desprezo que a todos toca
Ao descompromisso que, por onde passa,
Vai deixando marcas históricas...
E muito mais...
Renunciamos a nós mesmos, Renunciamos o medo,
Renunciamos o mundo.

DENUNCIAMOS
A corrupção e o egoísmo
A injustiça e a manipulação
A miséria e o terrorismo
A fome e o autoritarismo
A ignorância e o ceticismo
A incompetência e o imobilismo
A covardia e o grupismo
A insensatez e o patrulhamento
A incoerência e o desamor...
E muito mais...
Denunciamos opressão e o opressor, Denunciamos a desunião
Denunciamos o pecado.

ANUNCIAMOS
A transformação
A nossa inquietação com o estabelecido pela sociedade errante
A consciência dos nossos direitos e deveres
O rompimento com antigos paradigmas
O nosso contínuo estado de aprendiz
A nossa potencialidade de saber
O nosso desafio de fazer e melhorar...
E muito mais...
Anunciamos a verdadeira paz,
Anunciamos a mensagem do Evangelho
Anunciamos a Fé, o amor, o perdão...
Anunciamos aquele que nos chamou das trevas para o sua maravilhosa luz.

Anunciamos JESUS.



IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS – MINISTÉRIO DE MADUREIRA
AVENIDA SÃO PEDRO – 876 / BAIRRO SANTO ANTÔNIO / COARACI-BA

Aos vasos de honra da Escola Bíblica Dominical




Vasos feitos e moldados segundo o propósito e o querer de Deus.


Quando lemos a bíblia vemos que ela compara o homem ao vaso e que Deus deseja usar vasos de honra. Sabemos bem, pois aprendemos com Elizeu, que enquanto houver vaso haverá óleo.

Você é um vaso de Honra!


O vaso de barro é feito segundo o querer do Oleiro, e quando algo não está do seu agrado ele não o joga fora. Ele o refaz para que seja perfeito!

Quando termina a fase de modelagem e o vaso se encontra na forma desejada pelo oleiro, começa a secagem.
Ele não está sendo moldado nem utilizado. Parece que foi abandonado e esquecido, mas o oleiro sempre está atento. Pode parecer que tudo está concluído, mas não está!

O vaso ainda precisa passar pelo fogo para adquirir resistência e impermeabilidade.


Agora sim, o vaso está disponível para ser utilizado. E junto com outros vasos fazem a sua parte dentro da casa, pois os vasos de uma casa não são todos iguais, mas são todos vasos de honra diante do seu Dono.


Vasos de honra são vasos cheios!
E não se enchem para guardar, mas para transbordar.

Recebem para compartilhar...
                          Assim como você na Escola Bíblica Dominical.




Você é um vaso de honra!


DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ /  ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS – MINISTÉRIO DE MADUREIRA

Escola Bíblica Dominical - Encerramento do 3º Trimestre de 2011



A Escola Bíblica Dominical encerra mais uma vez os estudos trimestrais neste ano de 2011. O tema deste trimestre sugerido pela revista de estudos de jovens e Adultos é "Anônimos e Atalaias de Deus" e tem como versículo chave a passagem em Ezequiel 3: 17:
"Filho do Homem: Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel" (...)
E seguido estas palavras seguiram-se as programações para o encerramento do 3º trimestre de 2011 na manhã do dia 25 de setembro.

Após a abertura do trabalho e leitura do tema os professores tomaram suas classes seguindo com um resumo da última lição (lição 13) do programa de estudos comentado pelo pastor Josué de A. Soares; ministro do evangelho; comentarista; escritor; formado em Administração de Empresas; História; Teologia; Pedagogia e Pós-graduado em Docência de Ensino Superior.

Pelo dia nacional da EBD no 3º domingo de setembro (dia 18) As classes de jovens (El Shadai) e adolescentes (Brilho de Cristo) apresentaram "Coroas de Sabedoria" e logo após, junto com a classe de senhoras (Rosa de Saron) os jovens apresentaram "Os Anônimos" e "Atalaias não são pegos de surpresa".
A classe de Crianças também tiveram participação com apresentações sobre a importância da Escola Bíblica.

