TEXTO ÁUREO
“Para o que (digo a verdade em Cristo,
não minto) fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios na fé e
na verdade”. 1Tm 2.7
OBJETIVOS DA LIÇÃO
1. Mostrar o propósito de Cristo com
Paulo em relação aos gentios;
2. Revelar que Paulo foi um homem
preparado em questões profundas da salvação pela fé;
3. Inspirar uma fé inteligente e viva no
exercício do ministério eclesiástico.
INTRODUÇÃO
A chamada de Paulo para pregar aos
gentios não começa em Antioquia da Síria junto com Barnabé, na verdade, começa
com a visão celestial, em Damasco, que o conduziu por toda a sua vida. A
epifania experimentada, no caminho de Damasco, por Paulo foi para ele uma
aparição tão real do Senhor que ele se considerava tão apóstolo de Jesus
Cristo, quanto os que com Ele conviveram.
1. PREGADOR E APÓSTOLO
A autoridade de Paulo repousa sobre sua
chamada na aparição do Senhor Jesus no caminho de Damasco. É muito interessante
que ele não se permitia diminuir visto que entendia a operação da graça em seu
favor para a honra do apostolado, a fim de no serviço do Senhor, conduzir as pessoas
do mundo gentílico a crer em Cristo, e a Ele se tornar obedientes (Rm 1.5).
2. DOUTOR NA FÉ
A expressão “doutor dos gentios na fé”
significa instrutor ou “mestre” como é traduzida na Bíblia ARC (Almeida Revista
e Corrigida). Paulo em 1Tm 2.7 considera-se um mestre na fé e não na crença.
Embora pareça ser a mesma coisa, não é. Pois a prática da crença religiosa não
envolve necessariamente uma fé viva, capaz de salvar o indivíduo, nem tampouco
toda crença religiosa se ocupa com a salvação da alma das pessoas; a fé faz
parte da espiritualidade; a crença faz parte da religiosidade. Todavia, a
Palavra de Cristo promove a fé, salvando a pessoa do seu pecado, do seu vazio,
e da falta da comunhão com Deus, aperfeiçoando-o nas boas obras.
3. DOUTOR NA VERDADE
Devemos lembrar que os líderes de
sinagogas e fariseus eram muito proselitistas entre os gentios, tendo pessoas
que frequentavam a sinagoga, mas que não aderiam ao judaísmo por causa da
dolorosa circuncisão que era requerida. Quando nossos campeões pregaram a
palavra da fé, não tocaram nesse assunto, logo, estava implícito que
desobrigaram aqueles, dentre os gentios, que se convertiam a Cristo, ao ato da
circuncisão. Com isso eles ficaram felizes! Era esse o público alvo de Paulo,
mas dentre eles, vinham muitos judeus também.
CONCLUSÃO
O propósito de Paulo entre os gentios
foi ensinar sobre a salvação sem a necessidade dos adereços da Lei. Com preparo
teológico relevante, o apóstolo ensinou eficientemente ao seu público alvo,
inspirando uma fé contagiante e inteligente entre os gentios. Suas pregações e
cartas conseguiram apresentar a Jesus Cristo como Filho de Deus, poder de Deus
e sabedoria de Deus a humanidade. Graças a Deus pelo empenho e dedicação desse
apóstolo que foi um instrumento poderoso nas mãos do Senhor.
Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário
e Harpa - Editora Betel.
Revista: APÓSTOLO PAULO – Editora Betel -
4º Trimestre 2012 – Lição 07.
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