Esta é a aula de abertura do 3º Trimestre de 2012,
conforme recomendações da Editora Betel. Nela você irá explanar os tópicos que
norteiam a ideia central das aulas durante este trimestre. A primeira lição é
sempre a lição chave, além de expor com precisão o tema central da revista abre
portas para firmar conceitos nas próximas lições, fique atento aos eixos
abordados em toda revista para fazer pontes entre o tema central do trimestre e
o tema de cada lição.
OBJETIVO: Despertar, no aluno, o desejo
de fazer a diferença onde estiver e reconhecer que isto é um privilégio.
Uma semana antes distribua cartões convidando os
adolescentes a participarem da aula, distribua no mínimo dois para cada
adolescentes, para que possam convidar outros. Cada cartão vale alguma coisa,
pode ser lembranças, doces, abraços... de acordo com sua criatividade. Eles
pegarão cartões sorteados e apresentarão os cartões na aula, eles e os outros
adolescentes convidados.
Inicie a aula com uma oração, logo após
cada um irá se apresentar e falar duas qualidades próprias.
Lembra dos cartões? Eles serão apresentados pelos alunos, neste caso
trabalhamos com doces. Eles apresentarão os cartões e assinarão no verso,
pegarão os doces correspondentes no final da aula.
Após ler a Mensagem Valiosa em Salmos 1:
1 abra debate sobre o próprio versículo.
Siga os tópicos abaixo.
INTRO.
SERES SOCIAIS
Com fundamentos sociológicos você pode falar sobre a
necessidade do ser humano de interagir com seu semelhante. Mostre que é
impossível duas pessoas estarem em um só lugar por muito tempo e não se
comunicarem, mesmo que não queiram o corpo ira falar por eles.
IDENTIDADE CRISTÃ
O que é identidade cristã? O que nos identifica como
seguidores de Cristo? Como viver no mundo sem perder a nossa identidade?
Lembra da história de Sadraque, Mesaque e Abedinego? Tem
uma música de Anderson Freire chamada “Identidade” que conta bem esta história.
ESTAR NO MUNDO X SER DO
MUNDO
Estamos no mundo mas não somos do mundo. É uma citação
bastante conhecida os alunos podem livremente explanar o sentido dela.
1 – VENCENDO AS PRESSÕES
Contextualize a passagem bíblica sobre Daniel na
Babilônia com o cotidiano dos adolescente.
O QUE ME INFLUENCIA?
Pergunte a eles. Mostre como o dia-a-dia dos alunos é
influenciado por uma séria de fatores, pessoas e intrumentos. Exemplos:
Programas TV, Filmes, Internet, Músicas, Pais, Amigos... eles saberão completar
a lista.
Aprofeite e faça a seguinte dinâmica: em várias setas
pequenas eles irão escrever más influencias do mundo para a vida do
adolescente. Num grande painel será colada uma seta maior com o escrito:
Adolescente Cristão. As setas menores nomeadas pelos alunos seram coladas no
painel na posição oposta à seta maior que será diferenciada, além do tamanho,
com uma cor diferente... Discuta a ideia central desta dinâmica com eles.
EM QUE MEIO DEVO ESTAR?
Onde estão as boas influencias? Elas estão onde eu devo
estar. Onde eu ando e as minhas atitudes mostram quem eu sou e me diferencia na
sociedade.
Prossiga com o próximo tópico.
2 – SOU DIFERENTE SIM, E DAÍ?
Sou um adolescente cristão... o que me diferencia dos
demais? Numa lista em quadro ou cartolina os alunos deixarão expostas essas
diferenças... deixe-os a vontade para acrescentar as informações que serão
discutidas.
Fale sobre o privilégio que é possuir essas diferenças.
3 - RENOVE A SUA MENTE
COM O QUE VOCE TEM OCUPADO
SUA MENTE?
A questão será discutida em círculo com seriedade e
consciência.
Distribua entre os alunos cópias da música “Colisão” de
Anderson Freire. Deixe-os ouvir a canção. Destaque os seguintes termos e
expressões na letra da música: mundo, desejos, mal, bons costumes, más
conversações, impulsos, emoções, guardar meu corpo, ter atitude, caminhar com
Deus, fortalecer a fé, verdade, renunciar meu eu.
Os adolescentes irão organizar num papel aquilo que
agrada e desegrada a Deus.
Conclua discutindo a expressão: “Vou morrer pro mundo e
viver pra Deus” no final da canção.
Prontinho! Pode concluir sua aula.
PONTO FINAL:
Verifique se seus alunos de fato compreenderam que são diferentes e que possuem
uma responsabilidade de viver de acordo com a Palavra de Deus e não com os
ditames do mundo.
Você
prepara a aula, mas não sabe qual serão as reações de cada adolescente, não
sabe como tudo irá transcorrer, isto é muito interessante, por isso peça para o
Espírito Santo conduzir todo processo, Ele sempre pode dar um “toque” especial em
tudo que você fizer, basta convidá-lo.
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