O Resumo Conclusivo foi ministrado pelo Presbítero José Raimundo, que discursou sobre a importância da existência dos anônimos e da presença dos atalaias com breves palavras sobre as lições estudadas durante todo o trimestre.
Logo após, a cantora Sirlécia de Jesus interpretou "sonda-me, usa-me" e seguimos para as entregas das atividades, homenagens, premiações e lembranças. Além dos alunos frequentes e dos aniversariantes do trimestre, os professores, secretários e tesoureiros foram homenageados com as lembranças e as mensagens "Vasos de Honra da Escola Dominical" e "Renunciamos... Denunciamos... Anunciamos...".

Durante o encerramento do trimestre contamos com a presença de uma comitiva da cidade de Itabuna com o Pastor Vivaldo, o Evangelista Valdemir e sua esposa a Missionária Vilma e a Cooperadora Jaci.
Após os agradecimentos, orações e bençãos apostólicas finalizamos o encerramento deste trimestre com um lanche no Salão Anexo da nossa Igreja.

Pela graça de Deus a nossa Escola Bíblica Dominical continua crescendo não só de forma quantitativa mas qualitativamente com o trabalho de alunos singulares e de uma equipe que realmente se doa pela obra do Senhor.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

ANÔNIMOS E ATALAIAS DE DEUS - Resumo Conclusivo




O tema abordado neste trimestre ocupa-se na figura dos Anônimos Atalaias que tinham a função de alertar e advertir do perigo e aproximação de mensageiros a cidade.
Em nossos dias a Igreja deve ocupar o papel de um Atalaia que observa de modo espiritual verberando contra o pecado e as injustiças. O Atalaia é comparado a um pastor posto no alto da torre para vigiar o rebanho e dar sinal de alarme contra o perigo.
As lições deste trimestre visam resgatar a simplicidade do evangelho, do pregador, do professor, do pastor e porque não dizer da própria noiva do cordeiro e ao mesmo tempo despertar os servos de Deus a viver uma vida simples, santa e agradável a Deus. Portanto, é necessário resistirmos os dias maus, com muita oração, vigilância e temor. O teólogo W. Colson escreveu: “Mas se nós, os cristãos, vamos levar essa mensagem doadora de vida pra o mundo, devemos primeiramente entendê-la e vivê-la.”
A Igreja do Senhor tem uma grande responsabilidade, a de avisar os não salvos em Cristo Jesus para que se convertam e recebam o perdão dos pecados.
Que Deus com a sua graça possa nos fortalecer nesses dias tão difíceis!


LIÇÃO 1 - “ANÔNIMOS E ATALAIAS DE DEUS
Objetivos
1)    Conhecer o atalaia de Deus;
2)    Compreender que os anônimos são usados como atalaias;
3)    Aprender a identificar o verdadeiro atalaia de Deus.

Muitos têm sede e fome de poder e grande “necessidade” de fama no meio evangélico, a saída do suposto “anonimato” (2Co 4.7-10). Muitas vezes temos visto pessoas até bem-intencionadas, incentivando a fama, a riqueza e a glória, coisas lícitas desde que sejam para o propósito de Deus.
Podemos dizer que ser anônimo, porém atalaia de Deus, deve ser o lema do homem e da mulher que são convertidos ao Senhor. Vencer a carne, o pecado e o mundo é a maior vitória do servo de Deus. Devemos, portanto, cumprir a obra de um evangelista.

LIÇÃO 2 - A MENINA QUE ABENÇOOU O CHEFE DO EXÉRCITO
Objetivos
1)    Compreender que Deus não faz acepção de pessoas;
2)    Conhecer um pouco mais sobre a vida da menina que abençoou a Naamã; 
3)    Entender que podemos servir a Deus, tendo mensagem mesmo sem ter fama.

A história de Naamã demonstra a providência de Deus (2Rs 5.1-14), seu poder, sua graça redentora (2Rs 5.15-19) e seu juízo contra o pecado (2Rs 5.20-27). A narrativa bíblica enfoca que a graça e a salvação divina não se limitavam a Israel, mas que o Senhor queria se compadecer daqueles que não pertenciam àquele povo e guiá-los a conhecer o Deus Eterno e verdadeiro (Lc 4.18,19; 25-27).
A menina israelita testemunhou com alegria aquilo que tinha aprendido com os seus pais, falando de maneira simples ao coração de sua patroa. É interessante que ela falou apenas para uma pessoa, mas pregou para a pessoa certa. Nós apenas precisamos falar de Jesus e as demais coisas, deixemos com o Espírito Santo.

