Antes de Iniciar a aula distribua
entre os alunos pedaços de papel de diversas cores... Cada aluno escolherá a
cor que mais gosta dizendo o porque da escolha. (Verde, vermelho, amarelo,
azul, violeta, marrom, cinza, preto, branco, laranja ou rosa).
Peça para guardarem o papel até o
final da aula.
OBJETIVO: Reconhecer que os
valores divinos que sustentam a família e aplicá-los em sua casa.
Peça para um dos alunos orarem dando
início à aula, em seguida leia a Mensagem Valiosa (Fp 4: 7) e a Verdade Aplicada.
Fazendo associação de ideias escreva
a palavra “valores” no quadro e junte a ela as palavras associadas que os seus
alunos disserem. Em seguida leia num dicionário o significado da palavra,
combine com o sentido central extraído do quadro e elabore um conceito para ser
trabalhando durante toda aula.
INTRO.
Nossos valores são aquilo que
concordamos ser corretos e que, portanto praticamos. Expressam nosso caráter,
conduta, decisões e formas de pensar. Nossos valores recebem influencia de
diversos meios: família; escola; igreja...
Os valores divinos são os devem
prevalecer em nossas vidas.
1 – A IMPORTÂNCIA DOS VALORES DIVINOS
PARA SUA FAMÍLIA.
Se guiar pelos valores divinos faz
com que convivamos harmoniosamente com toda sociedade, e isso começa em nossa
família. Ter valores é mais do que simplesmente seguir uma regra, valores dão
sentido pleno a uma vida honrosa e respeitável.
Sabemos que é ordem de Deus respeitar
pai e mãe, e se guiar pelos valores divinos, nos faz ir além do que apenas
seguir esta regra. Como você tem honrado os seus pais.
2 – IDENTIFIQUE SEUS PRÓPRIOS VALORES
Nossos valores são identificados de
acordo com as nossas ações e como as justificamos. Conhecer suas reações diante
de diversas situações mostra que você se conhece e sobre quais valores pauta a
sua vida.
Aplique a atividade: “Meus valores”.
3 – OS VALORES DE DEUS x OS SEUS PRÓPRIOS
VALORES
Peça para que todos abram suas
bíblias em Provérbios 16: 2 e leia em uníssono.
Este versículo é uma chamada para
compararmos os nossos valores com os de Deus. Devemos fazer com que eles sejam
sempre os mesmos.
Quando os seus valores não forem os
mesmo valores de Deus, abra mão dos seus.
Lembre-se, quando as pessoas te veem,
elas devem ver a imagem de Jesus. Já pensou nisso?
CONCLUSÃO
Conclua a lição com a dinâmica do papel colorido. Leia o significado de
cada cor como na dinâmica “Qual a cor que você mais gosta?” e conclua
dizendo que as nossas escolhas revelam muito do nosso caráter. Assim é com
todas as escolhas de nossas vidas.
Recolha as atividades e não comente nada, corrija-as as casa e depois
poderá conversar com os alunos individualmente ou em grupo.
Veja se todos responderam a atividade proposta na revista e se o objetivo
da lição foi alcançado.
Ore e encerre a aula.
Material
Utilizado:
·
Folhas de colorido (Verde, vermelho, amarelo, azul,
violeta, marrom, cinza, preto, branco, laranja ou rosa).
Plano de Aula – Lição 02 – Revista
Adolescer +, 1º Trimestre de 2013.
Editora Betel.
Por Erivelton Souza Campos
Superintendente de EBD (Escola Bíblica
Dominical)
Professor de Adolescentes – Classe Brilho
de Cristo.
Em 12 de janeiro de 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário