Texto Áureo: “Mas,
ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do
que vos temos pregado, seja anátema”. Gl 1.8
Objetivos:
Mostrar
como surgiu uma batalha no plano doutrinário capaz de ameaçar o Evangelho da
graça;
Destacar
como Paulo e Barnabé atuaram como defensores do Evangelho.
Descrever
como a controvérsia foi resolvida e seus efeitos posteriores.
INTRODUÇÃO.
A
mensagem apologética é aquela que pretende defender um determinado ponto de
vista. Ela é tanto defensiva quanto preventiva no que concerne aos ensinamentos
doutrinários. Barnabé e Paulo mantinham
um status de líderes da Igreja em Antioquia quando a ameaça do ensino
judaizante chegou. Assim, eles prontamente procuraram defender a pura doutrina
cristã como até então haviam ensinado, com a finalidade de proteger os irmãos
no plano ideológico até que o problema fosse solucionado.
1. O EVANGELHO DA
GRAÇA AMEAÇADO INTERNAMENTE
O
evangelho da graça de Deus consiste em oferecer a salvação pela fé em Jesus,
por meio do arrependimento dos pecados (At 2.38; Ef 2.8). Havia em Antioquia
uma grande Igreja de judeus e gentios, dois seguimentos que provaram de uma
mesma graça. Todavia, estava entre eles um grupo de Jerusalém que não conseguia
entender a natureza da nova aliança em toda a sua amplitude e, por esse motivo,
um conflito foi gerado por falta dessa compreensão.
2. O CONTRASTE ENTRE
ISRAEL E O POVO GENTÍLICO
Deus
escolheu Israel para dar testemunho do Seu nome ao mundo. Era um povo distinto,
separado e único. Todas as nações ao redor de Israel estavam mergulhadas no
animismo, que é culto aos animais; no polidemonismo, culto a muitos demônios;
ou, no politeísmo, culto a muitos deuses.
No meio de um mundo totalmente perdido no paganismo, Israel estava sendo
levantada como testemunha do verdadeiro Deus.
3. OS DEFENSORES
REAGEM, O EVANGELHO DA GRAÇA TRIUNFA
Paulo
e Barnabé rechaçaram de pronto os ensinos dos que vinham de Jerusalém, pois
compreendiam que a salvação é pela fé e não por meio da observância de
ritualismos e tradições externas (At 15.14-19). Mesmo assim, a Igreja decidiu
enviar os apóstolos e presbíteros para Jerusalém, para que a questão fosse
resolvida a partir de lá para toda a cristandade dali, e florescesse em todo
lugar.
CONCLUSÃO
Os
gentios não conheciam o verdadeiro Deus e praticavam uma idolatria ridícula.
Essa era a fotografia da alienação espiritual dos gentios (Gl 4.8). A história,
para os gentios, não levava a parte alguma, porque não possuíam uma esperança
de salvação, não criam no Messias que viria como herói para consertar todas as
coisas, nem havia qualquer promessa de melhores dias no futuro. Até que,
finalmente, a graça os alcançou, quebrando todos os protocolos religiosos,
dando a eles os mesmos privilégios que os judeus possuíam. Aleluia!
GLOSSÁRIO
Ideológico: Tratado das idéias, conjunto articulado de idéias;
Cisma: Separação do corpo de uma igreja;
Rechaçar:
Recusar; oferecer resistência.
Fontes:
Bíblia
Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Revista:
BARNABÉ – Editora Betel - 4º
Trimestre 2011 – Lição 12.
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