LIÇÃO 3 - “O JOVEM QUE TINHA CINCO PÃES E DOIS PEIXES
Objetivos
1)    Ressaltar que o mínimo que temos é o suficiente para Deus operar;
2)    Mostrar que Deus sempre cuida de nós;
3)    Provar que para Deus não há impossível.

Este milagre de Jesus é o único registrado nos quatro evangelhos (Mt 14.13-21; Mc 6.30-44; Lc 9.10-17; Jo 6.1-15). Alguns estudiosos dizem que o milagre deve ter ocorrido em abril do ano 32, porque diz (Jo 6.10) que havia “relva verde”, o que ocorre em Israel na primavera, principalmente em abril. O local foi Betsaida, na margem oriental do mar da Galiléia (Lc 9.10). Havia outra Betsaida a noroeste do mesmo mar, a cidade de Filipe, André, e de Pedro (Mc 6.45).
Jesus nunca desprezou as necessidades dos seus ouvintes. Ele disse, certa vez, que nem só de pão vive o homem, mas não se mostrou insensível diante daqueles que desejavam alimentar-se. Portanto, façamos como o rapaz da lição, confiemos no Senhor Jesus.

LIÇÃO 4 - OS LEPROSOS QUE ANUNCIARAM AS BOAS NOVAS
Objetivos
1)    Destacar a importância de anunciar a mensagem do evangelho;
2)    Alertar sobre o perigo da lepra espiritual;
3)    Expor sobre a soberania de Deus.

Na lição estudamos acerca dos quatro leprosos que, embora sendo doentes e proibidos por lei de ficarem dentro do arraial, eram dependentes da caridade, fora dele (Lv 13.45,46; Nm 5.1-4).
Devido à fome e à presença do exército dos sírios, a situação deles tornou-se desesperadora, mas Deus teve misericórdia e deu-lhes o refrigério (2Rs 7.8).
O pecado, tal como a lepra, deixa as suas marcas, que atestam sua ação destruidora. Muito embora o sangue de Jesus nos purifique de todo o pecado, as suas seqüelas ficam na vida daqueles que foram perdoados por Jesus.

LIÇÃO 5 - O MILAGRE NA CASA DA VIÚVA DE NAIM
Objetivos
1)    Mostrar que Jesus dá atenção a todas as pessoas;
2)    Conhecer um pouco sobre a cidade chamada Naim;
3)    Enfatizar o lado social da igreja e que os mortos ouvem a voz de autoridade de Jesus.

Um fato curioso é que o relato sobre a viúva de Naim e a ressurreição de seu filho somente é encontrado no Evangelho de Lucas, seria o primeiro milagre de ressurreição de mortos realizado por Jesus. O milagre ocorreu na região da Galiléia, mais especificamente em Naim, a qual também é mencionada apenas uma vez nas Escrituras.
Apesar de a multidão estar se condoendo com as lágrimas da viúva, não lemos que ninguém tenha decidido ao lado de Jesus, como se tudo aquilo tivesse sido momentâneo e superficial e logo a seguir, voltassem ao indiferentismo.

LIÇÃO 6 - A CONVERSÃO DO CARCEREIRO DA MACEDÔNIA
Objetivos
1)    Compreender que Deus trabalha em nossas aflições;
2)    Destacar que a Macedônia era um lugar hostil e idólatra, mas mesmo assim o Senhor enviou os seus servos para pregar a Sua Santa Palavra;
3)    Conhecer um pouco sobre a vida do carcereiro e a região da Macedônia.

Nesta lição conhecemos um pouco sobre o carcereiro da Macedônia,  também conhecido como o carcereiro de Filipos, tendo em vista ser uma das cidades da província da Macedônia.
Este tema aponta para o amor e o perdão de Deus, sem fronteiras. Nos versículos 25-34 de Atos 16, é possível notar que as intenções dos perseguidores de Paulo e Silas são frustradas e descontinuadas.
Quando ouvimos uma boa mensagem de Deus e passamos a crer, somos abençoados como o carcereiro e sua família, que manifestaram a realidade da sua conversão. Logo em seguida, foram todos batizados. “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa” (At 16.31).

LIÇÃO 7 - O PAI QUE CLAMOU A JESUS
Objetivos
1)    Compreender que os pais têm uma grande responsabilidade;
2)    Saber que a bênção chega quando vamos até Jesus;
3)    Entender que a fé é um instrumento que deve de contínuo ser utilizado.
Algumas tradições dizem que o fato ocorreu no monte Tabor, mas havia, na época de Jesus, uma fortaleza romana dominando o monte. O caminho mais lógico seria às alturas do Hermom, a 20 Km de Cesaréia, com quase 3.000 m de altura. A transfiguração e a cura do rapaz são dois acontecimentos que não ocorreram ao mesmo tempo, pois o evangelista Lucas nos informa que o episódio foi no dia seguinte (Lc 9.37).
Na vida cristã há muitos desafios. Uns parecerão mais difíceis que outros, mas se permanecermos fiéis a Cristo e tivermos fé, certamente venceremos. Ele prometeu estar conosco todos os dias, até a consumação dos séculos.

LIÇÃO 8 - O CRISTÃO E O CARÁTER MOLDADO PELO ESPÍRITO SANTO
Objetivos
1)    Mostrar que o servo de Deus tem o caráter trabalhado pelo Espírito Santo;
2)    Explicar como podemos alcançar um caráter ideal, de acordo com as Santas Escrituras;
3)    Compreender que um crente salvo demonstra um caráter abençoador e frutífero em meio à sociedade corrompida.

O cristão verdadeiro se diferencia em meio à sociedade corrompida e perversa por ter um caráter moldado pelo Espírito Santo. Cada um de nós é admoestado pelo apóstolo Paulo a brilhar em meio às trevas. Mas, para que isso venha a acontecer, é mister que tenhamos um viver santo, puro, honesto e cheio de temor a Deus.
Imaginemos um campo que tenha muitas árvores frutíferas que precisam ser apropriadamente cultivadas a fim de se ter uma farta colheita. O mesmo princípio se aplica à vida de cada crente. Depois de haver recebido o Espírito de Deus, é necessário o cristão cooperar com Ele, para que dê mais fruto.

LIÇÃO 9 - O QUE LEVAREMOS PERANTE O SENHOR?
Objetivos
1)    Aprender que não podemos permanecer vazios espiritualmente;
2)    Enfatizar que sempre temos algo para oferecer ao nosso Deus;
3)    Destacar a importância de estarmos preparados.

O texto registra que nos tempos bíblicos em Israel, qualquer um que fosse consultar a Deus através dos profetas, não se apresentava vazio (1Sm 9.6,7; Jo 4.23). A palavra adorar no hebraico é “sãhãh”, que significa prostrar-se, curvar-se.

O Teólogo Shedd comenta que na verdadeira adoração:
1) A questão do local é insignificante (Jo 4.21; Atos 7.48);
2) O objeto é o Deus que se revela na história, na Palavra e sumamente em Cristo Jesus;
3) O modo é em espírito (Jo 3.5,6); e em verdade (8.32; 14.6; 17.17).

Para finalizar podemos meditar sobre quatro verdades relativas à nossa contribuição:
1) Contribuir voluntariamente e com o coração;
2) Não contribuir com tristeza;
3) Não contribuir por obrigação e
4) Contribuir com alegria.

Lição 10 - A CURA DO PARALÍTICO DE BETESDA
Objetivos
1)    Compreender um pouco sobre o tanque em Betesda;
2)    Identificar a vida do paralítico de Betesda;
3)    Incentivar a cada crente a vivenciar o amor de Jesus. 

Dizem as Escrituras Sagradas: “Depois disso, havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém” (Jo 5.1).
Havia três festas sagradas que exigiam que todos os varões judeus fossem a Jerusalém:
1) A Festa da Páscoa e dos Pães Asmos;
2) A Festa de Pentecoste, também conhecida como a Festa das Colheitas;
3) A Festa dos Tabernáculos. 

Esta lição apresentou um homem paralítico que ficou curado por receber o toque de Jesus, quando Ele subiu a Jerusalém para uma festa.
É importante enfatizar que Jesus fez muitos milagres e muitos aconteceram no sábado.
Vejamos alguns:
1) O endemoninhado em Cafarnaum (Mc 1.21-27);
2) A sogra de Pedro (Mc 1.29-31);
3) O paralítico em Jerusalém (Jo 5.1-9);
4) O homem com a mão atrofiada (Mc 3.1-6);
5) A mulher encurvada (Lc 13.10-17);
6) O homem com hidropisia (Lc 14.1-6);
7) O cego de nascença (Jo 9.1-14). 

LIÇÃO 11 - O DISCÍPULO DE JESUS É UMA TESTEMUNHA DO PODER DE DEUS
Objetivos
1)    Refletir sobre a palavra conversão no texto bíblico e sua aplicação na vida do crente salvo;
2)    Esclarecer que a obediência se faz necessária à verdadeira testemunha de Jesus;
3)    Conhecer a natureza do verdadeiro discípulo de Cristo.


Em Atos 1.8b está escrito: “E ser-me-eis testemunhas...” Certamente a coisa mais grandiosa da vida é perceber a beleza de Jesus e falar aos outros sobre Ele. No Novo Testamento, o testemunhar é a forma mais antiga de pregação.             
Ser discípulo de Jesus se resume na seguinte mensagem da Bíblia Sagrada, consagrada pelo próprio Mestre: “Se alguém quiser vir após a mim, renuncie-se a si mesmo, tome cada dia sua cruz, e siga-me; pois aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem quiser salvar a sua vida por amor de mim, acha-la-á” (Mt 16.24,25). 

LIÇÃO 12 - A BENÇÃO DE OFERTAMOS COM SINCERIDADE
Objetivos
1)    Conscientizar sobre o valor da oferta e do dízimo;
2)    Compreender que devemos ser sinceros e fiéis em nossas ofertas;
3)    Ensinar sobre a importância do dízimo e da oferta à luz da Bíblia.

Quando um servo de Deus consagra sua vida ao Senhor, isso inclui os seus bens (2Co 8.5). No capítulo 5 de Atos dos Apóstolos são mencionados problemas internos e externos enfrentados pela Igreja primitiva. Havia desonestidade (At 5.1-11), cobiça (At 5.3) e problemas administrativos (At 6.1-7). Externamente, a Igreja era pressionada pela perseguição. Mas em meio a tudo isso, os crentes fiéis eram constantes na pregação e nas riquezas de sua generosidade (2Co 8.2).  
Vejamos algumas coisas que acontecem quando, o crente é motivado pelo entendimento correto a contribuir com o dízimo:
            1) Se sentirá recompensado por estar incluído na obra de Deus;
            2) O Senhor o socorrerá em tempos difíceis;
            3) Será um exemplo para outros crentes;
            4) Deus responderá em porções bem maiores;
            5) A obra de Deus terá maior eficácia com a sua contribuição.

LIÇÃO 13 - O PERIGO DO SARCERDÓCIO SEM O RECONHECIMENTO DIVINO
Objetivos
1)    Identificar o verdadeiro chamado divino;
2)    Entender que existe diferença entre o carnal e o espiritual;
3)    Compreender que o verdadeiro chamado exige sacrifício.

Jesus enfatizou a importância da dedicação para o crescimento do Reino de Deus aqui na terra. O ministério tem um papel de grande relevância para obra do Senhor. No Evangelho de Lucas 10.2, estão escritas as seguintes palavras de Jesus: “Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros à sua seara”. A Igreja do Senhor clama por bons obreiros.



Estes estudos nos trazem as seguintes lições:
            1) Sempre reflitamos nas nossa  reais motivações;
            2) Tenhamos cuidado com os convites com aparência de dádivas;
            3) Sejamos verdadeiros com a Igreja;
            4) Nunca deixemos de orar ao Senhor;
             5) Não tenhamos comprometimento com coisas que desagradam a Deus;
            6) Mantenhamos a vigilância.  


“Filho do homem: Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel” (...)
Ezequiel 3: 17



Resumo Conclusivo - Anônimos e Atalaias de Deus/3º Trimestre de 2011
Departamento de Educação Cristã - Escola Bíblica Dominical